Curiosidades

20 filmes que vão inspirar suas próximas viagens

0

Difícil encontrar alguém que não goste de viajar. Independente da modalidade – desde os que só viajam em alguns feriados por ano, até aqueles que adotaram o lifestyle de viajantes – viajar é definitivamente algo que desperta sentimentos únicos.

Um dilema muito encontrado na hora de se planejar uma viagem é: “Para onde viajar?” ou “O que eu posso fazer para desfrutar ao máximo de uma viagem?”. Bom, na lista abaixo, estão 20 filmes tem viagens como temática e podem te inspirar a ter uma viagem mais proveitosa. Confira:

1. Diários de Motocicleta

https://www.youtube.com/watch?v=dpG4AmAImEA

Conta a história de 2 estudantes de medicina que embarcam em uma viagem de motocicleta por 5 meses pela América do Sul a fim de utilizar seus conhecimentos médicos como voluntários em uma colônia de leprosos ao longo do rio Amazonas. Com base nos diários pessoais do revolucionário latino-americano Che Guevara, ele destaca a liberdade, aventura e descoberta pessoal que faz parte da experiência de viagem. Um belo filme sobre uma das pessoas mais influentes que já viveram, não importa se você acha que sua influência era positiva ou negativa.

2. A Vida Secreta de Walter Mitty

Conta a história de Walter, um editor de fotos introvertido, desajeitado, e anônimo na revista LIFE, cuja vida real é muito chata. No entanto, Walter tem uma imaginação muito ativa. Quando seu trabalho é ameaçado, ele embarca em uma aventura, viajando o mundo da Islândia até o Afeganistão em busca de seu herói, enquanto corre riscos e conquista novos desafios ao longo do caminho. Uma mistura de paisagens incríveis visuais, uma bela trilha sonora, e um pouco de humor é apenas a cereja no bolo. O filme perfeito para inspirar aquele anseio por algo a mais na vida.

3. A Map For Saturday

Produção independente, sem título em português, o documentário mostra um homem que pediu demissão de um confortável trabalho na HBO para viajar pelo mundo por um ano como mochileiro. Mostra as diferentes maneiras que as pessoas viajam e dá uma imagem precisa de como é um vagabundo – no caso, ele – rodando o mundo a longo prazo. O telespectador começar a entrar na história e sentir os altos e baixos muito pessoalmente. Se você já pensou em fazer algo do tipo, o filme mostra exatamente como seria. E ainda que, qualquer pessoa pode viajar sem muita grana caso ela queira, a única coisa que pode te impedir é você mesmo.

4. 180 Graus Sul: Conquistadores do Inútil

Documentário que mostra a aventura de um grupo de amigos viajando pela Patagônia. Com as pranchas de surf e equipamentos de escalada, encaram uma navegação ao longa da costa sul-americana enquanto aprendem sobre a batalha perdida contra a industrialização e a destruição do mundo natural. Interesses comerciais modernos alimentados pelo crescente consumo de produtos descartáveis estão arruinando nosso planeta, e o filme mostra o que algumas pessoas corajosas estão fazendo para tentar impedir isso. Belas paisagens e trilha sonora fantástica misturadas com uma mensagem forte e o espírito de viagens de aventura, resultam em uma verdadeira obra de arte.

5. The Way

Belo e inspirador, o filme conta a história de um pai que faz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, para honrar o filho recém-morto. O protagonista usa os 800 km de trilha para fazer uma análise sobre sua vida, se tornando uma experiência emocionante que serve para abrir os olhos dele para coisas que antes não observava ou valorizava. Além disso, é forçado a fazer amizade com pessoas totalmente estranhas apresentando personagens muito ecléticos para o telespectador, cada um com suas razões pessoais para estarem lá. O filme pode despertar um interesse em vivenciar esse trajeto em algum momento da vida.

6. A que distância

https://www.youtube.com/watch?v=yv8Zxaq5Eh8

O filme se passa durante o trajeto que as personagens Tristeza e Esperança fazem de Quito, capital do Equador, até a cidade de Cuenca, no sul do país. As duas mulheres passam por diversas cidades do país sul-americano onde é possível conhecer e desvendar para o grande público paisagens lindas e pouco visitadas no país. O longa é considerado uma grande homenagem ao Equador com personagens bem característicos das regiões por onde elas passam. Uma boa oportunidade para conhecer a cultura do país.

7. In July (O Outro Lado das Férias)

O filme é sobre uma road trip pelo leste europeu e todas as aventuras pelo caminho. Daniel é um professor jovem, tímido e chato que nunca faz nada divertido, mas decide sair de sua zona de conforto enquanto segue uma garota da Alemanha até a Turquia em uma louca viagem pelas estradas que mudará sua vida para sempre. Sua parceira de viagem mostra o que ele estava perdendo dirigindo, pedindo carona, caminhando, nadando, sendo roubados, roubando um carro, arrumando brigas, escapando de uma prisão e subornando guardas de fronteira para chegarem até o destino final. Não precisa nem falar que no final da aventura ele é uma outra pessoa.

8. Albergue Espanhol

https://www.youtube.com/watch?v=hi3J7kgdrFw

Sobre estudantes jovens e um pouco tensos que vão para Barcelona através de um programa de intercâmbio para aprender espanhol antes de conseguirem um grande trabalho. Xavier não é, digamos, muito experiente em relação às coisas do mundo e é uma grande surpresa para ele quando se muda para um apartamento cheio de estudantes internacionais. Ele tem que aprender a viver com 6 pessoas de diferentes cantos do mundo, suas culturas e diferenças pessoais. A experiência abrirá seus olhos para o que a vida pode oferecer. É um filme divertido e realista baseado nas experiências de vida do próprio diretor.

9. Viagem a Darjeeling

É um filme maluco sobre três irmãos ricos, mimados e depressivos que resolvem fazer uma viagem de trem pela Índia. Eles não se falam há um ano e a viagem supostamente iria uni-los novamente. A princípio, dá tudo errado e eles não param de brigar e lutar entre eles. Quando parece que nada está dando certo, as experiências loucas ao longo do caminho, finalmente, dão uma perspectiva: eles começam a se curar e crescer como seres humanos. O filme é hilário e com cenas muito bem filmadas. Fará com que você queira visitar a Índia.

10. Um Bom Ano

Sobre a vida de um corretor de bolsa de alta potência de Londres que perde seu tio favorito, que deixa a ele um castelo e uma vinícola na França. Quando ele visita o imóvel para preparar para vendê-lo por milhões, ele é pego pelo estilo de vida tranquilo e descontraído do interior da França, se apaixona por uma bela moça local e começa a ter flashbacks de sua infância sobre o quão mulherengo era seu tio. A mensagem do filme é há muito mais na vida do que dinheiro e ainda vai te atiçar a querer passar um tempo no sul da França.

11. Encontros e Desencontros

Dois viajantes que não se conhecem, Bob e Charlotte, visitam Tóquio ao mesmo tempo, se encontram, se tornam amigos, e começam a desfrutar da estranha e curiosa cidade do Japão. Bob é um ator em decadência que vai para lá estrelas comerciais, enquanto Charlotte é a esposa entediada de um fotógrafo que só pensa em trabalho. Eles são um par improvável, vivenciando um certo grau de solidão em uma cidade estrangeira com milhões de pessoas. Este é mais um filme muito bem filmado que também mostra o quanto viajar para um novo país pode ser engraçado e interessante.

12. Lawrence da Arábia

É a clássica história de um jovem e excêntrico oficial do exército britânico que dirige para o deserto árabe para reunir informações sobre a revolta árabe contra a Turquia durante a 1ª Guerra Mundial, porém acaba levando uma força de guerrilha para atacar os turcos. O cenário do filme é fantástico, e mostra como Lawrence aprende sobre as pessoas e começa a adotar alguns de seus costumes, tendo isso como um dos benefícios de viagem. É uma boa para o telespectador aprender sobre outras culturas.

13. Na Natureza Selvagem

Baseado na história real de Christopher McCandless, um recém-formado que doa todas as suas economias e pega carona até o Alasca, ele encontra todos os tipos de pessoas ao longo do caminho, cada um com suas próprias histórias. No Alasca, ele dirige-se para o deserto para viver por conta própria enfrentando várias aventuras e experiências aleatórias até chegar na “Última Fronteira”. Experiências, boas ou ruins, fazem de você a pessoa que você é. Um filme para refletir sobre as atitudes da vida.

14. Sete Anos no Tibet

O filme é sobre Heinrich Harrer, o mais famoso alpinista austríaco, quando ele tentou escalar o Nanga Parbat, um dos picos mais altos do mundo, no Paquistão, em 1939. Após 11 pessoas morrerem tentando tal feito, o egocêntrico Harrer viaja até lá deixando para trás sua esposa grávida e o casamento em crise. Porém, ele não contava que durante a jornada, a Inglaterra declararia guerra à Alemanha, fazendo com que ele fosse tido como inimigo por estar em domínio inglês. Após ser capturado e enviado para um campo de prisioneiros, ele conseguiu fugir chegando a cidade sagrada tibetana de Lhasa. Lá, ele faz amizade com o jovem Dalai Lama, que é totalmente diferente dele, porém acabam se tornando grandes amigos e aprendem, um com o outro, mudando a visão de vida do canalha e egoísta Heinrich. É mais um bom filme que mostra como aventuras de viagens podem transformar sua vida.

15. E Sua Mãe Também

Dois melhores amigos conhecem uma mulher mais velha em um casamento de família na cidade do México. Eles a convencem a ir com eles em uma road trip para uma praia mágica e escondida que, na verdade, não existe. Ela concorda quando descobre que seu marido a está traindo e os jovens quebram a cabeça para encontrar uma praia que se encaixe na história inventada. Ao longo do caminho há paixão, conflito e ciúme. A viagem revela a dura realidade da pobreza que existe fora das vidas privilegiadas dos três. É um abrir de olhos que todos os viajantes experimentam em algum momento de sua vida nômade.

16. Vicky Cristina Barcelona

Duas amigas vão curtir as férias em Barcelona, onde conhecem um misterioso pintor, Juan Antonio, que lhes pede para passar o verão com ele. Vicky é mais reservada e está prestes a se casar, enquanto Cristina é livre e gosta de novas experiências. A relação entre os três é sexualmente carregada, o que acaba levando para o drama. As coisas ficam ainda mais complicadas quando perturbada mentalmente, a ex-mulher de Juan aparece. Apesar dos dramas, amor e conflitos, o filme mostra belas paisagens da Espanha.

17. Encontros no Fim do Mundo

Incrivelmente bonito e engraçado, é um filme sobre as pessoas e os animais que vivem na Antártida. Mesmo que você já tenha visto os programas e documentários do Discovery Channel sobre a Antártida, esse longa é totalmente diferente e novo. Pode ser considerado um dos melhores filmes de viagem, pois te faz ter vontade de fazer as malas e ir até lá!

18. Up – Altas Aventuras

Animação sobre um senhor que passou a vida sonhando em viajar pelo mundo com sua esposa, apenas para que eles não envelheçam sem terem se aventurado em algo. Então, finalmente, ele decide tomar uma atitude em relação a isso e acaba tendo a aventura de sua vida! O longa faz refletir sobre como a maioria das pessoas passam a vida inteira empurrando objetivos e realizações para o futuro, quando deveriam estar vivendo os sonhos agora. Esse filme faz um bom trabalho ao enfatizar esse assunto.

19. Série Indiana Jones

A série de 4 filmes do Indiana Jones não são exatamente filmes de viagens, mas ajudam a plantar a “semente da aventura” em quem assiste. Quem não gostaria ou já teve vontade um dia de ir em busca de artefatos perdidos em selvas e desertos em todo o mundo? Com certeza as aventuras de Indiana Jones têm inspirado muitos viajantes e aventureiros ao longo dos anos.

20. Na Mira do Chefe

A história se passa em Bruges, na Bélgica, onde dois matadores são enviados por seu chefe para descansar após um trabalho bem difícil. Sem saberem muito o que fazer, começam a passear pela cidade, passando por vários pontos turísticos. Um deles não consegue tirar da cabeça as cenas do último trabalho, enquanto o outro se apaixona pela beleza da cidade.

 

Descubra 13 mensagens escondidas nas logos mais famosas

Matéria anterior

15 fases que todo mundo que bebeu muito enfrenta no dia seguinte

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar