Ao longo do Universo Cinematográfico Marvel cada um dos Vingadores desempenhou uma função crucial. Enquanto o Homem de Ferro era o cérebro, Hulk era a força, Viúva Negra era o discernimento, Thor era a emoção e Gavião Arqueiro era a agilidade. E o Capitão América? Bom, ele sempre foi o coração da equipe. Mesmo quando o mundo estava se afogando em desesperança, o Primeiro Vingador conseguiu personificar a ideia de luz no fim do túnel. Inclusive, quando acreditamos que, pela segunda vez consecutiva, Thanos e seu exército conseguiriam executar um genocídio universal, Steve Rogers mostrou que ainda havia muito pelo que lutar e, após um "Vingadores, avante" nos provou que desistir nunca é uma opção.

Olhando para trás, chega a ser difícil acreditar que Chris Evans recusou esse papel algumas vezes antes de finalmente ceder. Felizmente o ator acabou topando encarnar aquele que viria a se tornar um dos personagens mais icônicos da cultura pop. Como resultado disso, apesar dele ter assinado sua aposentadoria em Vingadores: Ultimato, seu legado permanece intacto. Ademais, agora temos uma incrível variedade de cenas onde o Vingador mostra sua sabedoria e ainda solta algumas pérolas. Pensando nisso, reunimos aqui alguns dos melhores momentos do Capitão América nos cinemas.

10 - Encontro Queens e Brooklyn | Guerra Civil (2016)

Sem dúvidas, a maior surpresa em Capitão América: Guerra Civil foi a introdução do Homem-Aranha no MCU. Mesmo que tenha sido uma participação breve, Peter Parker nos presenteou com algumas das melhores interações na Saga do Infinito. Embora tenha se mostrado um fã de todos os Vingadores no geral é óbvio que o Aranha tem um carinho maior por Tony Stark. Contudo, após enfrentar o Capitão América em nome do Time Homem de Ferro, Parker pode até ter perdido a luta mas ganhou um belo elogio. "Você tem coração, garoto, de onde você é?", perguntou Rogers. Quase que de imediato, Parker anuncia que vem do Queens e recebe um "Brooklyn" em resposta. Diante de toda aquela tensão, essa quebra de gelo foi extremamente necessária.

9 - E então, já acabamos? | Vingadores (2012)

Assim como dissemos acima, Capitão América é o coração dos Vingadores. Sendo assim, é plausível que ele seja considerado o líder dos mesmos. Eventualmente ele divide o posto com o Homem de Ferro, mas quando se trata de mediar conflitos, certamente Rogers acaba saindo na frente de Stark nesse quesito. Inclusive, o primeiro e maior exemplo que temos disso pode ser visto no primeiro filme dos Vingadores, onde Stark e Thor protagonizam um confronto pela guarda de Loki e o mesmo ganha um ponto final quando o Capitão América se coloca entre os dois. Apesar de ter sido atacado por Thor, Steve não perdeu a postura de pacificador, soltando um memorável "já acabamos?".

8 - A luta no elevador | Soldado Invernal (2014)

Publicidade
continue a leitura

Se você estava sentindo falta de um pouco de ação nessa lista, seu momento chegou. Embora ao longo do MCU tenhamos visto o Capitão América lutar contra diversos tipos de ameaças, é inegável que uma de suas melhores cenas de ação foi a emboscada no elevador. Notando que a HYDRA estava começando a se infiltrar na SHIELD, Rogers decidiu deixar as instalações da agência para a qual trabalhava. Contudo, prevendo isso, seus inimigos tentaram pará-lo. Dessa forma vimos vários agentes entrarem no elevador com o Vingador. Contudo, já sabendo o que estava para acontecer, Steve perguntou "Antes de começarmos, alguém quer sair?". Certamente depois da luta alguns dos agentes da HYDRA se arrependeram de não terem aceitado a oferta.

7 - Granada! | Primeiro Vingador (2011)

Embora seja zoado por seguir as regras e ser certinho demais, Rogers se orgulha muito de sua bússola moral, e nós também. Inclusive, enquanto muitos de seus colegas Vingadores são guiados por motivações egocêntricas, o Capitão América só se tornou um super-herói porque sempre buscou lutar por aqueles que não podiam fazê-lo. Sua empatia sempre foi seu maior superpoder e o Soro do Super-Soldado só amplificou aquelas que já eram suas características mais notáveis. Muitos candidatos foram analisados para assumir o posto de Capitão América, mas só Rogers possuía a coragem genuína para acabar com a guerra. A maior prova disso foi dada quando ele pulou em cima de uma falsa granada para abafar a explosão e proteger aqueles que estavam ao seu redor.

6 - Até o fim | Soldado Invernal (2014)

Não é necessário ser um gênio à la Tony Stark para descobrir a identidade secreta do Soldado Invernal. Na verdade, desde o primeiro filme do Capitão América era esperado que Bucky Barnes eventualmente assumisse esse papel, já que esse é o pseudônimo dele nos quadrinhos. Contudo, ninguém esperava que a luta entre os dois melhores amigos fosse construída de uma forma tão emocional. Como resultado disso, mesmo que o alter ego de Bucky tenha sido levado a acreditar que Steve não passava de uma missão, a disposição de Rogers em se sacrificar ao invés de lutar contra o amigo mostra que Barnes pode confiar nele. E aí, caiu um cisco no seu olho?

Publicidade
continue a leitura

5 - Posso fazer isso o dia todo | Guerra Civil (2016)

Visto que Stark é o cérebro da equipe e Rogers o coração, quando os dois trabalham juntos tudo flui perfeitamente. Em contrapartida, quando eles se desentendem a equipe fica completamente fragmentada e é isso que vemos em Guerra Civil. Depois de descobrir que Bucky foi responsável pela morte de seus pais, Tony decide acabar com ele. No entanto, como vimos acima, além de um exímio mediador, Steve é o melhor amigo de Barnes. Resultado: o Capitão América compra briga pelo amigo contra o outro amigo. Embora tenha sido uma batalha sem vitoriosos, já que, independente do resultado os Vingadores estariam acabados, Steve pelo menos lançou uma bela pérola, dizendo que poderia lutar contra Tony o dia todo.

4 - Eu tinha um encontro | Primeiro Vingador (2011)

No final de O Primeiro Vingador, Capitão tem que se sacrificar para frustrar os planos do Caveira Vermelha. Sendo assim, em seus últimos minutos ele decide ligar para Peggy Carter, seu interesse romântico ao longo da vida, e a convida para um encontro. Ela aceita, porém, enquanto eles fazem planos para dançar, a ligação é cortada e Steve cai - literalmente - em um futuro incerto. No entanto, esse não é o final do filme e quando ele acorda, 70 anos mais tarde, a primeira coisa da qual ele se lembra é do encontro que ele teria com Peggy.

3 - Atestado de dignidade | Ultimato (2019)

Publicidade
continue a leitura

Desde 2015 teorias sobre a capacidade do Capitão América levantar o Mjolnir vinham circulando entre os internautas. Apenas para refrescar sua memória, vale lembrar que em uma resenha na Era de Ultron, os Vingadores se revezaram para tentar levantar o martelo de Thor e o único que quase conseguiu foi Rogers. No entanto, diante das várias emoções proporcionadas por Ultimato, sem dúvidas uma cena em especial despertou grande euforia nos espectadores. Sim, estamos falando do momento em que Steve usa o Mjolnir para lutar contra Thanos e surpreende a todos. Esse foi o atestado de dignidade que todos estavam esperando e que Thor já sabia. A Marvel realmente sabe como trabalhar o fanservice, né?

2 - A passagem de manto… ou melhor, de escudo | Ultimato (2019)

Falando em fanservice... Considerada uma "carta de amor aos fãs" Ultimato foi uma produção desenvolvida para encerrar os arcos dos seis Vingadores originais. Sendo assim, embora tenhamos testemunhado sacrifícios que nos abalaram, também tivemos a oportunidade de ver Steve Rogers finalmente assumindo o controle de seu destino. Após voltar ao passado e optar por envelhecer ao lado de Peggy, seu grande amor, Rogers decide passar o manto de Capitão América para Sam Wilson. Apesar de breve, esse foi um momento extremamente significativo tanto para a geração que cresceu com Rogers, quanto para aquela que testemunhará Wilson dando continuidade ao legado do Primeiro Vingador enquanto constrói o seu próprio. É certo que sentiremos saudades, mas o escudo da justiça está em excelentes mãos.

1 - Vingadores, avante! | Ultimato (2019)

Por último, mas não menos importante, temos a épica cena em que, mesmo sozinho frente à frente com o exército de Thanos, Rogers estava disposto a continuar lutando. Felizmente, não demorou para que toda a galeria de heróis do MCU se juntasse à Capitão América, Thor e Homem de Ferro no campo de batalha. Assim, após um arrepiante "Vingadores, avante" pronunciado por Steve, testemunhamos uma das maiores batalhas da história do cinema.

E então, o que achou dessa lista? Concorda com nossa seleção? Adicionaria mais alguma cena? Compartilhe sua opinião com a gente.

Publicado em: 21/09/20 00h11