icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 rostos de imperadores romanos criados por inteligência artificial

POR Bruno Dias EM Curiosidades 09/10/20 às 23h25

capa do post 10 rostos de imperadores romanos criados por inteligência artificial

passado do nosso planeta conta com eventos históricos e marcantes. Esses influenciaram o desenvolvimento dos seres humanos e os rumos que diversas nações tomaram. Guerras, confrontos, doenças, descobertas, aniquilações e vários outros feitos tiveram bastante força. E em cada evento importante que aconteceu, alguma pessoa ou um grupo se destacou.

Nossa história está repleta de figuras importantes. E na maioria das vezes, elas têm sua imagem fixada nas nossas cabeças. Entretanto, por mais imaginação que nós tenhamos não é fácil imaginar aquelas pessoas quando conhecemos apenas fotos preto e branco delas. A diferença de uma imagem colorida pode ser impressionante.

A mesma coisa acontece com figuras históricas que conhecemos somente por estátuas. Podemos saber seus nomes e alguns fatos sobre eles, mas mesmo assim eles parecem distantes de nós.

Por conta disso, o diretor de footgrafia e designer de realidade virtual Daniel Voshart fez rostos bastante realistas de alguns imperadores de Roma. Para fazer isso Daniel se baseou nas estatuías dos imperadores.

Então, usando aprendizado de máquina ele preencheu as lacunas existentes entre as estátuas e a fotografia. Contudo, Daniel ressalta que suas imagens são apenas possibilidades de como era a aparência desses imperadores.

O designer disse que recriar esses rostos foi um projeto de quarentena que cresceu muito. E várias pessoas amaram o resultado e compraram pôsteres dos imperadores preferidos delas.

Projeto

Para começar o seu trabalho, Daniel usou um programa de IA/rede neural chamado Artbreeder. Esse programa gera, de uma forma inteligente, novas imagens a partir de outras já existentes. Além de poder combinar várias imagens e gerar híbridos.

O projeto dos imperadores começou com Daniel alimentando o Artbreeder com imagens de 800 bustos. E claro que nem todos os bustos estavam em perfeitas condições e sofreram com a passagem dos séculos.

"Existe uma regra prática na programação de computadores chamada "lixo entra, lixo sai" e se aplica ao Artbreeder. Um busto bem iluminado e bem esculpido com poucos danos e características faciais padrão será bastante fácil de obter um resultado", disse Daniel.

Felizmente, ele conseguiu vários bustos de imperadores. E alguns deles até foram fotografados de vários ângulos. Para cada uma das imagens feitas pelo Artbreeder, Daniel trabalhava em cima delas mais 15 ou 16 horas. Ele foi obrigado a deduzir algumas coisas. Como por exemplo, cabelo e cor de pele. No entanto, em vários casos, as características faciais da pessoa já sugeria sua provável pigmentação.

Além disso, Daniel também teve ajuda das descrições históricas sobre alguns dos imperadores. Independente de não podermos saber qual é a probabilidade de os palpites feitos por Daniel estarem certos, seu trabalho ficou bastante interessante. Mostramos aqui algumas dessas reconstruções dos rostos de imperadores romanos.

1 - Calígula

2 - Nero

3 - Augustus

4 - Tibério

5 - Claudius

6 - Galba

7 - Otho

8 - Tito

9 - Trajano

10 - Giordan I


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest