CuriosidadesHistória

19 fotos da batalha de Guadalcanal, a primeira ofensiva americana da Segunda Guerra Mundial

0

Apesar de não ser tão conhecida como “Midway” ou “Iwo Jima”, a Batalha de Guadalcanal teve um papel basilar na Segunda Guerra Mundial. Com duração de seis meses, a campanha aconteceu na ilha de Guadalcanal, uma das Ilhas Salomão localizada no Pacífico Sul. A batalha começou com a captura bem-sucedida das Ilhas Salomão pelos fuzileiros navais dos EUA. Contudo, se arrastou por muitos meses, enquanto os japoneses tentavam retomar à ilha e seu campo de pouso crucial. No fim do conflito, ambos os lados sofreram grandes perdas de soldados, navios e aeronaves. Ao contrário das forças dos EUA, os japoneses não conseguiram sustentar isso e foram forçados a permanecer na defensiva pelo resto da guerra. Confira, abaixo, fotos da batalha de Guadalcanal, a primeira ofensiva americana da Segunda Guerra Mundial.

Embora os Estados Unidos já estivessem envolvidos na Segunda Guerra Mundial com o apoio das operações defensivas dos Aliados, o país ainda não havia iniciado nenhuma campanha ofensiva. Os EUA declararam neutralidade no início da guerra em 1939. Porém, declararam guerra às potências do Eixo Europeu em dezembro de 1941. Os norte-americanos não podiam mais negar a crescente ameaça japonesa.

O Japão controlava grande parte da região da Ásia-Pacífico e até planejava invadir a Austrália. Na verdade, a inteligência militar informou que os japoneses estavam construindo um aeródromo em Guadalcanal. O objetivo seria o de usar a região para ajudar no processo de conflito. Aos olhos dos estadunidenses, um movimento ofensivo para o Pacífico fora crucial.

No final de julho, as forças dos EUA se reuniram perto de Fiji para preparar a captura de Guadalcanal, o maior do protetorado das Ilhas Salomão, na Grã-Bretanha. As tropas japonesas, com a ajuda de trabalhadores recrutados da Coreia, estavam construindo uma pista de pouso em Lunga Point. Cerca de 11 mil fuzileiros navais americanos desceram às margens da ilha de Guadalcanal durante a invasão. Eles rapidamente conquistaram o controle da ilha.

Mais importante: a Marinha dos EUA confiscou o aeródromo japonês e o renomeou como Henderson Field. Esta pista se tornaria o ponto focal da batalha pelos próximos seis meses. A Campanha de Guadalcanal tornou-se, assim, a primeira ofensiva militar americana da Segunda Guerra Mundial – e sua primeira invasão anfíbia desde 1898.

No entanto, muitas complicações surgiram no meio do percurso. As altas temperaturas, o ar úmido e as selvas molhadas foram um desafio físico e mental para os fuzileiros navais. Uma epidemia de malária e doenças de pele também invadiram as tropas aliadas. No final da Batalha de Guadalcanal, os japoneses haviam perdido cerca de 19 mil de suas 36 mil tropas do exército (muitas delas em razão de doenças e desnutrição), 38 navios e 683 aeronaves.

Embora os aliados tivessem se saído melhor, a campanha de Guadalcanal foi um esforço dispendioso para eles também: eles perderam cerca de 7.100 dos 60.000 homens, 29 navios e 615 aeronaves. Confira 19 fotos da batalha de Guadalcanal, a primeira ofensiva americana da Segunda Guerra Mundial:

1- Tropas dos EUA testam equipamentos de comunicação

2- Uma arma japonesa capturada pelas forças americanas em Guadalcanal

3- Um soldado dos EUA usa uma arma incendiosa durante a batalha

4- Um navio japonês permanece suspenso nas águas tranquilas do Canal Sealark, perto de Guadalcanal

5- Um fuzileiro naval dos EUA estabelece uma posição defensiva em Guadalcanal

6- Soldados dos EUA realizam um concurso de animais com Patricia O’Neill, voluntária da Cruz Vermelha Americana

7- Integrantes das tropas secam suas munições

8- Papai Noel, de capacete e com um bigode, entrega presentes aos soldados americanos feridos (1942)

9- Membros do 1º Batalhão operam uma arma antiaérea

10- Fuzileiros navais dos EUA operam equipamentos de comunicação

11- Fuzileiros navais dos EUA carregam um companheiro ferido em um barco de transporte

12- Desembarque em Guadalcanal

13- Fuzileiros norte americanos fazem a manutenção de equipamentos

14- As tropas americanas do 160º Regimento de Infantaria correm a partir de um barco de desembarque em Guadalcanal

15- Fuzileiros navais dos EUA carregam um companheiro ferido durante o combate, perto do rio Kokumbona

16- Tropas americanas descarregam suprimentos nas margens da ilha de Guadalcanal

17- Tropas americanas trazem suprimentos para a ilha de Guadalcanal

18- Fuzileiros navais dos EUA manuseiam arma capturada

19- Grupo de fuzileiros navais dos EUA descobre uma armadilha em Guadalcanal

Síndrome de Jerusalém: os turistas portadores do curioso transtorno no qual acreditam que são profetas

Artigo anterior

7 atrações turísticas famosas que não são como você pensa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido