O mundo animal é algo fascinante e amplo. Uma simples e rápida observação nos faz ficar com vários pensamentos e levantar diversas questões. Estudiosos do mundo inteiro dedicam suas vidas aos estudos dos animais. Alguns chamam a atenção por causa de suas aparências um tanto exóticas. Outros, se destacam pelo comportamento, alimentação e até mesmo pela forma de reprodução.

Não são todos os animais que são queridos pelas pessoas. Alguns costumam ficar à margem por não serem considerados tão bonitos, por serem perigosos ou simplesmente assustar as pessoas. Como por exemplo os morcegos. Eles são animais misteriosos, com hábitos noturnos, úmidos e escuros e carregam um ar sombrio. Inclusive muitas lendas e histórias fazem do morcego um personagem assustador.

Mas os morcegos, na verdade, são animais espetaculares. Eles são os únicos mamíferos voadores e existem mais de 1,3 mil espécies de morcegos. O que quer dizer que quase 25% de todas as espécies de mamíferos do mundo são morcegos.

Esses animais fazem o controle de pragas. são polinizadores e espalham sementes de frutas por toda parte. A maioria deles se alimenta de frutas, insetos e pequenos animais. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue, o que é 0,002% deles.

Eles têm várias funções, mas realmente podem ser bem assustadores. Mostramos aqui alguns morcegos que são tão assustadores que às vezes é até difícil considerá-los morcegos.

1 - Epomops buettikoferi

Olhando rápido esse animal, pode parecer um cachorro. Mas, na verdade, ele é uma espécie de mega morcego comedor de frutas da ordem Chiroptera. Esse animal é visto no Senegal, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

2 -Ectophylla alba

Publicidade
continue a leitura

Os chamados morcegos brancos de Honduras são animais bem pequenos, com entre 3,7 e 4,7 centímetros de comprimento. Eles podem ser encontrados na América Central e no Caribe. Esses morcegos cortam os veios das folhas de bananeira e fazem com que ela dobre e forme uma casa protetora para eles.

3 - Niumbaha superba

Esses morcegos se parecem com pandas. Eles vivem na África e são bem raros e únicos. A raridade deles é tão grande que somente cinco exemplares foram encontrados até hoje. Isso desde 1939, que foi o ano em que esse morcego foi descoberto.

4 - Acerodon jubatus

Chamado raposa gigante voadora dourada, esse morcego é bem único pelo seu tamanho. Essas raposas voadoras têm uma envergadura de asas de 1,5 metro, indo de ponta a ponta. E esses morcegos gigantes são endêmicos da Ásia.

5 - Hypsignathus monstrosus

Publicidade
continue a leitura

Por sua aparência e por ter "monstro" em seu nome, não é de se espantar que as pessoas temam esse morcego. Mas na verdade, ele é inofensivo para os humanos porque se alimenta de frutas. O focinho esquisito dele tem câmara que ressoa para que as fêmeas da espécie sejam atraídas. E só os machos é que têm essa aparência estranha.

6 - Euderma maculatum

Esse animal também é conhecido como "spotted bat", ou morcego malhado. O morcego vive no México, EUA e Canadá. Ele é o único morcego do gênero Euderma que é conhecido. Ele se alimenta de insetos como por exemplo, mariposas e grilos.

7 - Ametrida centurio

O animal parece ser uma caricatura de um morcego com dentes perigosos e prontos para atacar. Essa espécie é encontrada na América do Sul e Central. E se alimenta somente de frutas.

Publicidade
continue a leitura

8 - Chaerephon chapini

Vendo esse "topete" podemos logo nos lembrar das cacatuas. Porque esse morcego que vive na região central da África tem um moicano bem característico na sua  cabeça que é mais desenvolvido nos machos na idade reprodutiva. Esse moicano ajuda esses morcegos a espalhar o odor de uma glândula que fica na base dele.

9 - Nyctimene robinsoni

Conhecido como morcego nariz-de-tubo de Queensland esse animal mais se  parece com anime japonês por conta das suas narinas em forma de tubo. Ele é um morcego endêmico da Austrália. E sua dieta é frutífera.

10 - Chaerephon plicatus

Esse morcego tem uma cara de preguiça. Mas ele tem um papel bem importante no controle de pragas porque ele é um morcego insetívoro. Ele pode ser encontrado em algumas partes da Ásia.

Publicado em: 06/08/20 12h47