Terror e Sobrenatural

17 fotos de palhaços do passado que vão assombrar seus pesadelos

0

De onde surgiu o medo de palhaços? A essência desse personagem, na teoria, sugere a promoção de risadas, de alegria e de bem estar. As crianças supostamente amariam por natureza a inocência dos palhaços, e nessa linha de pensamento não faria sentido o medo que algumas pessoas desenvolvem por essa figura. Na prática, é cada vez mais crescente a fobia pelos palhaços. Os circos tradicionais estão definhando, o cinema prefere retratar o personagem pela ótica do terror, exatamente porque o imaginário popular já está calcado: o nariz colorido, o sorriso exagerado, o olhar arregalado, o cabelo em tufos, a roupa desproporcional… O palhaço pode sim causar medo.

Uma pesquisa realizada em 2014 com duas mil pessoas pelo “Instituto YouGov”, na Inglaterra, colocou o palhaço em décimo lugar de um ranking de figuras com maior potencial para despertar fobias.

Outro estudo, publicado pela revista científica “New Ideas in Psychology”, elencaram que o fator da imprevisibilidade causado pelos palhaços gera desconfiança do público que não sabe o que esperar desses personagens. Aproximadamente 1,3 mil pessoas com mais de 18 anos listaram características considerada por eles arrepiantes, além de ranquear as profissões que seriam assustadoras: como é de se esperar, os palhaços lideraram a pesquisa.

A fobia dos palhaços se tornou tão popular que a ciência tem um nome específico para esse medo: chama-se “Coulrofobia”. Que consiste em um transtorno de ansiedade, no qual o indivíduo ao se deparar com um palhaço ou uma imagem que lembre o personagem, desenvolve ataques de pânico, arritmia cardíaca, falta de ar, suores e náuseas.

Essa fobia é classificada pela psicologia dentro do “Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” e se enquadra em um fobia mais ampla de personagens e/ou pessoas vestidas com trajes de fantasia.

Acredita-se que a associação do palhaço com o terror tenha surgido a partir do ícone, Joseph Grimaldi, o primeiro a pintar o rosto completamente de branco e cores fortes para ressaltar a boca e os olhos. Suas apresentações era exultadas pela crítica e pelo público, mas a vida trágica do indivíduo por trás do personagem foi um dos princípios para a sugestão do medo e da desconfiança.

O que se sabe é que Grimaldi teve uma infância difícil. Filho de um pai alcoólatra, agressivo e abusivo, Grimaldi cresceu com uma personalidade instável, sendo primeiro batedor de carteiras. O mito à respeito dele é que por tabela ele também se tornou um péssimo pai. Que deixava seus filhos passando fome e os obrigava a assisti-lo comendo. Também se conta que um dos seus filhos se suicidou devido à pressão doméstica. E boatos não confirmados dizem ainda que Grimaldi era pedófilo e se casou com um garota de 13 anos.

Tudo isso contribui para a construção de espanto, horror e insegurança ao redor da figura do palhaço. Óperas trágicas como “Pagliacci” de  Ruggero Leoncavallo provam a consistência do pensamento que foi se firmando pouco a pouco na opinião pública.

Além disso, o cinema também ajudou a consolidar essa imagem. Filmes como “It – Uma obra prima do medo” auxiliaram a perpetuação desse estereótipo, e como é de praxe, assassinos reais inspirados por filmes ou por suas próprias mentes doentias, também já se fantasiaram dessa roupagem, como é o caso do serial killer “John Wayne Gacy Jr. que assassinou 33 vítimas e os enterrou em seu próprio quintal.

John Wayne se aproximava de jovens se fantasiando de palhaço em festas, hospitais e ações de caridade. Ele foi condenado à morte e sua história foi amplamente promovida pela indústria cinematográfica.

Mas como explicar o caso de crianças que desenvolvem o medo de palhaços antes mesmo de saberem de todas essas histórias? A psicóloga Semiramis Vedovatto explica que a fobia pode surgiu em crianças mais tímidas, “causado por alguma experiência desagradável, como uma aproximação abrupta, que assusta a criança. Outro motivo é quando os pais não avisam sobre o palhaço e ele resolve pegar o pequeno no colo”, explica a psicóloga para o jornal Gazeta do Povo.

Esclarecido a origem do seu medo, mas não a sua curiosidade, vamos aos registros. Se você está psicologicamente preparado, acompanhe 17 fotos que explicam o porquê de ser tão natural ter fobia de palhaços. Confira:

#1 Um sorriso perturbador

#2 Um olhar estranho, uma posição ainda mais estranha

#3 Palhaços decadentes e uma criança inocente

#4  Quem gostaria de receber uma visita dessas no hospital?

#5  O que você faria se encontrasse um palhaço desses na rua?

#6 Porque essa família está calma? Eles viram o monstro que está atrás deles?

#7  Supostamente os palhaços são personagens felizes e bem humorados

#8 São pessoas fantasiadas ou são fantasias ambulantes?

#9 Esse tem um olhar louco

#10 Amigos para sempre

#11 Chegue mais perto, amiguinho

#12 Os pais insistem em traumatizar as crianças

#13 Que sorriso simpático. Só que não.

#14 Pronto para matar

#15 Esse é inofensivo, né? Olhe um pouco mais e você sairá correndo.

#16 Eu, eu mesmo e a loucura

#17  A última foto, literalmente.

E aí? Essas fotos despertaram o seu medo? Não é por menos. Há algo de perturbador na figura e nos trejeitos histérico dos palhaços. Mas nada melhor do que superar a sua fobia encarando o medo de frente.

Não esqueça de deixar o seu comentário sobre as fotos e aproveite também para mandar a matéria para os seus amigos e familiares que vão “adorar” esses registros.

7 situações embaraçosas que as mulheres tiram de letra e os homens surtam

Artigo anterior

5 histórias mais controvérsias e polêmicas dos Vingadores

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido