Várias pessoas já ouviram que a educação é o alicerce de uma sociedade. E isso realmente é verdade. Uma população consciente sabe fazer melhores escolhas e evitar erros que já foram cometidos no passado.

Os professores são responsáveis por ensinar matérias como, matemática, português, história, geografia e por aí vai. E são eles quem foram todos os tipos de profissionais que conhecemos.

Hoje, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. A origem do dia vem de 1827 quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o ensino elementar no Brasil. E em 1963 a data foi oficializada.

Essa data homenageia aqueles que são responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento do país. E os professores são figuras tão importantes que até mesmo os mestres da ficção marcam a vida das pessoas. Mostramos aqui alguns deles.

1 - Professor Girafales

É impossível falarmos de professores da ficção e imediatamente não nos lembrarmos do professor do Chaves e sua turma. Ele é dono de frases icônicas como "por que causa, motivo, razão ou circunstância" e o famosos "tá, tá, tá, TÁ!"

O "Mestre Linguiça" marcou e ainda marca a vida de muitas crianças. Mas ele não é o único professor querido da ficção.

2 - Professora Helena

Publicidade
continue a leitura

A novela Carrossel, de 1991, marcou uma geração de crianças. O sucesso da novela foi tanto e tão atemporal que uma nova versão foi feita. Mas as crianças do começo dos anos 1990 se lembram da inesquecível professora Helena.

3 - Professor Astromar

Na novela "Roque Santeiro", da Globo, tínhamos esse professor que era um homem que levava uma vida muito estranha. Além disso era suspeitado que ele fosse um lobisomem que assustava a cidade de Asa Branca nas noites de lua cheia.

4 - Professor Pasqualete

Nuno Leal Maia teve a chance de viver dois grandes professores na sua carreira. Um que todos se lembram é o querido professor Pasqualete de "Malhação".

Mas o ator também deu vida ao professor Fábio na novela "A gata comeu", de 1985.

5 - Professor Tibúrcio

Publicidade
continue a leitura

Na TV Cultura todos se lembram do icônico professor Tibúrcio vivido por Marcelo Tas. O personagem tinha o bordão "Olá, classe" e fazia a alegria das crianças a partir de 1989.

6 - Professor Caio

Na novela "Rainha da Sucata" de 1990, Antônio fagundes viveu o professor Caio. Ele era um homem gago e bastante engraçado. O personagem é lembrado até os dias de hoje, assim como a novela em si.

7 - Professor Raimundo

Publicidade
continue a leitura

Um dos professores mais inesquecíveis foi feito pela lenda do humor, Chico Anysio. O professor Raimundo, com seu inigualável bordão "e  o salário ó!", e sua escolhinha são queridos até os dias de hoje. Até ganharam uma nova versão comandada pelo filho do humorista.

8 - Professora Santana

Várias pessoas podem se lembrar da Santana da novela "Coração de Estudante", de 2002. Mas o que muita gente não se lembra é que a personagem que lutava contra o alcoolismo era professora.

9 - Professor Aloprado

Esse personagem vivido por Eddie Murph é conhecido por quase todo mundo. O professor quer perder peso e resolve tomar uma poção para ficar magro. Entretanto, a poção dura apenas algumas horas, o que coloca o atrapalhado professor em várias situações complicadas.

10 - Miss Honey

No filme "Matilda" conhecemos Miss Honey. A doce professora que gostava muito dos seus alunos e acabou adotando Matilda no fim do filme.

Publicado em: 15/10/20 14h28