Curiosidades

15 imagens que mostram a realidade por trás dos produtos ”made in China”

0

Eu tenho certeza que você tem vários, ou pelo menos um produto que seja “made in China”, feito na China, certo? Todos nós temos e continuamos a comprar produtos vindos do país asiático. Até aí tudo bem, capitalismo, mercado, demanda e procura, tudo isso são termos que estamos bem acostumados a lidar. E continuamos e iremos continuar a comprar esses produtos devido ao custo benefício. Isso porque a maioria deles atendem a um propósito. Do mesmo modo, custam muito menos do outros produtos nacionais ou importando de outros países. Mas o problema é que, para a gente pagar pouco por esses produtos, alguém que pagar por isso de outra forma. É aí que entra a exploração do trabalho.

Não deve ser uma novidade que irá te chocar. Até porque, quase todo mundo sabe que grandes marcas, muito usadas no mundo inteiro, usam força de trabalho escrava e infantil, em países mais pobres. O que não é diferente da China. Que embora esteja entre os países mais pobres do mundo, tem um histórico gravíssimo de trabalho e exploração infantil. É uma realidade que não vem estampada nas caixas dos produtos importados de lá. Mas, vez ou outra, a gente recebe a notícia de que algum cliente encontrou um pedido de socorro, em produtos assim.

São trabalhos forçados, jornadas de trabalho absurdas, salários baixíssimos e péssimas condições de trabalho. Essa é a realidade de muitas pessoas e crianças ao redor do mundo que trabalho na confecção de produtos que são importados para outros lugares. É uma situação tão absurda que, por vezes, essas pessoas chegam a ganhar centavos por um produto, quando vendido pode custar até milhões.

Produtos “made in China

Então, a fim de mostrar um outro lado de todo esse consumismo e nos colocar a parte de como são feitos muitos produtos que usamos no nosso dia a dia, o fotógrafo Michael Wolf decidiu fazer um trabalho diferente. Ele visitou algumas fábricas de brinquedos, bonecos e diversos produtos com o selo “made in Chin” e registrou imagens dos processos por trás de toda essa indústria gigantesca. Não se iluda achando que aquela boneca da moda, que você comprou para sua sobrinha, foi feita por uma máquina.

Obviamente, não se pode generalizar todo o processo, mas a verdade é que grande parte dessa indústria é baseada na exploração do trabalho. Levando em consideração que, na China, a idade mínima para trabalho é de 16 anos, não é incomum encontrar jovens menores do que isso trabalho, em grandes fábricas.

Confira a seguir, 15 imagens que mostra a dura realidade por trás dos produtos “made in China”.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

#15

Enfim, e você, já tinha ouvido falar sobre o sistema de operários mal pagos para fazer esse tipo de produto? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Como morreram os Mamonas Assassinas?

Matéria anterior

7 assassinatos não resolvidos que aconteceram no Halloween

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.