Curiosidades

Você sabe o que é caviar? Veja o que é e quanto custa!

0

Zeca Pagodinho pergunta no trecho da música Caviar, o que é essa iguaria. E você, sabe o que é caviar? Já comeu ou ouvir falar? O caviar é encontrado dentro do ventre de peixes selvagens, que são considerados os peixes mais primitivos, o esturjão. Antigamente, as ovas só poderiam ser vindos do esturjão, que é uma espécie de peixe selvagem que habita os mares do Oriente. No mundo podem ser encontradas 27 espécies do peixe esturjão. Hoje em dia, muitos países já aceitam a iguaria vinda de ovas de peixes mais simples, como: salmão, tainha e outros.

Para o caviar ser considerado bom e de qualidade ele precisa ter uniformidade, tamanho, cor, firmeza, sabor, odor, brilho e consistência. Após todas essas características aprovadas, o caviar pode ter sal e ácido bórico adicionado em sua composição. O Beluga é o caviar mais tradicional e o mais caro também, que são provenientes de esturjões selvagens encontrados no mar Cáspio. Esse tipo possui pequenas bolinhas negras, bem redondinhas e brilhantes. Em 2011, o quilo chegou a R$ 47 mil. Também conhecido no mercado como Almas Golden Caviar, o caviar iraniano, tem as ovas na cor dourada que são retiradas dos esturjões beluga. E você paga U$S 25 mil para ter menos de um quilo. O diferencial é que essa embalagem feita em ouro puro.

 

31

Alguns tipos de caviar

O Alverta, ou American Caviar, são retirados de esturjões mais fáceis de serem encontrados, o branco. Ele é encontrado na Costa Norte da Califórnia.

Amur, é proveniente dos peixes kaluga, osetra e shasetra. A denominação Amur, vem por conta de onde os peixes são encontrados no rio Amur, na região norte da China.

Asetra, são os caviares que tem origem iraniana. Muitos conhecem pelo nome de Ossetra.

Feitos de ovas de tainha, Butarga, que possuem uma massa seca e de cor laranja. E é uma herança dos fenícios. Esse tipo já é produzido no Brasil.

A versão grega do butarga, o Avgotaracho, utiliza a tainha e espécies como cavala e salmonete.

De cor castanho escuro e com bolinhas maiores, Baerii, ou caviar d’Aquitaine, é de origem francesa é produzido nas bacias de Bordeaux.

O caviar de mosco, ou Ahuatle, tem a forma e aparência muito parecida com o caviar. Porém, ele não é proveniente de peixes, mas sim de ovos de mosquitos que são depositados nas superfícies líquidas de certos charcos.

O Caviar des Pauvres, ou caviar dos pobres, possui realmente um valor muito baixo. É uma pasta de berinjela com sementes que lembram um caviar ao creme.

Harako, é o nome dado pelos japoneses as ovas de peixes. Nos quais são utilizados as ovas de salmão, arenque, salmonete, peixe-voador e bacalhau.

Parecido com o pacu, Lumpfish é o peixe típico do Atlântico Norte. O peixe possui ovas salgadas, que são tingidas nas cores preta ou vermelha. De grãos menores que o tradicional, podem ter quase um gosto açucarado.

As 10 leis mais estranhas do mundo

Artigo anterior

Os 8 artistas que mais venderam discos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido