Algum de vocês conhece a capital do estado Pernambuco? Recife fica na região nordeste do Brasil e é formada por uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como suas principais características geográficas. Bom, com certeza vocês têm amigos que já foram em Recife e falaram muito bem da cidade, certo?
Para confirmar isso, resolvemos fazer essa matéria com algumas razões para você conhecer essa linda cidade. Separamos alguns lugares, coisas sobre a cultura, gastronomia e outros motivos que farão você desejar conhecer esse lugar. Então, confiram agora a nossa matéria com os 10 motivos para conhecer Recife:
1 – Arquitetura
Você sabia que boa parte da arquitetura de Recife é herança holandesa? Os holandeses chegaram por lá no século XVII. Na época, Maurício de Nassau se tornou governador da região e foi sob sua gestão que a cidade ganhou uma arquitetura completamente nova e diferente. É possível notar facilmente a influência europeia na arquitetura da Fonte das Cinco Pontas, por exemplo. Nas pontes da cidade também é possível perceber tal influência.
2 – Culinária
Com uma culinária pra lá de diversa, Recife agrada a todos os gostos. Quer uma dica? O Armazéns do Porto é um pólo gastronômico que reúne vários restaurantes, bares, sorveterias, cafeterias, entre outros.
Mas para sermos mais específicos, pratos como ostras frescas, caranguejos, camarões, queijos coalho, amendoins cozidos, cuscuz recheados e tapiocas são algumas das maravilhas que podemos encontrar em Recife. Ah, não podemos esquecer de citar o Bolo de Rolo que, inclusive, é Patrimônio Imaterial de Pernambuco desde 2008.
3 – O Frevo
O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil. Recife é a capital do Frevo, tendo apresentações em vários lugares da cidade ao longo do ano. Em 2012, o Frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
4 – O artesanato de Recife
Não é novidade para ninguém que a arte popular de Recife tem uma clara inspiração no passado cangaceiro do nordeste. Além disso, é possível encontrar muitas namoradeiras, bonecos de barro e instrumentos musicais. A importância do artesanato para a cultura dos pernambucanos é muito perceptível, isso podemos ver nos bonecos gigantes no Carnaval de Recife e de Olinda. Os itens de artesanato podem ser encontrados por toda a cidade de Recife, mas a maioria está concentrada no Centro de Artesanato de Pernambuco, um paraíso para quem gosta de artesanato.
5 – Contato com a natureza
Recife é uma cidade cercada por muita natureza, com praças muito arborizadas, vários parques, praias (falaremos no próximo item) e rios. O Parque Dois Irmãos, por exemplo, é bem grande e tem muita coisa para se fazer. Lá dentro é possível encontrar um jardim zoológico e um jardim botânico. Você também pode ver o Rio Capibaribe em um passeio de catamarã. Recife possui muitas opções como essas, basta fazer uma pequena pesquisa.
6 – As praias
Então vamos falar de uma das coisas que mais chama os turistas para Recife: as praias. A cidade tem praias belíssimas onde predominam os arrecifes que formam lindas piscinas naturais. Uma das praias mais famosas se chama Boa Viagem, um lugar maravilhoso que vale muito a pena conhecer. O calçadão da praia é perfeito para quem gosta de esportes e no fim da orla existe o Parque Dona Lindu. Esse parque foi projetado por Oscar Niemeyer, é um parque público ótimo para relaxar, conversar e curtir a natureza.
7 – O calor
Quando vamos para a praia, uma das únicas certeza que temos é que queremos muitos dias de Sol, certo? Pois se você for para Recife não se preocupe com o clima. O calor é predominante na cidade o ano inteiro. Às vezes o céu aberto pode não estar presente, mas o calor sempre estará. Sendo assim, em Recife não tem tempo ruim.
8 – A cidade de Recife é a vizinhança
E por que não conhecer vários lugares incríveis em uma só viagem? Caso você faça uma viagem para lá, fiquem sabendo que Olinda, Porto de Galinhas e a Ilha de Itamaracá ficam muito pertinho dali. Aliás, Olinda é dois anos mais velha que Recife, mostrando que é possível conhecer duas grandes cidades históricas brasileiras. Vai perder essa chance?
9 – Música
A região exporta músicas e músicos incríveis. O Carnaval, por exemplo, é composto por músicas e artistas da região. O movimento contracultura Manguebeat, tendo como porta-voz o saudoso Chico Science, é um exemplo dos grandes artistas da região. Lenine e Alceu Valença são outros ícones musicais pernambucanos.
10 – O povo recifense
Não poderíamos deixar de citar a simpatia do povo de Recife. Eles são alegres e cheios de vida, e convenhamos que o “oxe” deles é uma delícia de se escutar. Como eles mesmo dizem: “nós somos a melhor coisa da nossa cidade, somos nós que fazemos dela uma cidade única”.
Mas e você, ficou morrendo de vontade de conhecer esse lugar maravilhoso? Tem alguma lembrança boa caso você já tenha ido a Recife alguma vez? Comenta aqui pra gente!