Curiosidades

10 formas de manter seu cérebro jovem e saudável

0

cérebro é, sem dúvidas, um dos órgãos mais importantes, complexos e incríveis do corpo humano. Ele é o responsável por tudo que fazemos. Pela forma com que percebemos o que está em nossa volta, por guardar informações, por desenvolver sentimentos, enfim, são inúmeras suas funções. É tão verdade que, se alguma coisa estiver errada, por menor que seja, podemos ter grandes problemas.

Esse órgão pesa cerca de 1,4 quilos, mede 14 centímetros de largura, 13 de altura e representa apenas 2% do peso corporal. Mesmo sendo tão pequeno, contêm todas as informações de nossas vidas, escondendo os maiores mistérios.

Ademais da importância, o cérebro vai sofrendo mudanças conforme a idade das pessoas. Por conta disso, se alguém estiver nos seus 20 ou 60 anos, é importante ficar atento em alguns cuidados. E investir tanto na saúde física como na mental. Exatamente por isso mostramos aqui algumas formas de manter o cérebro jovem e saudável.

1 – Estimular a mente

Assim como outros músculos, o cérebro também tem que ser estimulado. E as atividades que obrigam as pessoas a pensar estimulam as conexões das células nervosas. Além de conseguir, forçar o cérebro a produzir novas.

2 – Leia bastante

O hábito da leitura é algo bem importante. E a leitura pode ser das mais variadas, indo de rótulos de produtos até livros. Ler, além de manter a mente funcionando também fará com que sempre se aprenda coisas novas.

3 – Palavras-cruzadas

As palavras-cruzadas são um ótimo passatempo. E além disso, elas também são uma ótima forma de fazer com que a pessoa pense. E o bom das palavras-cruzadas é que quem as faz pode ir aumentando o nível de dificuldade do jogo, conforme se sentir preparado.

4 – Problemas de matemática

A matemática pode não ser a matéria favorita de muita gente. Mas ela pode ajudar o cérebro humano. Para resolver problemas de matemática é preciso estímulo de várias partes diferentes do cérebro. Isso ajuda a mantê-lo jovem e saudável.

5 – Desenhar

Se recomenda essa atividade mesmo para aquelas pessoas que não tem talento. Aprender uma nova forma de arte, como por exemplo a pintura ou desenho, irá forçar o cérebro a desenvolver habilidades que serão completamente novas.

6 – Ler notícias

Ficar informado é quase que imprescindível no mudo. Independente de quais sejam os seus interesses, política ou celebridades, se manter atualizado do que está acontecendo no mundo naquela época também é uma maneira de potencializar as atividades cerebrais.

7 – Filmes e séries

Se você não for uma pessoa que gosta muito de ler existe uma alternativa ótima. Assistir filmes e séries que sejam provocadoras irá manter seu cérebro pensando a respeito de todos os detalhes que acabou de assistir. Além de, é claro, de ficar tentando resolver a trama na cabeça antes de assistir o próximo episódio.

8 – Jogos eletrônicos

Essa forma é uma ótima justificativa para as pessoas que gostam de passar o dia inteiro jogando. De acordo com o que os cientistas mostraram, jogar determinados jogos está relacionado a um menor risco de Alzheimer.

9 – Ter hobbies

O bom para o cérebro é que ele sempre esteja ocupado com alguma coisa. Por isso, retomar algum hobbie antigo ou começar algum novo são bons estímulos para a criatividade e para a atividade cerebral.

10 – Exercício físico

Os exercícios físicos não apenas mantém o corpo saudável. Mas a mente também Durante o tempo do exercício, o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro aumenta. Isso leva oxigênio para essa região que é responsável pelo pensamento.

Arte rupestre em caverna mostra que indígenas norte-americanos usavam substâncias alucinógenas

Matéria anterior

Fóssil incrível mostra a luta entre um T. Rex e um Tricerátops

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar