CuriosidadesHistória

15 imagens que resumem perfeitamente o terror que foram as Guerras Mundiais para o planeta

0

Ao estudarmos história mundial, no livros, nos filmes, aprendemos um pouco sobre o terror das guerras. Alguns que ainda possuem avós, talvez até bisavós, que se lembram de algum período ou história contada pelos pais e avós, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de detalhes sobre esse período.

Mas ainda assim, nós nunca saberemos como viveram aqueles que aqui estavam no período das Guerras Mundiais. Além de imagens e vídeos, só nos cabe à imaginação trabalhar para conseguirmos, que sabe, ter uma ideia de como realmente as coisas aconteceram.

Para quem não conhece, e tem interesse, alguns dos filmes que retratam esses períodos são: Stalingrado – A batalha final; A queda – As últimas horas de Hitler; Cartas de Iwo Jima; A lista de Schindler; Além da linha vermelha; O resgato do soldado Ryan, entre tantos outros.

A nossa redação selecionou uma lista de imagens que resumem perfeitamente o terror que foram as Guerras Mundiais. Confira.

Segunda-Guerra-MundialCorposprimeira-guerra-mundial-gas-mostarda-noticias-seu-history-channelprimeira_guerra_mundialimage037guerra_vietn-7_thumb5

Medic James E. Callahan of Pittsfield, Mass., gives mouth-to-mouth resuscitation to a dying soldier in war zone D, about 50 miles northeast of Saigon, June 17, 1967. Thirty-one men of the 1st Infantry Division were reported killed in the guerrilla ambush, with more than 100 wounded. (AP Photo/Henri Huet)

4959464644_0dd7b4e827_b

A U.S. infantryman from A Company, 1st Battalion, 16th Infantry carries a crying child from Cam Xe village after dropping a phosphorous grenade into a bunker cleared of civilians during an operation near the Michelin rubber plantation northwest of Saigon, August 22, 1966. A platoon of the 1st Infantry Division raided the village, looking for snipers that had inflicted casualties on the platoon. GIs rushed about 40 civilians out of the village before artillery bombardment ensued. (AP Photo/Horst Faas)

4958871051_8870bf7650_b4958870805_fd2686f69d_b

4958870743_5fa8b97291_b2.IIGM2.IGM1.IIGM1.IGM

É importante deixarmos aqui, algumas consequências das Guerras Mundiais. Durante a primeira GM, morreram aproximadamente nove milhões de pessoas, entre civis e militares, enquanto o número de feridos foi de trinta milhões. Houve o desenvolvimento de vários tipos de armamentos, como aviões e tanques de guerra. A desintegração de impérios como o Austro-Húngaro e Otomano. O fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial. A criação da Liga das Nações, com o objetivo de manter-se a paz mundial. A assinatura do Tratado de Versailhes, que impôs uma série de penalidades à Alemanha. Gerou crise econômica na Europa, em função da devastação causada e dos elevados gastos militares. Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira. Sentimento de revanchismo alemão, em razão do Tratado de Versailhes.

Já a Segunda Guerra deixou Inglaterra e França devastadas, e a partir daí o mundo passou a ser divido entre as ideologias estadunidenses e soviéticas. Com a expansão da URSS, houve maior procura pelo socialismo marxista e então vários países adotaram um governo comunista. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. Contribuiu com os países a terem indústrias de metais pesados. Diversas conferências foram realizadas para a definição da divisão territorial alemã. Os países europeus, num geral, sofreram uma grande crise, além de perderem a guerra, perderam, também, seu caráter cultural, político e econômico. A criação das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 1945.

Não se esqueçam de comentar, deixar sugestões e, se necessário, correções históricas!

O que aconteceu com o ET brasileiro Bilu ?

Matéria anterior

Conheça a maldição assassina do Isqueiro Branco

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.