Um jogo de futebol foi o suficiente para simbolizar uma nova era para os memes brasileiros. Afinal, nós estamos acostumados a encontrar a luz no fim do túnel, mesmo com todos os sinais martelando contra a nossa felicidade. Há exatos cinco anos, no dia 8 de julho de 2014, o placar de 7 a 1 na derrota para a Alemanha foi uma ironia do destino. A partir desse acontecimento trágico, a infelicidade e os traumas com o futebol nacional começaram a fazer parte de nosso humor um tanto quanto... tragicômico. Para "comemorar" essa data mais do que especial, vamos rir para não chorar? Selecionamos algumas coisas que aprendemos com os 5 anos do 7 a 1.

Criamos memes para rir de nossa própria desgraça, mas a pitada de tristeza ainda permanece. Poderíamos até mesmo associar a famosa frase de Game of Thrones, "O Norte se Lembra", para todos os perímetros do Brasil. No entanto, com algumas modificações: "O Brasil se lembra por meio de... memes". É o nosso jeito de lidar com o 7 a 1 de todo o santo dia.

Nem mesmo o título da Copa América, apesar de ser um importante avanço, é capaz de fazer que esqueçamos do trauma. Será se algum dia o meme do "7 a 1" não vai nos machucar tanto? Estou rindo, mas as lágrimas escorrem ao mesmo tempo.

Erros táticos, fragilidade emocional, desfalques e até a questão da autoestima nacional tornaram-se temas de palestras, estudos e teses acadêmicas. O trauma foi grande a ponto de se relacionar com todas as mazelas vividas pelo Brasil desde então. E não foram poucas, diga-se de passagem.

Assim que algo de errado acontecia, tanto na política quanto em qualquer outra área de nossas vidas, logo vinha a fatídica frase: "Foi um 7 a 1" ou "gol da Alemanha". Confira coisas que aprendemos com os 5 anos do 7 a 1:

1- Aprendemos novas táticas de jogo para que aquele placar não se repita nunca mais

2- Aprendemos a valorizar os produtos nacionais

Publicidade
continue a leitura

3- Algumas pessoas entraram em relacionamentos secretos (até mesmo para quem está na relação)

4- Aprendemos a valorizar o nosso passado glorioso (O Brasil Se Lembra!)

5- Aprendemos a acumular autoestima e segurança para fomentar novos laços entre as pessoas

Publicidade
continue a leitura

6- Aprendemos a pensar antes de tomar decisões definitivas

7- Aprendemos a valorizar as pequenas realizações do nosso dia a dia

8- Acima de tudo, também percebemos o quão importante é a nossa própria companhia (e a dos farmacêuticos)

9- Percebemos que a alimentação pode ser um diferencial para aguentarmos tantos traumas desde 2014

Publicidade
continue a leitura

10- Aprendemos que o brasileiro não desiste nunca

11- Mas também aprendemos que existem traumas difíceis de serem superados

O que você aprendeu de 2014 para cá? Apesar dos pesares, ainda estamos aqui para contar história. Todo dia enfrentamos goleadas germânicas, mas nada como boas doses de memes para seguirmos firmes e fortes. Ainda bem que o tempo voa, não é mesmo? Assim, temos mais chances de esquecer memórias que não nos fazem tão bem como gostaríamos.

Sem contar que a copa do mundo já está bem ali! Dessa vez, poderemos refazer as memórias ruins com coisas boas... não é? É o que a gente espera. Qualquer coisa, teremos ainda mais materiais para novos memes e isso já é alguma coisa boa no meio disso tudo.

Publicado em: 08/07/19 16h38