CuriosidadesHistória

10 eventos intrigantes que aconteceram durante a Idade Média

0

Ouvimos sempre em aulas de História que é necessário estudar o passado para compreender o presente e ter um futuro melhor, e isso é a mais pura verdade. Quando olhamos para épocas passadas podemos ver o que aconteceu de errado e temos a possibilidade de tentar fazer com que aquilo não se repita.

A Idade Média, por exemplo, foi o período entre os séculos V e XV que se iniciou com a queda do Império Romano do Ocidente e terminou com a transição para a Idade Moderna. Esse intervalo de tempo é o intermediário na divisão clássica da história ocidental. E normalmente é dividida entre baixa e alta Idade Média. A vida pode não ter sido das mais fáceis nesse período de tempo. Nessa lista vamos ver algumas coisas que aconteceram nesse período de tempo.

1 – Peste

A peste foi um dos grandes acontecimentos da Idade Média e ela de uma maneira não muito convencional resolveu o problema de superpopulação na Europa no século XIV. As pessoas que sobreviveram viram os salários aumentarem, os aluguéis diminuírem, a riqueza ser distribuída de maneira mais uniforme e uma expectativa de vida maior, além de uma melhora na dieta da população em geral.

2 – Sono

Na Idade Média o sono das pessoas era regulado e se tinham dois grandes cochilos. Normalmente se dormia durante 4 ou 5 horas, depois ficava-se de pé por 2 horas e voltava-se a dormir por mais 3 ou 4 horas. Esse esquema era feito para ter um cuidado com o fogo para que todos ficassem sempre aquecidos.

3 – Papa

Papas normalmente são figuras que representam o bem, mas existiram alguns bem cruéis. Em 1334, o Papa Bento XII foi eleito totalmente por acidente. Na votação, normalmente, os cardeais votam em alguém aleatório para ver como os outros membros estão se comportando com relação a quem votar. Mas essa técnica deu errado na Idade Média e elegeu um papa que ninguém esperava.

4 – Judeus

A comunidade judaica tinha um risco de infecção menor do que o resto da população durante o período da peste. Isso porque vários de seus rituais promoviam uma melhor saúde do que o resto da população tinha, dando a eles uma imunidade melhor. Por sua higiene melhor e menos propensão à peste os judeus foram acusados de tê-la causado.

5 – Arco e flecha

Os arcos ingleses conseguiam atirar uma flecha a mais de 300 metros, mas exigia-se uma força muito grande dos arqueiros. Quando eles morriam, podiam ser identificados por seu esqueleto, já que seus braços esquerdos eram ampliados.

6 – Terra

Durante a Idade Média, muito se pensa, que as pessoas acreditavam piamente que a Terra era plana, mas isso é um equívoco. As pessoas na verdade tiveram uma aceitação ampla em acreditar que nosso planeta era esférico.

7 – Cura

A peste realmente marcou a Idade Média e na busca por meios de curá-la uma das coisas que se espalhou foi o hábito de peidar em um pote e cheirá-lo.

8 – Experimento

O rei Jaime IV, no século XV, fez um experimento para saber o que seria a linguagem humana natural. Ele enviou uma mulher muda e duas crianças para uma ilha deserta para conseguir fazer seu experimento.

9 – Grafite

No século IX d.C, dois vikings grafitaram seus nomes nas ruas da Hagia Sophia. Desde a época de Bizâncio esses grafites sobreviveram e, agora na atual Istambul, são visíveis.

10 – Santo

Saint Arnold de Soissons é o santo da cerveja que salvou muitas pessoas fazendo com que elas bebessem cerveja ao invés de água. Ele achava que era a água suja que estava espalhando a peste. E a verdade é que a ebulição da cerveja realmente ajudava, conseguindo matar os patógenos.

8 descobertas da NASA que mudaram sua vida

Artigo anterior

7 cidades mais caras para se viver no mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido