• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 imagens que mostram mulheres antes e depois de dar à luz

POR Jesus Galvão    EM Entretenimento      12/08/19 às 23h16

Tornar-se mãe é indiscutivelmente uma grande mudança na vida de uma mulher. A maternidade afeta sua vida de todas as suas formas. Muito provavelmente, sua mãe precisou mudar muita coisa em sua própria vida, quando você nasceu. Portanto, o mínimo que podemos fazer em troca é ser gratos àqueles que nos deram a vida.

Filhos representam mais responsabilidades. Afinal, até que as crianças consigam crescer e se tornar seres autônomos, são os pais quem precisam se preocupar com quase tudo em relação à vida deles. E essa, nem de longe, é uma tarefa fácil de se realizar.

São muito diversas as nuances que a maternidade abriga. Pensando nisso, a fotógrafa lituana, Vaida Razmislavi??, decidiu criar uma série em homenagem às mamães. "Tornar-se mãe" é um projeto que visa mostrar como dar à luz muda uma mulher. Ao todo, foram fotografadas 33 mulheres. Os registros foram feitos antes e depois do parto. Em suma, segundo a fotógrafa, ela escolheu concentrar as imagens em seus olhos.

Concepção

"Para este projeto, escolhi um formato muito simples, como se estivesse tirando fotos de passaporte", escreveu ela. "Eu queria destacar o olhar de minhas modelos, tirando tudo que pudesse interferir (isto é, a barriga). A maternidade é uma experiência profunda, cheia de alegria, dor, exaustão e amor", disse Vaida. "Quando uma mulher se torna mãe, ela realmente sente sua energia interior. Sua intuição se torna mais forte e sua sabedoria alcança novas alturas".

Mudanças essas que, segundo Vaida, ela passou sozinha. "Antes do meu primogênito, minha ideia de maternidade era muito diferente", disse ela, em entrevista ao Bored Panda. "Para ser honesta, eu não senti o instinto da maternidade quando o levei em meus braços pela primeira vez. Aprendi tudo ao longo do caminho, inclusive ignorando velhos conhecimentos e aumentando a coragem de confiar em minhas próprias decisões".

Por outro lado, ela afirma que o projeto foi concebido quando ela conheceu algumas pessoas. Pessoas estas que costumam pensar que um filho recém-nascido é um obstáculo para os pais. "Eu queria mostrar que é possível continuar vivendo em harmonia mesmo depois de ter um bebê", disse ela.

Da mesma forma, ela sabe disso. A fotógrafa conseguiu fazer seu mestrado sabendo disso. E conquistou o título enquanto ainda precisava criar seus dois filhos. Segundo ela, o mais interessante foi perceber todos os pequenos detalhes que mudaram. Mesmo que com apenas alguns meses.

"De certa forma, com este projeto, acabei me curando. Olhando diretamente para os olhos dessas mulheres, revivi dando à luz meu primeiro filho. Todos os traumas e medos que eu prendi em algum lugar dentro de mim voltaram, apenas para desaparecer no processo. Percebi a jornada em que estive como mãe. Os frutos que estou colhendo hoje. Agora que meus filhos estão quase todos crescidos".

Parto

"Eu tomei o meu tempo antes de tornar este projeto público", acrescentou Vaida. "Eu queria publicar essas fotos todos os dias, no entanto, parecia que não era a hora certa. Era como se a série estivesse esperando por seu próprio nascimento. Eu tive que parar de me criticar por isso. Este período foi muito parecido com o momento em que você está esperando para alguém nascer. E ele termina da mesma forma também: você não pode controlá-lo, você apenas tem que deixar ir e acreditar que isso vai acontecer quando for o momento."

A fotógrafa se disse muito grata a todas as mulheres que participaram do projeto. Especialmente por sua paciência. De todas as 33 mulheres fotografadas, nasceram 36 crianças. Incluindo três pares de gêmeos. No total, nasceram 20 meninos e 16 meninas. Alguns deles até mesmo já comemoraram seu primeiro aniversário.

Para o projeto, Vaida se preocupou em apenas utilizar iluminação natural. Porém, ela se esqueceu que a luz no verão e no inverno é diferente. Sendo assim, foi então necessário o uso de pós-produção nas imagens. O que foi bastante criticado por algumas pessoas. "Agora, se eu pudesse fazer tudo de novo, usaria iluminação artificial, tentando manter as mesmas condições para cada foto".

Abaixo, você confere uma amostra da série de fotos produzida por Vaida em relação à maternidade. Para ter acesso a todo seu portfólio, acesse seu site oficial, sua conta no Facebook e Instagram.

Tornar-se mãe

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

#15

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Além disso, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Imagens Vaida Photo
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+