Entretenimento

14 brasileiros que você não sabia que concorreram a um Oscar

0

Quando se fala em cinema nacional e Oscar, nem sempre é fácil fazer essa associação. Com espaço reduzido para filmes estrangeiros, o Oscar nem sempre tem espaço para filmes, atores e diretores brasileiros.

Apesar disso, alguns artistas e produções de nosso país já conseguiram chegar lá. Ainda que não tenha tido vitórias relevantes na história da premiação da Academia (as duas estatuetas conquistas não foram tão brasileiras assim), o Brasil tem a segunda melhor participação na premiação de toda a América do Sul, perdendo para o cinema da Argentina.

Sem mais delongas, confira aqui os filmes que contaram com brasileiros que concorreram ao Oscar ao longo de sua história.

1 – Brasil

Apesar do título, o filme é uma produção realizada nos Estados Unidos. Ainda assim, um brasileiro foi indicado na premiação. Ary Barroso concorreu em Melhor Canção Original e foi o primeiro compositor latino-americano indicado.

2 – Orfeu do Carnaval

O primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar disputou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O filme faturou o prêmio em 1960, mas como foi feito em parceria com França e Itália, acabou concorrendo como filme francês, e não brasileiro.

3 – O Pagador de Promessas

Foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, em 1963.

4 – O Beijo da Mulher-Aranha

Recorde de indicações, o filme de Hector Babenco concorreu ao Oscar em quatro categorias, em 1986, Melhor Ator (William Hurt), Melhor Diretor (Hector Babenco), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Dentre as indicações, o filme faturou o prêmio de melhor ator, mas como a produção foi realizada em parceria com os Estados Unidos, não foi dessa vez que um ator daqui saiu com a estatueta, que ficou nas mãos de William Hurt.

5 – O Quatrilho

A produção nacional concorreu à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996.

6 – O Que é Isso, Companheiro?

Em 1998, o filme de Bruno Barreto foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro.

7 – Central do Brasil

A produção concorreu em duas categorias. Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz, mas perdeu para Gwyneth Paltrow, por seu papel em Shakespeare Apaixonado. Central do Brasil também concorreu a Melhor Filme Estrangeiro, mas a estatueta ficou com A Vida é Bela, que também disputava em Melhor Filme, em 1999.

8 – Uma História de Futebol

O filme de Paulo Machline concorreu na categoria Melhor Curta-metragem em Live-action, em 2001.

9 – Era do Gelo

Lançado pela 20th Century Fox, nos Estados Unidos, a animação foi dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, que recebeu uma indicação ao Oscar. A categoria de Melhor Animação, no entanto, viu A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, como produção vencedora.

10 – Cidade de Deus

O clássico do cinema nacional de 2004 foi indicado a quatro categorias na maior premiação do cinema mundial. O filme disputou prêmios de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).

11 – Lixo Extraordinário

Na categoria de Melhor Documentário, o filme feito em parceiro com o Reino Unido, em 2011, foi indicado, mas não venceu.

12 – Rio

Em 2012, Sérgio Mendes e Carlinhos Brown concorreram a um Oscar por Melhor Canção Original, por seu trabalho na animação Rio. A canção tinha apenas uma concorrente, mas não conseguiu a estatueta.

13 – O Sal da Terra

O Sal da Terra concorreu ao prêmio de Melhor Documentário, em 2015.

14 – O Menino e o Mundo

Em 2016, a obra de Alê Abreu concorreu a Melhor Filme de Animação, mas o prêmio ficou nas mãos de Divertida Mente.

Indicações já temos muitas, mas será que vai demorar muito para que a gente veja uma dessas estatuetas vindo para o Brasil?

Por que os orientais deixam os sapatos na porta de casa, antes de entrar?

Matéria anterior

Para esta jovem, ganhar na loteria foi a pior coisa que aconteceu em sua vida, entenda

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.