A Primeira Guerra Mundial começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. Na guerra, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história. A guerra teve um grande marco no mundo e deixou várias histórias curiosas que as pessoas adoram ouvir.
Para você que gosta de curiosidades sobre guerras. nós fizemos uma pesquisa vasta pela internet e tentamos selecionar as curiosidades mais insanas de bizarras sobre a Primeira Guerra Mundial, e existem algumas dela que vão deixar vocês impressionados. Então, confira agora a nossa lista com 10 curiosidades insanas e sangrentas sobre a Primeira Guerra Mundial, veja:
1 – Soldados britânicos não usavam capacetes
Quando a guerra começou, os soldados britânicos entraram em combate com apenas um boné de pano para proteção. Felizmente, os capacetes de aço foram introduzidos em 1915. O exército alemão não gostou muito da ideia porque os capacetes eram desconfortáveis, mas sabiam que tinham de usar para protegê-los.
2 – Ferimentos faciais
Muitas pessoas sofreram ferimentos faciais na primeira guerra mundial e como os médicos ainda não eram especialistas em cirurgia plástica, alguns artistas começaram a criar máscaras de cobre para ocultar as lesões. As máscaras foram feitas e pintadas para combinar com o tom de pele de cada soldado e faziam até cílios com metal enrolado.
3 – Zeppelins
Aviões ainda eram muito novos no ao de 1914 e por isso, os alemães faziam os bombardeios em Londres usando os famosos Zeppelin. Os canhões britânicos tentaram derrubá-los, mas as balas não causavam nenhum dano. Em 1917, novas balas foram inventadas e conseguiram causar uma explosão usando o gás do Zeppelin, e eles não foram mais problemas para os britânicos.
4 – Americanos e afro-americanos serviram a guerra
Apesar do fato de que os afro-americanos não teriam conseguido a cidadania nos Estados Unidos até 1924, cerca de 13.000 nativos americanos lutaram na guerra, cerca de 200.000 afro-americanos também serviram, mas penas 11% em combate e em divisões separadas.
5 – Uma explosão no campo da França foi escutado em Londres
Quando a guerra se alastrou, estava acontecendo algo diferente em baixo da terra. Um grupo de mineiros, operando em total sigilo, cavaram vários túneis para plantar bombas e detonar em baixo do inimigo. Grande parte da linha de frente da Alemanha foi destruída e as explosões foram ouvidas 140 milhas de distância pelo primeiro-ministro britânico em Downing St.
6 – As mulheres ficaram com a pele amarela
Enquanto os homens iam para a guerra, mais de um milhão de mulheres tomaram a frente no mercado de trabalho. Elas trabalhavam longas horas, em condições precárias e com produtos químicos perigosos. As chamadas “canárias” eram as mulheres que trabalhavam com TNT, que causava ictéria tóxicas e deixavam a pele das mulheres amarela.
7 – O pombo Cher Ami
Em 1918, um pombo chamado Cher Ami, um dos cerca de 100.000 pombos-correio usados durante a guerra, conseguiu salvar 500 soldados americanos. Apesar de ter sido baleado por soldados alemães, o pombo conseguiu entregar a mensagem aos soldados que tinham sido contados por trás das linhas inimigas. Ele perdeu um olho e uma perna, mas os médicos do exército americano salvaram a vida dele e ainda fizeram uma perna de madeira.
8 – Máscaras para gás
Não existia máscaras eficazes contra gases tóxicos no início da guerra. A única proteção dos soldados contra ataques com gás eram um pano, muitas vezes trapos velhos, como uma meia velha, molhados em sua própria urina.
9 – Escassez de alimentos
Devido a escassez de alimentos, os britânicos foram proibidos de jogar arroz nos casamentos e alimentar os pombos. Eles também foram proibidos de falar ao telefone e uma língua estrangeira, a comprar binóculos e chamar um táxi à noite.
10 – O soldado britânico mais novo
Sidney Lewis tinha apenas 12 anos quando mentiu sobre sua idade e se juntou ao exército durante a Primeira Guerra Mundial. Ele foi um dos milhares de meninos menores de idade que se alistaram e acabaram lutando ao lado de adultos. Alguns eram motivados pelo patriotismo e outros eram como se fosse uma fuga de suas vidas pobres e tristes.
E aí amigos, sabem de mais alguma curiosidade da Primeira Guerra Mundial? Comentem aqui pra gente!