CuriosidadesEntretenimento

10 fatos que te mostrarão quanto a União Soviética era bizarra

0

O que você sabe sobre o maior fracasso da história do comunismo? Estamos começando com essa abordagem, porque é isso que os livros de história contam, não? Na verdade, eles nem enfatizam a questão da motivação da Guerra Fria. Ou as crianças não entendem direito, não sabemos. Mas o fato é que hoje você vai conhecer histórias sobre a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que mostram o quanto o sistema era bizarro.

Aqui na Fatos você já leu sobre o que restou da história, estruturas e equipamentos usados pelos soviéticos, os sistemas de armas impressionantes criados por eles e ainda outras informações que um dia foram segredos do Estado Soviético. Agora conhecerá curiosidades intrigantes e impactantes. Confira:

1 – Ocultavam notícias

maxresdefault

Assim como em qualquer ditadura, os mediadores do regime comunista na União Soviética selecionavam o seria publicado pelas mídias nacionais. Eles focavam na cobertura de acontecimentos internacionais e, para saber do estado real de sua política, os russos procuravam notícias sobre a União Soviética com amigos de outros países.

2- Escassez de alimentos

article-1038774-0213677A00000578-562_468x286

No início da década de 1930, uma série de decisões políticas desastrosas levaram a uma crise que matou de fome milhões de pessoas. Durante o cerco de Leningrad, na Segunda Guerra Mundial, 9 cientistas soviéticos morreram de fome protegendo o maior banco de sementes do mundo. Eles se recusaram a comer porque, em sua concepção, as sementes eram o futuro do país.

3- Metal ruim

28_PHG_mun_moldavia

Durante a Guerra Fria, os soldados da União Soviética eram capazes de reconhecer um passaporte soviético falso por conta dos grampos no documento. O metal que eles usavam tinha tão baixa qualidade, que os passaportes verdadeiros trariam grampos enferrujados e corroídos.

4- Parceria na corrida espacial

Bumper8_launch-GPN-2000-000613

Inicialmente, os soviéticos e os americanos estavam em acordo para realizar uma visita ao espaço em parceria. Mas com a morte do Presidente Kennedy os soviéticos desistiram, pois não confiavam no vice-presidente americano Johnson.

5- Marechal “Coca-Cólatra”

coca-cola-branca-2

Um marechal soviético encomendou uma Coca-cola incolor, translúcida ao ponto de se parecer com vodka. Ele tinha vergonha de ser visto bebendo Coca-Cola em público, mas adorava o sabor do refrigerante.

6- Tetris

tetris

O criador do jogo de vídeo game mais popular no mundo até 1996 era soviético. Alexey Pajitnov era funcionário do governo e criou o Tetris em 1984. Mas ele não recebeu quaisquer royalties, já que o direito de propriedade foi para o seu empregador.

7- Pelotão de bruxas

Manu Brabo 2-thumb-800x533-118896

Um pelotão soviético composto exclusivamente por mulheres realizou um bombardeio contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Para o sucesso da missão, elas neutralizaram o barulho dos arcaicos e barulhentos aviões e jogaram as bombas sobre os inimigos sem que eles esperassem. Os alemães deram o nome de “Noite das Bruxas” a esse episódio.

8- O palácio do Comunismo

palace-of-soviets_5

Stalin quis construir um monumento ao comunismo em 1931. Ele derrubou a maior catedral cristã ortodoxa do mundo, que ficava na União Soviética e tinha 335 pés de altura, e pediu um projeto para construir uma estrutura maior que a do Empire State. Stalin ainda queria que esta estrutura trouxesse ainda uma estátua dele dourada, que fosse maior que a Estátua da Liberdade. Só a primeira parte do plano aconteceu. A catedral cristã ortodoxa foi dinamitada, mas o monumento ao comunismo nunca saiu do papel.

9- Chernobyl

chernobyl-cover-1320x660

Depois de três dias da explosão de um reator nuclear em Chernobyl, a radição fez disparar alarmes em uma usina nuclear na Suécia – cerca de 1000 km de distância. Só assim os soviéticos admitiram que havia acontecido uma tragédia.

10- Fizeram a primeira versão de “O Hobbit”

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6m0l3Yr1B50

Em 1985, os soviéticos fizeram o filme “A Jornada do Sr. Blbo Bolseiro, O Hobbit”. Trata-se da primeira versão de “O Hobbit”. O filme está disponível completo no YouTube. Assite aí e conta pra gente se ficou bom. Conhece outros fatos que mostram as loucuras dos russos no regime comunista? Compartilhe com a galera nos comentários!

5 situações que só as pessoas feias vão conseguir entender

Artigo anterior

8 coisas que só quem odeia o Big Brother vai entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido