• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 restaurantes incríveis que contratam pessoas com deficiência

POR A redação    EM Curiosidades      19/12/18 às 13h41

A palavra inclusão vem do verbo incluir, significa adicionar pessoas ou coisas em ambientes e grupos que não faziam parte. Em sociedade, incluir é um ato de igualdade que tem como objetivo alcançar todas as esferas. Qualquer indivíduo tem o direito de participar de várias dimensões sem que sofra preconceito ou discriminação.

O mercado de trabalho é um dos espaços que mais precisa de inclusão. Existem leis em certos locais que regulamentam uma quantidade mínima obrigatória de pessoas com necessidades especiais nas empresas. No entanto, apenas contratar não basta. Essas pessoas precisam de suporte para que consigam se estabelecer e continuar.

Inclusão é uma tarefa que ainda precisa de muita atenção e melhorias, mas já tem gente que luta para mudar esse quadro e faz questão de incluir todas pessoas no mercado. Confira aqui uma lista de restaurantes que dão um show de humanidade ajudando várias pessoas:

1- Hugs Cafe, Texas

A ideia da criação do café surgiu com o ideal de criar um local sem fins lucrativos e operado por adultos com necessidades especiais. O Hugs Café abriu as portas em 2015, e atualmente emprega 23 funcionários. Ruth Thompson (a mulher no centro da foto) foi quem idealizou tudo isso e hoje colhe os frutos, oferecendo emprego para várias pessoas que dificilmente arrumariam algo.

2- Chez Mélange, California

Um restaurante californiano recebe diariamente ingredientes frescos do Seed to Plate. O Chez Mélange é um dos estabelecimentos que é abastecido pelo jardim sustentável. Os produtores do jardim são alunos com necessidades especiais. Eles atuam na construção de estufas, vendas de legumes e outros itens do processo. Segundo uma professora do local, eles aprendem a cuidar de algo e os deixa mais calmos.

3- Howdy Homemade, Texas

Howdy Homemade é uma sorveteria 5 estrelas no Yelp, uma empresa que avalia empresas no ramo alimentício. A nota não vem apenas da qualidade dos produtos, mas inclui os serviços também. Tom Landis, o fundador da loja, contrata apenas pessoas com síndrome de Down e autismo. Ele sonha em ser um exemplo e almeja quebrar os mitos acerta da contratação de pessoas com deficiência.

4- Puzzles Bakery and Café, New York

Sara Mae Pratt é a fundadora do Puzzles Bakery and Café. O pontapé para criação do negócio foi quando Pratt percebeu a dificuldade para a irmã autista conseguir um emprego. Assim, ela criou o Puzzles para dar oportunidade à essas pessoas.

5- SAMPLES, Colorado

O Samples é o restaurante de Carmen e Mark Sample, eles acreditam que todos merecem uma oportunidade de fazer algo pelos quais são apaixonados. Todos os empregados da SAMPLES recebem salários iguais, com ou sem deficiência.

6- Vinny & Bay"s Coffee and Eatery, Florida

O restaurante foi criado por Kara Rigby, a ideia inicial era oferecer um emprego para Baylee, amiga de sua filha. Baylee foi a primeira pessoa com deficiência à trabalhar no local, depois dela vieram muitos outros. O dono considera o local como uma escola que prepara essas pessoas para o mercado de trabalho.

7- Mozzeria, California

A Mozzeria é uma pizzaria da California e foi criada por Ross e Melody Stein. Os dois são surdos e em sua equipe só existem pessoas na mesma condição. Os fundadores acreditam que uma equipe formada apenas por surdos é a melhor decisão tomada desde a criação do restaurante.

8- Bloom Café, Missouri

A pegada do Bloom Café tem um tom diferente. O objetivo é ajudar as pessoas com deficiência a se darem bem no mercado de trabalho. Eles preparam o currículo dos funcionários com necessidades especiais em três etapas: um programa de treinamento de 12 semanas, um estágio remunerado e ajuda na colocação profissional.

9- Bitty & Beau"s Coffee, South Carolina

Em janeiro de 2016, Amy Wright abriu uma cafeteria para inclusão de pessoas com deficiência. O motivo veio de dentro de casa. Bitty e Beau, dois de seus quatro filhos, têm síndrome de Down.  A empresa tem duas lojas e emprega 60 pessoas com deficiências intelectuais e de desenvolvimento.

10- Sugar Plum Bakery, Virginia

A Sugar Plum promove a integração de adultos com deficiências de desenvolvimento e fornece oportunidades de treinamento e emprego desde 1987. Seja para colher bolinhos ou fazer cupcakes. O programa de treinamento começou em 1987, com 4 pessoas, e hoje oferece emprego a mais de 1000 pessoas com deficiência.

Fora dos Estados Unidos, no Brasil, também existem muitos restaurantes que se preocupam com a inclusão. Mas mesmo assim, ainda falta suporte e atenção ao tema. Espera-se que com o passar do tempo não tenha distinção de nenhuma pessoa no mercado de trabalho em todos os espaços no mundo.

Próxima Matéria
Via   Rd  
Imagens Rd
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+