Ciência e Tecnologia

Será que você é inteligente? O seu rosto tem a resposta

0

Um aprendizado que quase todos têm ao longo da vida é de não julgar um livro pela capa. É claro que a metáfora vale para todos os contextos, ou seja, uma pessoa também não deve ser julgada por sua aparência. Apesar disso, pesquisadores da República Tcheca sugerem que o QI de um indivíduo pode ser percebido apenas com base em seu visual. O estudo foi divulgado na publicação PLos One.

De acordo com os pesquisadores, a sugestão que as pessoas tendem a associar altos níveis de inteligência com atração física pode ter algum fundamento, apesar disso, a pesquisa não conseguiu aplicar o mesmo conceito para mulheres. Os resultados sugerem que certos traços de aparência exercem papel fundamental na determinação da inteligência de cada um.

Para investigar quais graus de inteligência podem ser determinados por meio de uma fotografia do rosto, 160 participantes – sendo 75 homens e 85 mulheres – que tiveram que analisar as imagens de 80 estudantes universitários, 40 de cada sexo. Cada estudante fotografado participou de um teste de inteligência anterior que utilizou várias ferramentas diferentes para calcular os tipos de inteligência dos participantes.

Procedimento

2

Os voluntários que estavam analisando cada uma das fotos classificava as imagens por inteligência ou por atração. Dos participantes, 43 mulheres e 42 homens julgavam as imagens com base em inteligência, enquanto 42 mulheres e 33 homens julgavam com base em atração física numa escala de 1 a 7, sendo 1 considerado o mais alto e 7 o mais baixo. Os pesquisadores, então, analisaram a média de pontuações que cada estudante recebeu.

As análises perceberam que tanto homens quanto mulheres foram capazes de analisar com precisão a inteligência de cada homem apenas por meio das fotos. Estudantes com QI mais elevado foram avaliados como mais inteligentes bem mais do que as mulheres que tinham QI mais elevado, de acordo com os testes.

Para ambos sexos, um rosto mais alongado com queixo fino e um nariz mais prolongado foram associados a estereótipos de QI mais alto. Por outro lado, rostos de formato ovais e mais largos, com queixos maiores e narizes pequenos foram associados a pessoas de menor inteligência.

Inteligência

3

Os pesquisadores por trás do estudo perceberam que dois fatores são associados com a inteligência percebida por meio dos rostos dos homens, a inteligência fluida e inteligência cristalizada. A inteligência fluida diz respeito à capacidade de resolução de problemas de forma instintiva e lógica. Por outro lado, a inteligência cristalizada mede a capacidade de resolver problemas de forma prática, por meio de estudos e experiências passadas.

Enquanto o estudo percebeu que essa análise é precisa para homens, no entanto, não foi percebida em mulheres. Os resultados não foram precisos em relação a isso, mas os pesquisadores especulam que pode ter ligação com desenvolvimento genético ou hormônios liberados durante a puberdade. Eles também suspeitam que isso pode ter um valor social, considerando que as mulheres são mais julgadas por conta de sua beleza ao invés de sua inteligência.

E aí, será que você tem os traços necessários para ser considerado inteligente pelas outras pessoas?

7 coisas que você podia comprar com 10 reais nos anos 90

Artigo anterior

7 frases que devemos parar de falar para acabar com o racismo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido