Mundo Afora

10 motivos para conhecer Recife

0

Algum de vocês conhece a capital do estado Pernambuco? Recife fica na região nordeste do Brasil e é formada por uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como suas principais características geográficas. Bom, com certeza vocês têm amigos que já foram em Recife e falaram muito bem da cidade, certo?

Para confirmar isso, resolvemos fazer essa matéria com algumas razões para você conhecer essa linda cidade. Separamos alguns lugares, coisas sobre a cultura, gastronomia e outros motivos que farão você desejar conhecer esse lugar. Então, confiram agora a nossa matéria com os 10 motivos para conhecer Recife:

1 – Arquitetura

Você sabia que boa parte da arquitetura de Recife é herança holandesa? Os holandeses chegaram por lá no século XVII. Na época, Maurício de Nassau se tornou governador da região e foi sob sua gestão que a cidade ganhou uma arquitetura completamente nova e diferente. É possível notar facilmente a influência europeia na arquitetura da Fonte das Cinco Pontas, por exemplo. Nas pontes da cidade também é possível perceber tal influência.

2 – Culinária

Com uma culinária pra lá de diversa, Recife agrada a todos os gostos. Quer uma dica? O Armazéns do Porto é um pólo gastronômico que reúne vários restaurantes, bares, sorveterias, cafeterias, entre outros.

Mas para sermos mais específicos, pratos como ostras frescas, caranguejos, camarões, queijos coalho, amendoins cozidos, cuscuz recheados e tapiocas são algumas das maravilhas que podemos encontrar em Recife. Ah, não podemos esquecer de citar o Bolo de Rolo que, inclusive, é Patrimônio Imaterial de Pernambuco desde 2008.

3 – O Frevo

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil. Recife é a capital do Frevo, tendo apresentações em vários lugares da cidade ao longo do ano. Em 2012, o Frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

4 – O artesanato de Recife

Não é novidade para ninguém que a arte popular de Recife tem uma clara inspiração no passado cangaceiro do nordeste. Além disso, é possível encontrar muitas namoradeiras, bonecos de barro e instrumentos musicais. A importância do artesanato para a cultura dos pernambucanos é muito perceptível, isso podemos ver nos bonecos gigantes no Carnaval de Recife e de Olinda. Os itens de artesanato podem ser encontrados por toda a cidade de Recife, mas a maioria está concentrada no Centro de Artesanato de Pernambuco, um paraíso para quem gosta de artesanato.

5 – Contato com a natureza

Recife é uma cidade cercada por muita natureza, com praças muito arborizadas, vários parques, praias (falaremos no próximo item) e rios. O Parque Dois Irmãos, por exemplo, é bem grande e tem muita coisa para se fazer. Lá dentro é possível encontrar um jardim zoológico e um jardim botânico. Você também pode ver o Rio Capibaribe em um passeio de catamarã. Recife possui muitas opções como essas, basta fazer uma pequena pesquisa.

6 – As praias

Então vamos falar de uma das coisas que mais chama os turistas para Recife: as praias. A cidade tem praias belíssimas onde predominam os arrecifes que formam lindas piscinas naturais. Uma das praias mais famosas se chama Boa Viagem, um lugar maravilhoso que vale muito a pena conhecer. O calçadão da praia é perfeito para quem gosta de esportes e no fim da orla existe o Parque Dona Lindu. Esse parque foi projetado por Oscar Niemeyer, é um parque público ótimo para relaxar, conversar e curtir a natureza.

7 – O calor

Quando vamos para a praia, uma das únicas certeza que temos é que queremos muitos dias de Sol, certo? Pois se você for para Recife não se preocupe com o clima. O calor é predominante na cidade o ano inteiro. Às vezes o céu aberto pode não estar presente, mas o calor sempre estará. Sendo assim, em Recife não tem tempo ruim.

8 – A cidade de Recife é a vizinhança

E por que não conhecer vários lugares incríveis em uma só viagem? Caso você faça uma viagem para lá, fiquem sabendo que Olinda, Porto de Galinhas e a Ilha de Itamaracá ficam muito pertinho dali. Aliás, Olinda é dois anos mais velha que Recife, mostrando que é possível conhecer duas grandes cidades históricas brasileiras. Vai perder essa chance?

9 – Música

A região exporta músicas e músicos incríveis. O Carnaval, por exemplo, é composto por músicas e artistas da região. O movimento contracultura Manguebeat, tendo como porta-voz o saudoso Chico Science, é um exemplo dos grandes artistas da região. Lenine e Alceu Valença são outros ícones musicais pernambucanos.

10 – O povo recifense

Não poderíamos deixar de citar a simpatia do povo de Recife. Eles são alegres e cheios de vida, e convenhamos que o “oxe” deles é uma delícia de se escutar. Como eles mesmo dizem: “nós somos a melhor coisa da nossa cidade, somos nós que fazemos dela uma cidade única”.

Mas e você, ficou morrendo de vontade de conhecer esse lugar maravilhoso? Tem alguma lembrança boa caso você já tenha ido a Recife alguma vez? Comenta aqui pra gente!

Berserk já tem data para sair do hiato (de novo)

Matéria anterior

Depois de ser ressuscitada, mulher diz saber todos os segredos do universo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Mundo Afora

Você pode gostar