Você sabe o quanto é inteligente? Faça o teste de QI e descubra

Ciência e Tecnologia | 29 de janeiro de 2015 por Jéssica Chiareli

qi k

Será possível medir a capacidade intelectual de alguém? Alguns cientistas acreditaram que sim e foi aí que surgiu o QI. A sigla QI significa Quociente de Inteligência e é uma medida obtida por meio de testes que buscam avaliar o nível de inteligência de uma pessoa, em comparação com outras pessoas da mesma idade.

O valor do QI médio é considerado como sendo 100, ou seja, quem tem um nível de inteligência “normal” geralmente consegue obter este valor ou um valor aproximado no teste. Os primeiros testes de inteligência que se têm notícia foram realizados na China, no século V. Mas eles só começaram a ser usados cientificamente quinze séculos depois.

O termo QI foi criado na Alemanha pelo psicólogo Willian Stern, em 1912, para medir a capacidade de crianças utilizando alguns métodos já criados por outros dois cientistas: Alfred Binet e Théodore Simon. Somente anos depois a técnica de avaliação foi adaptada para adultos. Hoje em dia, o teste de QI mais popular é o Standard Progressive Matrices (SPM), que em português significa Matrizes Progressivas de Raven. O SPM foi criado por John Carlyle Raven, nele são apresentadas algumas sequências de figuras que possuem um padrão lógico e a pessoa que realiza o teste precisa completá-las, de acordo com as alternativas.

Apesar do QI ter um valor médio estabelecido como 100, os cientistas consideram que existe um desvio padrão igual a 15. Isso significa que a inteligência média é medida com resultados de 85 a 115  pontos. A média do QI do brasileiros é igual a aproximadamente 87. De acordo com o teste, quem está abaixo dessa média pode ter algum tipo de problema de cognição, mas se o resultado estiver acima de 130, é um sinal de que a pessoa é superdotada. Apenas 2% da população mundial consegue alcançar valores tão altos no teste.

É importante lembrar que testes de QI  são imprecisos. Uma pesquisa da Universidade Western Ontario, publicada na revista Neuron há dois anos, apontou que o teste pode gerar resultados enganosos. Isso acontece porque existem vários tipos de inteligência, e cada uma delas está associada a diferentes regiões do cérebro. Adam Hampshire, um dos cientistas que realizaram o estudo afirmou que: “Uma pessoa pode ser forte em uma área, mas isso não significa que ela será forte em outra”.

De qualquer maneira, os testes de QI podem ser interessantes. Por isso a Fatos Desconhecidos preparou um deles para você. O teste possui 39 questões de múltipla escolha. Basta observar os desenhos de cada pergunta e usar a lógica para encontrar um padrão, a resposta considerada correta é a que apresenta o padrão apresentado pelas outras figuras. O tempo para responder às perguntas é de 40 minutos, mas quanto mais rápido você responder, melhor vai ser o resultado. Ao final, você vai saber de quanto é o seu QI. Mas lembre-se, para medir a capacidade intelectual com maior segurança é preciso fazer exames mais detalhados.

 Faça o teste de Q.I agora

Se o seu computador não estiver abrindo o teste você pode clicar aqui

PS: O teste só pode ser feito de um computador, não é possível abri-lo de celular.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários