Desde a ocupação na Polônia, em 1939, os nazistas começaram a montar guetos judeus por toda a Europa. Eles eram identificados e marcados como judeus, sendo deportados para pequenos aposentos. Na maioria das vezes, eles eram segregados do resto da população, cercados por muros e arames. Lá, tudo o que eles podiam fazer era rezar por suas vidas. Essa era a primeira parte do plano nazista para exterminar a comunidade judaica por toda a Europa. Judeus morreram por doenças devido a falta de higiene no local, por fome. A segunda parte do plano, em 1942, foi realmente exterminar os judeus. Eles morreram por câmaras de gás, incineração, etc.
Quando as pessoas dentro dos guetos perceberam que a morte era inevitável, eles começaram a revidar. Houve várias batalhas e combates de resistência. A libertação dos que sobreviveram só veio com o fim da guerra e a derrota do nazismo. “Não há justiça no mundo”, chegou a escrever uma jovem judeu em seu diário, lutando contra a fome e a prisão sob o domínio nazista. Milhões de judeus morreram nas mãos maléficas do nazismo, porém, fotos da época sobreviveram, trazendo a história daquele povo que tanto sofreu. Essas fotos trazem como é a vida quando um plano de genocídio está se concretizando. Veja algumas dessas imagens:
Você já havia visto essas fotos mostrando a crueldade do nazismo sob os judeus? Comenta com a gente e compartilha essa lista.