Entretenimento

10 famosos que já foram acusados de plágio

0

Convenhamos que saber quem é realmente o descobridor ou autor de qualquer coisa, é muito difícil. Em um mundo tão grande, com tantas pessoas e tudo acontecendo ao mesmo tempo, não há bem um controle, de quem fez primeiro o que. Hoje, existe registros formais desse tipo de coisa, mas isso nem é uma garantia de que a obra pertence mesmo a quem a proclamou. Pode ser apenas que a pessoa tenha sido mais esperta que o verdadeiro detentor da criação.

Nesse contexto, temos o plágio. Basicamente, é o ato de assinar ou apresentar uma obra de qualquer natureza, contendo partes de uma outra obra. Essa pertencente a outra pessoa e que não permitiu o uso. Acusações de plágio são tão antigas quanto a própria arte e definitivamente nenhum empreendimento artístico está imune a pessoas que tomam a ideia para si.

Na indústria da música, essa é uma questão que gera muita polêmica. Às vezes, algumas músicas se parecem acidentalmente com outras. Até porque, vários hits conhecidos usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas. E fizeram isso sem dar os devidos créditos. Então, por causa disso, vários artistas pararam nos tribunais com acusações de plágio. Mostramos alguns casos.

1 – Beyoncé – “Countdown”

Queen B já foi acusada várias vezes de plágio, por diferentes músicas. Nesse caso, foi dito que Beyoncé teria copiado a coreografia de Anne Teresa De Keersmaeker, para fazer o clipe dessa música.

2 – Beyoncé – “Baby Boy”

Essa é uma música bem conhecida de Beyoncé e também não escapou das acusações de plágio. A cantora Jennifer Armour disse que Queen B copiou sua música “Got a little bit of love for you”.

3 – Beyoncé – “XO”

As acusações de plágio podem ser feitas nos mais variados âmbitos. Nesse caso, o cantor Ahmad Javon Lane, que já trabalhou com Beyoncé, acusou a diva de ter copiado sua música “XOXO”. A acusação veio depois de Beyoncé lançar seu hit “XO”.

4 – Beyoncé e Jay Z – “Drunk in love”

Em 2014, a cantora húngara Mitsou processou o casal Carter. Ela disse que os dois teriam plagiado os vocais da música dela chamada “Bajba, Bajba Pelem”. O caso chegou a ir até os tribunais. Mas Mitsou perdeu.

5 – Beyoncé – “Formation World Tour”

Não são somente as músicas que sofrem acusações de plágio. Nessa turnê, Alexander Ekman acusou Beyoncé. Ele disse que a cantora copiou uma das suas coreografias para a música “Freedom”, que fazia parte dessa turnê.

6 – Beyoncé – “Lemonade”

Em 2016, Beyoncé lançou o seu álbum visual Lemonade. E o cineasta Matthew Fulks acusou ela de ter copiado elementos de um dos seus filmes, para fazer um clipe de Lemonade.

7 – Led Zeppelin – “Stairway to Heaven”

A banda foi acusada, em 2014, de ter copiado um riff da introdução de “Taurus”. Uma música que a banda Spirit compôs, em 1968. Esse riff é usado na introdução de “Stairway to Heaven”. O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, disse que as acusações eram ridículas.

E em 2016, o tribunal de apelações de São Francisco deu o veredito ao caso. Foi concluído que o Led Zeppelin não tinha copiado o trecho da música do grupo Spirit.

8 – The Weekend e Kendrick Lamar – “Pray for me”

Os dois foram acusados de plagiar a música “Pray for me”. Música da trilha sonora do filme Pantera Negra. A banda de rock experimental do Brooklyn, Yeasayer, disse que a dupla tinha copiado a música deles, chamada “Sunrise”, que tinham escrito em 2007.

9 – Shakira – “La Bicicleta”

O caso aconteceu com Shakira recentemente. No dia 27 de março de 2019, ela foi ao tribunal em Madri. Lá, respondeu as acusações de plágio do hit “La Bicicleta”.

Ela e seu parceiro musical, Carlos Vives, negaram as acusações. Estavam sendo acusados de terem plagiado a letra, ritmo e melodia a música “Yo te quiero tanto”, do produtor e cantor cubano Livian Rafael Castellanos.

10 – Ariana Grande – “7 rings”

Em 2019, o compositor Josh Stone processou a cantora. Ele acusou Ariana de plágio pela letra e melodia de “7 rings”. Segundo ele, Ariana teria plagiado a sua música chamada “You need it, I got it”.

O que é o monolito misterioso que apareceu nos Estados Unidos?

Matéria anterior

Rapunzel japonesa, a mulher que não corta o cabelo há 15 anos

Próxima matéria

Você pode gostar