coração é um dos principais órgãos no corpo humano e também de um animal. Ele tem a função de bombear o sangue, de forma que circule por todo o sistema vascular sanguíneo através de sucessivos movimentos de contração e relaxamento. Em nós humanos, o coração tem uma massa entre 250 e 350 gramas e mede aproximadamente o tamanho de um punho. A importância do órgão é sabida por todos, assim como algumas das doenças mais comuns, que o afeta.

Todos sabem que cuidar da saúde como um todo é importante. E cuidar da saúde do coração é vital. E infelizmente, as doenças cardíacas são uma das maiores causas de mortes. Essas doenças, geralmente, se desenvolvem de maneira gradual por anos ou décadas.

A boa notícia é que elas podem ser evitadas com algumas mudanças no estilo de vida. Mostramos aqui alguns sinais para ficar de olho que podem dizer que você talvez possa ter problemas cardíacos.

1 - Úlcera nos pés

Se você tiver feridas abertas ou úlceras nos seus pés é recomendável que se procure um médico. Porque isso pode ser um sinal de que sua aorta, que é a principal artéria do corpo, esteja bloqueada.

2 - Cãibras nas pernas

As cãibras são bem desagradáveis. E se você costuma tê-las nas nádegas, coxas ou panturrilhas isso pode ser um sintoma de doença oclusiva aortoilíaca.

Publicidade
continue a leitura

3 - Dor no pé

Sentir dores no pé sem um motivo aparente também é um sinal para se ficar de olho. Porque isso pode ser um indicativo de doença oclusiva aortoilíaca.

4 - Muco rosa ou branco na tosse

A coloração do muco que sai ao tossir também pode dizer muito sobre sua saúde. Se a coloração for branca ou rosa isso pode ser por conta do acúmulo de líquido nos pulmões. Isso geralmente é um sinal de doença cardíaca.

5 - Dor na mandíbula

Publicidade
continue a leitura

Sentir uma dor incomum na mandíbula, nos dentes ou então no pescoço pode indicar que alguma coisa não está bem no seu coração. E é sempre bom procurar um médico.

6 - Perda de pelos na perna

Uma coisa que pode passar desapercebida, mas que é sempre bom notar é se os pelos da sua perna estão caindo. Essa queda de pelos pode ser um sinal de doença arterial periférica. Tal doença pode diminuir o fluxo sanguíneo.

7 - Peso nas pernas

Sentir que as pernas estão pesadas, doloridas, dormentes e fracas pode ser um sinal da doença arterial periférica.

Publicidade
continue a leitura

8 - Ir muito ao banheiro

O tanto de vezes que vamos ao banheiro também pode nos dizer várias coisas. Se você acha que tem ido com mais frequência ao banheiro durante a noite para fazer xixi, isso pode ser um sinal de problema cardíaco.

9 - Aperto na garganta

Se você percebe uma sensação de aperto persistente e severo na sua garganta, isso pode ser um sintoma de um ataque cardíaco. Se isso acontecer, o que você tem que fazer é manter a calma e ligar para o número de emergência.

10 - Engordar muito rápido

Reter líquido pode levar a um aumento de peso de maneira repentina. E isso é causado pela insuficiência cardíaca. Esse ganho de peso pode ser entre 0,9 a 1,36 quilos em apenas 24 horas. Ou então 2,27 quilos ganhos em uma semana.

Publicado em: 02/10/20 13h26