Curiosidades

10 fotografias mais famosas da história

0

A fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa das fotografias, hoje compreendemos melhor o nosso passado e podemos revisitar momentos importantes da nossa história apenas com o olhar de uma imagem.

Claro que desde a sua invenção várias fotografias já foram feitas. Contudo, não são todas que chegam a um status de fama ou importância. Por esse motivo que, para determinar o ranking das fotografias mais famosas da história a Revista Bula fez uma pesquisa nos mais variados sites especializados em fotografia, cultura pop e história.

Como resultado, eles chegaram a um ranking de 10 fotografias que mostram períodos diferentes da nossa história, indo de 1966 a 1989. Nesse sentido, sabemos que listas não são uma unanimidade, então as fotografias selecionadas podem não ser as que você escolheria. Mostramos o ranking aqui.

1° – Os Beatles atravessando a Abbey Road

Revista Bula

A primeira dentre as fotografias mais famosas do mundo foi feita no dia 8 de agosto de 1969. O registro fez do fotógrafo escocês Iain Macmillan uma lenda. Ela foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres.

Ao todo, foram feitas seis fotografias. Ademais, de acordo com a lenda, o fotógrafo teve somente 10 minutos para fazer seu trabalho. Na ocasião, Jhon Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.

2° – Einstein mostrando a língua

Revista Bula

O físico é sempre associado com essa foto com sua língua para fora. A fotografia foi tirada depois da homenagem que Einstein recebeu em seu aniversário de 72 anos.

Ele estava sendo bastante perseguido pelos fotógrafos e eles ainda o pediam para fazer pose para a foto. Foi então que Einstein mostrou a língua para eles mostrando seu descontentamento. Essa versão foi confirmada também pelo fotógrafo do registro.

3° – Menina afegã

Revista Bula

Não é de se espantar que a imagem de Sharbat Gula esteja no top 3 de fotografias mais famosas. A menina tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão.

O mais interessante é que, em 2002, quando Gula já estava com 30 anos, o fotógrafo Steve McCurry a encontrou em uma região remota do Afeganistão, e a mulher não fazia ideia do impacto que sua foto tinha feito na civilização ocidental.

4° – O beijo da Times Square

Revista Bula

Essa foto foi feita pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt no dia 14 de agosto de 1945, quando o fim da guerra contra o Japão estava sendo anunciado. Na década de 1970, a mulher foi identificada como Edith Shain. Já a identidade do marinheiro ainda é um mistério. O que não é um mistério é ela figurar entre as fotografias mais famosas do mundo.

5° – Che Guevara: Guerrilheiro Heroico

Revista Bula

No dia cinco de março de 1960, o fotógrafo Alberto Korda fez o registro de Guevara enquanto ele participava de um memorial às 136 vítimas de uma explosão de barco. Por mais que a fotografia seja de Korda, foi o artista irlandês Jim Fitzpatrick que a imortalizou ao criar uma estampa baseada no registro.

6° – Massacre da Praça da Paz Celestial

Revista Bula

Essa é a fotografia mais famosa da revolta estudantil chinesa de 1989. Nela, se vê um jovem sozinho parar uma fileira de tanques de guerra. O curioso é que até hoje a identidade dele é um mistério. Entretanto, isso não impediu que a revista “Time” o elegesse como uma pessoas mais influentes do século XX.

7° – Phan Thi Kim Phúc

Revista Bula

Nem todas as fotografias mostram registros de momentos bons. Essa, por exemplo, ganhou o Prêmio Pulitzer em 1973, e é a foto de guerra mais famosa de todos os tempos.

Nesse registro vemos a garotinha, Kim Phuc, correndo nua em uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, depois de um ataque aéreo com napalm.

8° – Execution of a Viet Cong Guerrilla

Revista Bula

Essa fotografia é bastante chocante. Mas, nesse caso, ela não fala mais que mil palavras. Vemos Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o homem tinha matado uma família antes.

9° – Autoimolação

Revista Bula

Essa é uma das fotografias mais chocantes. Ela foi feita no dia 11 de junho de 1963 quando o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Ele fez isso como forma de protesto contra a política religiosa do governo. Depois disso, o monge se tornou um mártir da resistência à guerra na Ásia.

10° – Mãe migrante

Revista Bula

A última das fotografias mais famosas do mundo é um verdadeiro ícone da época da Grande Depressão. No registro vemos Florence Owens Thompson, 32 anos, bastante preocupada por não ter comida para alimentar seus sete filhos.

Fonte: Revista Bula

Imagens: Revista Bula

Gravidez dupla: mãe engravida de segunda filha durante gestação da primeira

Artigo anterior

Geisy Arruda e o vestido rosa: relembre o caso

Próximo artigo