icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 alimentos mais nutritivos do mundo

POR Erik Ely EM Curiosidades 19/05/20 às 10h15

capa do post 10 alimentos mais nutritivos do mundo

Como estamos ficando mais em casa, consequentemente estamos prestando mais atenção às nossas dietas e como os alimentos que ingerimos podem apoiar nossa saúde. E claro, dentro de uma alimentação saudável, podemos sempre dar uma "escapadinha". Contudo, como uma forma de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, separamos os alimentos mais nutritivos do mundo.

Imagine a comida ideal e perfeita. Uma que contenha todos os nutrientes necessários para atender, mas não exceder nossas demandas diárias de nutrientes. Ficando apenas na imaginação, esse alimento não existe. Ao invés disso, podemos conferir alguns dos alimentos que possuem uma "pontuação" mais saudável. Essa lista é resultado de um estudo que juntou mais de 1.000 alimentos, e ao final da pesquisa, selecionou 10 desses alimentos.

1 - Lutjanidae (100 kcal a cada 100g)

Dentro dessa família de peixes, o pargo é o mais conhecido e mais fácil de ser encontrado. Contudo, é preciso tomar cuidado, pois apesar de nutritivo, ele pode transportar toxinas perigosas. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 69.

2 - Beterraba (22 kcal a cada 100g)

As folhas vegetais de beterraba possuem alto teor de cálcio, ferro, vitaminas do grupo K e B, principalmente riboflavina. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 70.

3 - Carne de porco (632 kcal a cada 100g)

Se preparado da forma correta, a carne de porco pode se mostrar uma boa fonte de vitaminas do complexo B e também de minerais. Além disso, a gordura de porco é mais insaturada e saudável do que a gordura de outros animais. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 73.

4 - Chard (19 kcal a cada 100g)

Essa é uma fonte alimentar bastante rara de betalaínas, que também pode ser encontrada em beterrabas. Contudo, fitoquímicos acreditam que o vegetal tenha propriedades antioxidantes e outras propriedades de saúde. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 78.

5 - Semente de abóbora (559 kcal a cada 100g)

Dentre todo o reino vegetal, essa é uma das maiores fonte de ferro e manganês. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 84.

6 - Semente de chia (486 kcal a cada 100g)

Essas pequenas sementes escuras contêm grandes quantidades de fibras, proteínas e ácio a-linolênico. Além de ainda serem ricas em ácido fenólico e vitaminas. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 85.

7 - Pleuronectiformes (70 kcal a cada 100g)

Os peixes pertencentes aos pleuronectiformes são únicos e como exemplo, podemos citar o linguado e a solha. Além disso, também são uma boa fonte de nutrientes como a vitamina B1. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 88.

8 - Sebastes (79 kcal a cada 100g)

O Sebastes é uma espécie de peixe que reside no Oceano Atlântico. Assim, ele é rico em proteínas e possui baixo teor de gorduras saturadas. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 89.

9 - Chirimoia (75 kcal a cada 100g)

Essa é uma fruta carnuda e bastante doce. Portanto, é rica em açúcar e vitaminas A, C, B1, B2 e potássio. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 96.

10 - Amêndoas (579 kcal a cada 100g)

Um alimento rico em ácidos graxos monoinsaturados. Além disso, promove a saúde cardiovascular e pode ajudar com o diabetes. Dessa forma, de acordo com pesquisadores, possui pontuação nutricional de 97.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest