18 fatos científicos que as pessoas dos anos 90 acreditavam que eram verdade

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      01/04/15 às 21h48

Nos últimos anos a ciência evolui consideravelmente. Se olharmos um pouco para trás, nos anos 90, por exemplo, vamos perceber que muitas coisas que acreditávamos ser verdade, foram superadas.

Quando o assunto é ciência então, nem se fala. Diversos fatos científicos foram revistos, corrigidos e até mesmo derrubados de lá para cá. Que tal relembrar alguns deles?

1. "Os dinossauros morreram por causa de um vulcão"

1

A teoria do vulcão foi uma das opostas amplamente aceitas para explicar a extinção dos dinossauros. Mas os geólogos não encontraram uma cratera asteroide de 65 milhões de anos de idade.

O que anulou a teoria vulcão por um tempo. No entanto, mais recentemente, os cientistas passaram a considerar que os dinossauros podem ter sido extintos por causa de uma mistura das duas teorias.

2. "Há diferenças genéticas entre as raças"

2

Não há muita diferença genética nem mesmo entre uma a uva e o ser humano, já que compartilhamos cerca de um quarto dos nossos genes com a uva parvos.
Estudos genéticos de 2002 descobriram que há diferenças genéticas maiores entre os povos africanos do que há entre eles e europeus e asiáticos, por exemplo.

3. "Existem apenas nove planetas"

3

No passado, os cientistas teorizaram a existência de inúmeros planetas, mas a existência do primeiro planeta fora do nosso sistema solar só foi realizada em 1992.

"Uma das maiores descobertas dos últimos 20 anos é que há um grande número de planetas em torno de estrelas distantes. Há um grande número de planetas semelhantes à Terra. Ninguém sabia disso na década de 1990", afirma o cientista Peter Galison.

4. "Os dinossauros tinham essa aparência:"

4

A crença de que os dinossauros eram exatamente como na imagem se deu graças ao Steven Spielberg e seus filmes.  Hoje em dia, muitos paleontólogos afirmam que a maioria dos dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, tinham penas.

[caption id="attachment_41567" align="aligncenter" ] Uma visão mais realista seria assim. Uma visão mais realista seria assim.[/caption]

5. "Os seres humanos modernos não evoluíram na África"

5

A teoria multirregional foi uma das teorias opostas ao "Modelo fora da África", até que caiu em desuso graças a evidências genéticas. De acordo com a teoria multirregional, os nossos ancestrais hominídeos adiantados deixaram a África 2000 mil anos atrás, e, em seguida, se estabeleceram em diferentes lugares ao redor do mundo, como Europa e Ásia.

Os hominídeos da Europa evoluíram para seres humanos, já os hominídeos asiáticos evoluiu para outro grupo de seres humanos. Acontece que, os primeiros hominídeos evoluíram para seres humanos na África cerca de 200.000 anos atrás , em seguida, eles migraram para diferentes partes do mundo, isso há apenas uns 60 mil anos atrás.

Basicamente, somos todos descendentes de um grupo original de seres humanos africanos.

6. "Neandertais eram estúpidos"

6

Alguns cientistas teorizavam que os neandertais morreram porque os Homo sapiens eram mais inovadores e desenvolveram as melhores ferramentas, redes sociais, e habilidades de caça.

Mas uma nova pesquisa arqueológica publicada em 2014 sugere que os seres humanos não eram cognitivamente superiores. Neandertais tinham ferramentas avançadas e eram caçadores habilidosos, além de socializadores. Não temos certeza sobre por que eles foram extintos, mas certamente a explicação é mais complexa do que a mais utilizada nos anos 90.

7. "neandertais e homo sapiens não existiram ao mesmo tempo"

7

De fato, alguns cientistas chegaram a teorizar que talvez neandertais tivessem evoluídos para seres humanos. Mas os arqueólogos encontraram alguns esqueletos humanos que eram realmente antigos, o que provou que os neandertais e os humanos coexistiram por milhares de anos.

8. "neandertais não tinham relações sexuais com os seres humanos"

8

Uma equipe de pesquisadores sequenciaram o genoma Neanderthal em 2010 e o compararam aos dos seres humanos. O resultado do experimento indicou que a maioria dos humanos que vivem fora da África têm cerca de 1 a 4% de DNA Neanderthal.

9. "A Terra pode ser o único lugar onde existe água"

9

Desde os anos 90 foram descobertas várias evidências de que Marte tem uma grande quantidade de água. Há ainda mais água na lua de Júpiter do que existe na Terra, de acordo com a NASA.

Só neste mês, por exemplo, os pesquisadores descobriram um oceano na maior lua de Júpiter, Ganimedes, e evidências de água na lua de Saturno, Enceladus.

10. "Os seres humanos e os chimpanzés surgiram em torno 4 a 6.000.000 anos atrás"

10

Um estudo de 2012 publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences sugere que os humanos e os chimpanzés surgiram muito mais cedo do que os cientistas pensavam, há cerca de 7 a 8 milhões de anos atrás.

11. "Organismos complexos , como os seres humanos, têm mais genes do que os organismos simples, como a ameba"

11

Antes da conclusão do Projeto Genoma Humano , em 2003, os cientistas estimavam que os seres humanos tinham cerca de 100.000 genes. Além disso, eles acreditavam também que as espécies complexas tinham um maior número de genes do que as mais simples.

Acontece que, na verdade, temos cerca de 19.000 a 20.000 genes . Nós também descobrimos que uma pequena planta de musgo tem cerca de 32.000 genes. Utilizando essa lógica, uma planta é mais complexa do que o Einstein.

12. " O faraó Tutankhamun foi assassinado."

12

Ao contrário do que se imaginava, em 2006 cientistas encontraram evidências de que o jovem faraó morreu em um acidente e não assassinado.

No entanto, uma autópsia virtual realizada em 2014 apontou que seu corpo era cheio de problemas genéticos. Ele possuía várias deficiências e um sistema imunológico debilitado. Ou seja, o que provavelmente o matou não foi o acidente, mas o fato de ele ser filho de incesto.

13. "O universo está desacelerando"

13

Até o final da década de 1990, os cientistas pensavam que a gravidade estava desacelerando a expansão do universo. "As recentes descobertas nos apontaram que o universo está avançando mais e mais rápido", disse Galison.

Isso mudou tudo o que sempre soube sobre o cosmos. "Foi notícia de primeira página. Ele tinha um grande efeito pública", disse ele.

14. "Os pássaros não são tão inteligentes"

14

Porque estamos acostumados a pensar que nenhum outro animal, além de nossos parentes mais próximos, como os chimpanzés, poderia realmente ser inteligente?

Na década de 1990, a ideia de que um pássaro poderia pensar era absurda. Mas de acordo com estudos de 2005  os pássaros são sim inteligentes. A pesquisa apontou evidências de que algumas aves, como papagaios e corvos, têm inteligência parecida com a de um macaco.

Seus cérebros anteriores são aproximadamente do mesmo tamanho, e em alguns casos, eles são ainda mais inteligentes do que os macacos.

15. "As úlceras são causadas por stress"

15

Úlceras são causadas por bactérias, e os pesquisadores que comprovaram isso ganharam um Prêmio Nobel em 2005.

16. "O universo tem 13.730.000.000 anos de idade"

16

A possível real data de nascimento do universo foi descoberta na missão Planck da Agência Espacial Europeia. Os pesquisadores envolvidos constataram que o universo tem na verdade 13.820.000.000 anos de idade.

17. "Os buracos negros não existem perto de estrelas jovens"

17

O telescópio Hubble encontrou evidências de um buraco negro supermassivo no centro da nossa própria galáxia, de acordo com Galison.

"Há uma outra galáxia, M87, que tem um buraco negro central com massa equivalente a bilhões de sóis. Este buraco não era conhecido há décadas. Os buracos negros realmente desempenham um papel importante na dinâmica das galáxias. Mais importante até do que o que nós suspeitávamos", diz o cientista.

18. "Plutão é um planeta"

18

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Havard rebaixaram o Plutão à condição de planeta anão, dessa maneira ele deixou de ser considerado um planeta. Ainda existe muito debate e algumas controvérsias sobre o assunto.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+