Curiosidades

11 fotos raras da escravidão no Brasil que foram tiradas há mais de 150 anos

0

Contada nos livros de história ou narrada pelos antigos que viveram ou ouviram falar sobre a época, a escravidão no Brasil sempre pareceu ser algo distante e até inimaginável. Acontece, no entanto, que o domínio de pessoas sobre pessoas realmente aconteceu e se consolidou como um dos mais turvos períodos da história nacional.

O pior de tudo é que essa época de dores e opressão dos negros africanos no país não se encerrou há tanto tempo assim. Por meio das fotos que você confere abaixo, tiradas por volta dos anos de 1860 e 1885, é possível notar o quão recente ainda é essa parte da história, embora os registros que listamos tenham mais de 150 anos. (Clique para ler também: As terríveis experiências médicas do Nazismo).

Aliás, só para explicar, as fotografias que você vê abaixo são parte do acervo do Instituto Moreira Salles. Todas elas foram feitas devido à paixão do Imperador Pedro II pela arte de fotografar e fez do Brasil um dos primeiros lugares do mundo a desenvolver a prática.

Confira as imagens:

1.

1

Senhora branca na liteira, uma espécie de cadeira, usada para fazer o transporte individual de pessoas. Os escravos, claro, faziam o transporte. Bahia 1860.

2.

2

Primeiro registro fotográfico que se tem notícia no Brasil do trabalho de escravos no interior de uma mina de ouro. Minas Gerais, 1888.

3.

3

Uma ama negra – que fazia as vezes de babá e, em alguns casos, até amamentavam os filhos de seus senhores – carregando um bebê branco. Bahia, 1870.

4.

4

Nem as mães de crianças de colo eram poupadas do trabalho. Na foto, uma mãe escrava carrega seu filho nas costas enquanto cuida dos afazeres. Bahia, 1884.

5.

5

A extração de ouro era feita também fora das minas, nos rios. Na foto, como era feita a lavagem do minério em Minas Gerais, no ano de 1880.

6.

6

O contraste entre a criança branca e as demais, negras. Uma com seu brinquedo, as outras com seus farrapos. Fazenda Quititi, Rio de Janeiro, 1865.

7.

7

A colheita do café, totalmente manual, feita por escravos. Rio de Janeiro, 1882.

8.

8

Mais escravos em outra colheita de café. Dessa vez no Vale do Paraíba, também em 1882.

9.

9

A feira de rua também era responsabilidade dos escravos das grandes fazendas. Rio de Janeiro, 1875.

10.

10

Uma das poucas oportunidades de descanso. Rio de Janeiro, 1861.

11.

Essa é a única foto que não faz parte da seleção do Instituto Moreira Salles. Ao contrário das outras, ela quebra totalmente o romantismo da escravidão e mostra como as pessoas eram tratadas, com açoites, caso cometessem erros ou aborrecessem seus donos.

O impressionante estudo fotográfico da humanidade por Steve McCurry

Matéria anterior

Como é fabricado um iPhone na China? Conheça o lado obscuro do iPhone 6!

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar