Curiosidades

Você lavou o cabelo errado a vida inteira

0

Lavar os cabelos basicamente é apenas mais um dos tantos hábitos de higiene que nós possuímos, mas diferentemente desses outros hábitos, a lavagem capilar realizada da maneira errada, pode não somente acabar com a saúde dos seus fios, mas também com a sua boa aparência.

Além disso, todos nós sabemos, que os cabelos são uma das partes do corpo feminino que mais requer cuidados, e que consequentemente chama atenção.

Até porque você pode ter acordado com a cara péssima, mas se o seu cabelo está em um daqueles dias de sorte e simplesmente acordou maravilhoso, é possível se sentir bem e com a auto estima lá em cima.

Pensando nisso, nós aqui da Fatos preparamos essa matéria, para te dizer que sim! Você provavelmente lavou e hidratou seu cabelo errado a vida inteira, o que consequentemente inibiu todo o potencial que as suas “medeichas” poderiam ter.

Você já percebeu que quando hidratamos os cabelos em casa e quando realizamos o processo em um salão o resultado é absurdamente diferente? Mas o que será que acontece, será que são apenas os produtos profissionais que geram toda essa discrepância? É claro que não!

Os produtos profissionais sem dúvida alguma proporcionam melhores resultados, mas como estes produtos são administrados e como os seus fios são tratados é que realmente causa toda essa diferença.

Mas qual é a maneira profissional e correta de lavar e hidratar os cabelos afinal?

Temperatura da água

04

O primeiro passo é se atentar a respeito da temperatura. Nós mulheres temos o péssimo costume de lavarmos nossos cabelos durante o banho, o que significa dizer que usamos uma água muito quente sobre os fios. Isso definitivamente está errado, visto que a água muito quente sobre a raiz tem a habilidade de ressecar ainda mais o comprimento e pontas, e aumentar a produção de gordura e óleo na raiz.

A temperatura ideal para iniciar a sua lavagem é a morna, que abre as cutículas dos fios e proporciona também mais brilho aos seus cabelos.

Aplicação do Shampoo

03

O primeiro produto a ser aplicado, é o shampoo que tem a função de limpar o couro cabeludo. A quantidade correta a ser utilizada é aquela que não passe do tamanho de uma moeda em suas mãos. Diferentemente do que muitos imaginam, uma quantidade maior de shampoo não irá aumentar a limpeza dos fios. Se o objetivo é fazer uma limpeza profunda, opte por um shampoo anti – resíduos, que deve ser utilizado apenas uma vez por semana ou quando haja a necessidade, para evitar o ressecamento.

Uma outra questão sobre a aplicação do shampoo que gera bastante dúvida é a respeito da quantidade de vezes que o produto deve ser aplicado, visto que muitas mulheres realizam 2 aplicações por lavagem. O shampoo pode sim ser usado duas vezes seguidas, porém isso só é indicado caso o seu cabelo seja muito oleoso e esteja bastante sujo, ou se você apesar de ter o cabelo ressecado, tenha o costume de lava-lo em uma baixa frequência.

Ou seja, quem lava o cabelo todos os dias, ou dia sim e dia não, deve evitar tal hábito, visto que o shampoo também pode ressecar o cabelo e deixa-lo com a aparência opaca.

Além disso uma última dica a respeito do shampoo, é não utilizar as unhas para lavar o couro cabeludo, e sim as pontas dos dedos, visto que as unhas podem transmitir fungos e bactérias ao seu couro cabeludo, além disso o ideal é jamais “esfregar” os cabelos, e sim massageá-los, não havendo a necessidade de massagear o shampoo pelo comprimento e pontas dos fios, mas apenas em sua raiz.

Máscara de hidratação

03

A máscara a ser utilizada deve ser a de sua escolha, confiança e necessidade. O ideal é fazer a lavagem com aplicação de máscara 2 vezes por semana. Além disso, é preciso ficar atento ao modo como você a utiliza, visto que jamais você deve levar a suas mãos diretamente ao pote, visto que os microrganismos que existem em nossas mãos podem ser depositados em sua máscara e acabar alterando o seu PH, o que significa que o produto pode perder as suas propriedades.

Para retirar a máscara do pote, utilize um pincel para cabelo que esteja limpo ou até mesmo uma colher. Após aplicar e massagear a máscara sobre o comprimento dos fios e pontas (e nunca na raiz, mesmo que seu cabelo seja super ressecado), você deve utilizar uma touca térmica ou até mesmo o papel alumínio para envolver toda a sua cabeça. Esse calorzinho que acontece nessa hora potencializa e muito os efeitos da hidratação.

É importante respeitar rigorosamente o tempo de espera indicado no produto que você está utilizando, porque diferente do que muitas mulheres imaginam, deixar a máscara mais tempo do que o indicado nos cabelos não irá aumentar ou melhorar o resultado, pelo contrário, pode deixar os fios pesados e opacos.

Condicionador

02

Muita gente não sabe, mas o condicionador não é substituído pela máscara de hidratação. A sua função é proteger, selar a cutícula e finalizar o processo de lavagem. Então o indicado é aplica-lo normalmente após a máscara para a finalização. Uma dica bastante interessante é nesse momento utilizar a água fria, (não fria demais), porém nada de morna!

A água fria também contribui para selar as cutículas do fio, garantindo que a hidratação ficará por mais tempo em seu cabelo e dando também muito mais brilho.

Enxágue

01

É importante que você garanta que durante o enxague todos os produtos foram removidos, não deixando nenhum excesso ou se quer vestígios. Uma última ressalva é se lembrar de dar uma secada nos fios com uma toalha antes de aplicar a máscara e o condicionar, pois dessa forma os produtos não serão diluídos. E como citamos anteriormente nesse último enxágue a água deve ser fria.

E então queridos leitores, conseguiram identificar quais eram os seus erros durante esse processo? Conta pra gente aqui em baixo, pelos comentários!

9 evidências de que você nasceu e vai morrer pobre

Artigo anterior

9 coisas que só os irmãos mais velhos vão entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido