CiĂªncia e TecnologiaCuriosidadesHistĂ³ria

2015 terĂ¡ 1 segundo a mais e isso pode fazer a internet cair

0

Se vocĂª pensa que o dia tem 24 horas, fique sabendo que estĂ¡ redondamente enganado. Na verdade, nossos dias contem com apenas 23:59:59 (que seria lido como 23 horas, 59 minutos e 59 segundos). Acontece, no entanto, que o ano de 2015 vai ser diferente: no dia 30 de junho, o dia terĂ¡ um segundo a mais em sua contagem e vai terminar quando estiver completado 23:59:60 (23 horas, 59 minutos e 60 segundos).

Por mais que isso nĂ£o pareça uma notĂ­cia significativa para sua vida, saiba que esse Ăºnico e inofensivo segundo a mais pode fazer com que a internet entre em pane, ou melhor dizendo, que alguns sites saiam do ar. Mas, para explicar porque isso pode acontecer, Ă© preciso entender um pouco sobre a forma que nosso tempo na Terra Ă© cronometrado e como o planeta gira.

Isso porque, o objetivo desse segundo a mais ser acrescentado – tarefa que serĂ¡ cumprida pelo International Earth Rotation Service – Ă© fazer um ajuste nos relĂ³gios do planeta, para que fiquem em total sincronia com a rotaĂ§Ă£o da Terra, que nĂ£o Ă© nada constante. Isso porque o movimento de nosso planeta sofre constantes desacelerações, de aproximadamente dois milĂ©simos de segundo por dia. Assim, de tempos em tempos, Ă© preciso fazer com que os relĂ³gios atĂ´micos fiquem de acordo com a forma que o planeta estĂ¡ girante.

1

AliĂ¡s, como mostram os registros dos responsĂ¡veis por esse assunto, o primeiro segundo adicionado aos relĂ³gios foi em 1972. Depois disso jĂ¡ foram feitas as correções outras 26 vezes! Todas essas alterações juntas, correspondem a um atraso de 26 segundos da rotaĂ§Ă£o da Terra frente Ă  forma como o tempo Ă© medido.

Voltando aos problemas da internet, isso significa uma verdadeira agressĂ£o a alguns servidores e sistemas operacionais de determinadas empresas, que nĂ£o apresentam suporte para lidar com o tal segundo a mais, correndo o risco de ter o serviço interrompido por nĂ£o reconhecer a alteraĂ§Ă£o no relĂ³gio.

Em 2012, por exemplo, a Ăºltima vez em que um segundo extrema precisou ser incluso nos relĂ³gios atĂ´micos, Mozilla, Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn, StumbleUpon, o sistema operacional Linux, programas desenvolvidos em Java, por exemplo; apresentaram falhas e muitos atĂ© saĂ­ram do ar.

4

Sobre o evento, que jĂ¡ tem data e hora marcada para acontecer, somente a Google se manifestou atĂ© agora. Segundo a empresa, tĂ©cnicas especiais estĂ£o sendo desenvolvidas para lidar com o problema e evitar transtornos para os usuĂ¡rios. A intenĂ§Ă£o, forme detalharam os representantes da companhia, Ă© ir acrescentando aos poucos milissegundos nos relĂ³gios de seu sistema, antes que o acrĂ©scimo seja oficialmente concluĂ­do.

E aĂ­, serĂ¡ mesmo o que o resto do pessoal vai tomar providĂªncias tambĂ©m ou a internet realmente vai cair em 2015?

Por falar na web, vocĂª pode gostar de conhecer tambĂ©m: 10 coisas que vocĂª pode fazer na internet e nem desconfiava.

Adolescente fica sem papel higiĂªnico em trem e pede ajuda pelo Twitter

Artigo anterior

Psicopatas: Eles podem estar ao seu lado

PrĂ³ximo artigo

ComentĂ¡rios

ComentĂ¡rios nĂ£o permitido