Com a quantidade de coisas que aparecem nos feeds das pessoas, nem todo mundo tem o cuidado de checar a veracidade da informação ou a credibilidade de uma fonte antes de compartilhar uma informação. O problema é que, na maioria das vezes, as histórias mais absurdas tomam status de verdades pela quantidade de compartilhamentos. Mais e mais pessoas passam as histórias pra frente e, em alguns casos, os boatos tomam proporções exorbitantes.

No ano passado a galera até ressuscitou uma série de boatos que já viraram até meme, porque são propagados desde o Orkut. Mas tivemos outras situações que fomentaram muitos rumores, já que eram embasadas em coisas que estavam acontecendo no nosso país naquele momento. Metade dos boatos eram sobre política.

Do confisco da poupança ao exército marchando para ocupar Brasília. Confira 10 boatos que foram muito compartilhados no ano passado e quase todo mundo acreditou.

1- O confisco das poupanças

veja_23052014

Parece o início dos anos 90, mas foi no ano passado mesmo. O Ministério da Fazenda desmentiu os rumores de confisco da poupança e de outras aplicações financeiras que haviam se espalhado no início do ano passado. Na ocasião o Ministério da Justiça inclusive determinou à Polícia Federal que investigasse a origem dos boatos.

2- Exército marchando para Brasília

258

Não é 1964, mas bem que muita gente queria que fosse. Você deve ter recebido por WhatssApp mesmo um áudio noticiando o movimento das tropas do Exército marchando para Brasília para tomarem o poder. Bem, eles não chegaram até hoje.

Publicidade
continue a leitura

3- Implantação de chips

Lembra da lenda sobre sobre a implantação de chips de identificação nos brasileiros? Esse rumor começou quando estavam discutindo a adoção de um único documento que traria todas as informações das nossas certidões de nascimento, CNH's, RG's e CPF's, enfim, todos os documentos em um só.

4- Jean Wyllys queria retirar trechos da Bíblia

jean-600x450

Essa é outra notícia que surgiu em páginas de notícias fictícias e foi amplamente compartilhada. O Congresso Nacional não tem poder para modificar matérias que não sejam leis, portarias, códigos de autarquias públicas, enfim, nada que não seja matéria legislativa.

5- Tirirca poderia assumir a presidência

presidentetitirica

Publicidade
continue a leitura

Outra falácia muito compartilhada foi a do Tiririca na linha sucessão presidencial. A linha de sucessão prevista no artigo 80 da Constituição Federal, no caso de impeachment da Presidente e do Vice, seriam chamados ao exercício do cargo o Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.

6- Neymar fumando

duble-neymar-640x480-reproducao-gazzetta-dello-sport

A galera ficou em polvorosa quando circularam na internet fotos de Neymar fumando. O espanhol Nicolau Pamies, que atua como dublê de Neymar, publicou uma mensagem para esclarecer que era ele nas fotos. As fotos eram de 2013 e circularam em 2015.

7- Tonico Pereira numa hard party

orgia_drogas_globo

Viralizaram também fotos onde o ator Tonico Pereira aparece com três mulheres consumindo bebidas alcoólicas e cocaína. O ator explicou que as fotos eram da gravação de um clipe do cantor Marcelo Yuka, e que ele iria pesquisar a origem do vazamento para tomar providências na esfera judicial.

8- Vacinas contra rubéola causa de microcefalia

download

Publicidade
continue a leitura

Um dos boatos difundido sobre microcefalia foi o de que um lote vencido de vacina contra rubéola que teria sido aplicado em gestantes no Nordeste. Mas o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações explicou que a vacina nunca é usada na gravidez.

9- Pílula que ativa 100% do cérebro

brain1

Você deve ter clicado no anúncio do Facebook que oferecia um remédio que ativaria 100% do cérebro. Uma solução e tanto, já que você ouviu a vida inteira, inclusive na música do Raul Seixas, que nós só usamos 10% da capacidade cerebral. As duas informações são falsas. Usamos todo o cérebro para múltiplas tarefas e o tempo todo. E ainda que esse remédio aumentasse o desempenho cognitivo, qualquer estimulante tarja vermelha teria o mesmo efeito. Procure seu médico.

10- Fraude na Mega Sena

mega_sena_resultado_4_-4041046

A Caixa Econômica Federal foi acusada de manipular o resultado dos sorteios colocando bolinhas mais leves e determinando assim quais números seriam sorteados. Mas desde o tempo do Orkut circula essa história de que a PF estaria investigando o peso das bolinhas. De fato, em 2015, a polícia investigou fraudes que aconteceram de bilhetes premiados, mas nada relacionado a sorteios.

Publicado em: 17/03/16 22h58