Podemos dizer que as logos são a primeira impressão que temos sobre as marcas, porque geralmente são o primeiro contato que temos com elas. E uma logo pode dizer muito além daquilo que vemos a princípio. Por isso é muito importante que estejamos atentos quando vemos alguma dessas. Você é capaz de reconhecer uma marca apenas olhando sua logo?
O mundo hoje está cheio de marcas, logos, e campanhas publicitárias para todos os lados. Isso, claro, porque o importante é vender cada vez mais. E o pior: nós, como “vítimas” desse sistema, consumimos tão intensamente os produtos e suas marcas quanto as empresas querem. Já leu nossa matéria com as 6 marcas caras no Brasil mas que sã comuns em seus países de origem?
Tudo bem que as vezes ficamos realmente indignados, mas a maneira com que os designers conseguem ter ideias geniais e colocar algumas mensagens subliminares dentro da marca, e pensando nisso, nós selecionamos algumas marcas com logos que tem mensagens subliminares que provavelmente você nunca reparou, confira:
1 – FedEx
Essa é uma das logos mais conhecidas do mundo, e caso você nunca tenha percebido, existe uma mensagem entre as letras “E” e “X”. No espaço em branco existe uma seta que representa subliminarmente velocidade e precisão.
2 – Wendy
Se vocês prestarem bem atenção na gola da menina da marca Wendy, vocês poderão ver a palavra “mãe”, sugerindo que a sua cozinha é como as refeições da mamãe.
3 – O jardim Zoológico de Pittsburgh
O espaço em branco no logotipo tem um gorila e um leão, e não é muito difícil de enxergar.
4 – Fórmula 1
Dê uma boa analisada na logo da Fórmula 1 e vocês verão que o logotipo da corrida, em meio ao espaço branco entre “F” e “1”, a parte branca forma o número “1”.
5 – Amazon.com
Se vocês acham que o logotipo da Amazon.com existe só essa seta que parece um sorriso, vocês estão completamente enganados. A seta está entre a letra “A” e a letra “Z”, que indica que a Amazon.com tem de tudo, de “A” a “Z”.
6 – Tostitos
E aí, conseguiu encontrar alguma mensagem subliminar na logotipo do Tostitos? Reparem que as duas letras “T” estão festejando em volta de uma bacia de molho, que é o pingo do “i”.
7 – Tour de France
Conseguem ver algum ciclista no logo da Tour de France? Observe que a letra “o”, “u” e “r” se reúnem com o ponto amarelo para formar a imagem.
8 – Toblerone
O logotipo da Toblerone tem a imagem de um urso escondida na montanha Matterhorn, que é onde a marca se originou.
9 – Kölner Zoo
O logotipo eesconde na silhueta do elefante, uma girafa e um rinoceronte, o espaço vago nas pernas traserias do elefante tem o mole das Torres gêmeas da Catedral de Colónia.
10 – Elefont
O designer desse logo fez um trabalho muito simples, porém eficaz. Se vocês olharem atentamente, vão encontrar uma tromba de elefante no espaço vazio da letra “e”.
11 – Bronx Zoo
O espaço em branco do logo revela a icônica cidade de Nova York, com edifícios altos entre as pernas das girafas.
12 – Unilever
Unilever produz muitas coisas, o que torna difícil manter controle de tudo o que fazem. Para nossa sorte, existem símbolos de quase tudo que eles fazem bem na logo.
13 – Gillette
Repare bem e note que a letra “G” e “I” foram perfeitamente cortados para representar a nitidez e precisão dos aparelhos de barbear da Gillette.
14 – McDonald’s
Todo mundo sabe que os arcos da letra “M” significam “McDonal’s”, certo? Mas o que muitas pessoas não sabem é que em 1960, na concepção do psicólogo Louis Cheskin, os clientes reconheceriam inconscientemente o logo como simbolo de um par de seios nutritivos, mas com certeza essa sua concepção não deu nada certo.
E aí amigos, já tinham reparado em todas essas mensagens subliminares dentro das marcas? Comentem!
Comentários