• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 curiosidades horríveis que vão te deixar com muito medo do mar

POR Júlia Marreto    EM Mundo Animal      22/07/16 às 19h43

Qual o melhor lugar para se passar férias? Alguns podem dizer praia e, são justamente esses que devem prestar mais atenção ainda nessa matéria. Quando se trata de terra firme, já estamos acostumados com aquilo que podemos, ou não, lidar.

Temos uma ideia de até onde podemos chegar, com o que podemos mexer e o que é melhor deixar quieto. Se você se considera uma pessoa super entendida de oceanos, talvez possa nos ajudar com o conteúdo dessa matéria. Leia com atenção e depois faça suas observações.

Agora, se você é daqueles que prefere ir para o mar apenas para nadar e ter um dia relaxante, talvez seja bastante interessante ler os itens abaixo, pelo menos, a título de informação. É claro que não estamos aqui para criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Sendo assim, o conteúdo dessa matéria está destinado àqueles que se identificarem. Pensando no quanto os oceanos são lugares misteriosamente fascinantes, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 10 curiosidades horríveis que vão te deixar com muito medo do mar. Confira:

1 - Está vivo

01

Quando em terra, você pode não dar muita atenção para o fato de que tudo o que tudo o que passa por você está vivo, uma árvore, a grama, um arbusto, uma formiga... A razão para isso é porque temos a ideia de que os seres humanos vivem em terra firme a tanto tempo que já sabemos separar aquilo que nos representa perigo e aquilo que não. Quando se está no oceano, absolutamente tudo está vivo. Os recifes de corais, as rochas, as conchas que você pisa, e só porque algo parece um molusco, não quer dizer que não vai te morder como um tubarão. Além disso, o fundo do oceano é tão vivo quanto qualquer recife, e como a maioria das criaturas vivas, precisam comer para sobreviver.

2 - Usa disfarces

02

O oceano está cheio de predadores que não aparentam ser. Por exemplo o Stonefish (ou, peixe-pedra), é um ser escultural que se disfarça de pedra, mas não é tão duro quanto. Na realidade se trata do peixe mais venenoso de todo o planeta. Sua picada pode ser fatal ou, pelo menos, te deixar paralítico e, com certeza, você nem vai saber o que te atingiu até três horas depois.

3 - Buraco negro oceânico

03

Você sabe o que acontece com algo quando "cai" em um buraco negro, certo? Pois bem, no oceano a probabilidade do mesmo acontecer é muito grande. Qualquer coisa que caia no oceano você pode dar adeus, chaves, óculos, submarinos, aviões, cidades e, claro, pessoas.

Não que isso aconteça com muitas pessoas, certo? Errado! Muitas pessoas desaparecem no mar, pelos mais variados motivos, inclusive existe uma associação inteira dedicada apenas a esse "fenômeno". É a chamada International Cruise Victims Association (Associação Internacional de Vítimas de Cruzeiros).

Eles afirmam que, pelo menos, 165 pessoas supostamente "desapareceram" nos oceanos ao longo dos últimos 20 anos. Antes da criação dessa associação, vários navios desapareciam anualmente sem deixar qualquer rastro e, o mais desconcertante, foram os casos de passageiros que, aparentemente, foram lançados ao mar sem qualquer razão conhecida.

4 - Você nada com a morte

04

Você pode contar aquilo que falta, ou aquilo que sobra. O fundo do mar está repleto de cadáveres. É, literalmente, um cemitério. Todo ele! Espantosamente, o oceano contém mais restos humanos do que todos os museus da Terra juntos.

Durante uma escavação perto da Península de Yucatán, os cientistas descobriram 10 esqueletos de mais de 500 anos de idade e, ninguém achou tão surpreendente assim, por ser algum "normal" dentro da comunidade oceanográfica.

Cemitérios submarinos são ainda mais assustadores do que os sons. Os restos de esqueletos atraem catadores de alimentos no fundo do mar, as carcaças servem como depósitos de ovos, para várias espécies. É um lugar escuro no qual os vivos se alimentam dos mortos.

5 - Gigantes canibais

05

As lulas são animais assustadores, para começar são carnívoros que possem tentáculos gigantes. Como sabemos, são iguarias asiáticas muito apreciadas no mundo todo, são tão apetitosos que, até mesmo, comem uns aos outros. A lula gigante é bastante evasiva, tanto que, até há uns 10 anos atrás, se pensava que não passava de um personagem fictício, decorrente da imaginação humana ou uma espécie que já estava extinta. A primeira lula gigante foi encontrada no Japão, em 2004. Mas não se preocupe, carcaças dessas belas espécies foram encontradas pelos oceanos ao redor de todo o mundo. Por isso, é seguro dizer que existe pelo menos um exemplar em cada oceano.

6 - "Cardumes" de infecções

06

Você consegue imaginar quantas bactérias causadoras de infecções nadam aos seu redor quando está no mar? Não se preocupe, nem os cientistas sabem, se é que essa é uma notícia reconfortante. Mas, o que eles já sabem é que você pode pegar alguma dessas doenças, apenas nadando no mar: MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina), hepatite, legionelose, esquistossomose (infecções causadas por vermes), entre outras. Enquanto as bactérias por si só são suficientes para fazer você querer sair correndo para a areia o mais rápido possível, a causa dessas bactérias talvez façam você nunca mais querer voltar ao mar. O que são? Dejetos humanos, desde agulhas infectadas até derramamentos de petróleo.

7 - Sentiu o cheiro? São 8 milhões de toneladas de lixo

07

Imagine o seguinte: você está fazendo seu trajeto para a praia de carro. As janelas estão abaixadas, grãos de areia estão espalhados pela calçada. Um sinal na beira da estrada de que você está bem próximo ao seu destino. Mas isso, você já sabia, pelo cheiro! A água salgada, o aroma de açúcar, mas também um cheirinho azedo, bem ao fundo. Claro que, como muitos frequentadores de praias, você ignora esse cheiro persistente e direciona sua atenção para o delicioso perfume. No entanto esse "cheirinho" azedo ao fundo está lá, e é lixo. São toneladas de lixo.

8 - Criaturas "míticas" são, por vezes, verdadeiras

08

Antigos mapas estão repletos de advertências sobre criaturas que, supostamente, habitam o oceano e, escavações recentes parecem apoiar as teorias de que muitos "contos" antigos não são tão absurdos assim. A lula gigante, que citamos no item 5 é um ótimo exemplo disso. É aquela história, não é porque não podemos ver que não existe.

9 - Shorthorn Fangtooth é real

09

os tubarões são muito assustadores mas, pelo menos, você pode vê-los. O peixe ShorthornFangtooh, por outro lado, tem a metade do tamanho do Peixe-Ogro comum, ou seja, mede apenas nove centímetros de comprimento, sendo que a maior parte do seu corpo são dentes. Essas criaturas são como dráculas do mar, praticamente inabaláveis. Seus corpos minúsculos são constituídos para suportar cerca de 500 vezes mais pressão de água do que o ser humano. Você nunca o verá chegar.

10 - O oceano pode te esmagar até a morte

10

Ao contrário do nosso amigo dentuço do item anterior, você pode sim ser esmagado pelo oceano. Alguma vez você já imaginou como seria morrer esmagado? Que nem uma lata de refrigerante? Qual será o sentimento de ser espremido e esvaziado? Quem quer saber? Provavelmente, ninguém. Mas é bem isso que pode acontecer quando você vai mergulhar no oceano. Quanto mais você desce, mais a pressão aumenta. Se você consegue imaginar o que seria morrer sendo esmagado por mais ou menos uns 50 jatos jumbo, então tem uma boa ideia de como é morrer no fundo do oceano.

Talvez depois dessa matéria você vá querer pensar duas, três, quatro, vezes antes de entrar no mar de novo. Mas não se preocupe, esses são apenas alguns apontamentos sobre as centenas de "coisas" que acontecem no oceano. De acordo com a NASA, os níveis de água do mar estão subindo em um ritmo alarmante.

A fim de se preparar para o que parece ser um desastre inevitável, os cientistas estão se preparando com todos os dados possíveis. São mais ou menos 23 anos de documentos. Para você ter uma ideia, os cientistas estão estudando o câncer há mais de 40 anos.

Bem, se você não tem mais coragem de entrar no mar, não se preocupe, talvez ele chegue até você antes. De qualquer maneira, não custa nada nos prevenirmos de algumas situações. Fazendo aquilo que está ao nosso alcance. Então pessoal, gostaram da matéria? Gostariam de fazer algum apontamento? Adicionar mais algum item na lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+