CuriosidadesEntretenimento

20 coisas que a mídia nunca teve coragem de comentar sobre Hiroshima e Nagasaki

0

Às 8h 15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, o mundo testemunhou os dos momentos mais sombrios e decisivos do século 20: A explosão de uma bomba nuclear sobre Hiroshima, no Japão. Apenas alguns dias depois, exatamente no dia 15 de agosto, aconteceu o bombardeio de Nagasaki, causando mais milhares de mortes no japão.

Bom, alguns acontecimentos nós já sabemos, mas e as curiosidades sobre esses acontecimentos, vocês já conhecem? Já ouviram a histórias reveladas pelos governos dos EUA e do Japão? Pois então, fizemos essa lista de 20 curiosidades que você nunca soube sobre o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, confira agora:

1 – A pessoa mais próxima da explosão em Hiroshima que sobreviveu foi a menos de 200 metros, e estava em um porão.

2 – A menos de 3 milhas do epicentro da explosão,  várias pessoas estavam em um Torneio Go (um jogo antigo). Apesar do edifício ter sido destruído e muitas pessoas terem ficado feridas, o torneio foi finalizado no mesmo dia, algumas hora depois.

3 – O cofre de um banco em Hiroshima resistiu à explosão. Após a guerra, o gerente do banco enviou a empresa de seguros de Ohio uma carta com a seguinte mensagem: “Seus produtos são admirados por ser mais forte do que a bomba atômica”.

4 – O exército japonês tinha mobilizado para a “guerra total”, o que significa que todos os homens, mulheres e crianças teriam que lutar contra uma invasão. Quando o imperador deu a palavra q se render na sequência dos atentados, e exército tentou um golpe.

5 – Árvores gingko biloba são conhecidas por ter uma grande resistência. Alguns dos únicos seres vivos que sobreviveram a bomba de Hiroshima foram seis dessas árvores, as quais ainda estão de pé até hoje.

article-2328834-19ECAB1D000005DC-516_634x500

6 – Depois que Hiroshima foi bombardeada, centenas de pessoas fizeram o seu caminho para Nagasaki, que foi bombardeada alguns dias depois. Mesmo assim, 164 pessoas sobreviveram a ambos os ataques.

7 – Após o bombardeio de Hiroshima, um policial estava entre as muitas pessoas que fizeram o caminho para Nagasaki, e ensinou os policiais de Nagasaki o que fazer após uma explosão atômica. Como resultado, nenhum policial morreu em Nagasaki.

8 – Quase um quarto das mortes em Hiroshima e Nagasaki eram coreanos que tinham sido recrutados para lutar na guerra.

9 – Inicialmente, os Estados Unidos negaram que as explosões nucleares poderiam deixar qualquer radiotividade para trás.

10 – Nem Hiroshima nem Nagasaki foram os bombardeios mais destrutivos da II Guerra Mundial. Esse título pertence a Operação Meetinghouse, um bombardeio aliado a Tóquio. Na verdade, esse bombardeio foi rotulado como o mais destrutivo na história.

h29_19773763

11 – Apenas três das doze pessoas que pilotavam os aviões que fizeram os bombardeiros sabiam realmente o objetivo da missão.

12 – A Chama da Paz em Hiroshima está queimando desde 1964 e só vai ser apagado quando não existirem armas nucleares no mundo.

13 – Kyoto foi poupado de ser bombardeado, pois Henry L. Stimson, o secretário norte-americano da Guerra havia feito uma visita a Kyoto na sua lua de mel e dizia ter admirado muito a cidade. Depois disso, Nagasaki foi selecionada como alvo.

14 – Tóquio levou cerca de 3 horas para saber que Hiroshima tinha sido destruída. Eles não sabiam o que realmente tinha acontecido, e só 16 horas depois ficaram sabendo, quando Washington anunciou.

15 – Antes do bombardeio, os operadores japoneses detectaram um pequeno número de aviões norte-americanos e decidiram não interceptar eles, pois acharam que o pequeno número de aviões não eram uma ameaça.

GettyImages-53317118_1

16 – O cockpit do Enola Gay fabricou 12 pílulas de cianureto, que deveriam ingerir caso a missão fosse comprometida.

17 – Após o acontecido, Hiroshima tentou reformular cidade como um memorial da paz, tentando sempre lembrar o mundo da destruição das armas nucleares. Atualmente, sempre que o país testa uma arma nuclear, o prefeito de Hiroshima escreve uma carta em protesto.

18 – Godzilla foi criado pelo japão em resposta aos atentados. O monstro em si foi construído a partir dos escombros radioativos.

19 – Como as flores Oleander foram a primeira coisa a florescer após a explosão em Hiroshima, ela é a flor oficial da cidade.

20 – Antes de deixar cair as bombas, a Força Aérea dos EUA espalharam as cidades de Hiroshima, Nagasaki e outras 33 alvos potenciais milhões de panfletos com advertências dos atentados.

E aí amigo leitores do Fatos Desconhecidos, já sabia de todas essas curiosidades? Comentem aqui pra gente!

Por que a pele do pênis é mais escura que a do restante do corpo?

Matéria anterior

10 fotos que provam que a Amazônia é muito mais incrível e estranha do que você imaginou

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos