• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


23 fotos impressionantes sobre a queda do muro de Berlim

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      22/07/19 às 14h38

O inverno de 1989 foi um período significativo na história germânica, por isso trouxemos fotos impressionantes sobre a queda do muro de Berlim. Depois de 28 anos exaustivos, a infame construção simbólica fora derrubada. Um grande alívio se espalhou pelo país e o restante do mundo ocidental. Entretanto, negociações políticas não entremearam o processo. A ideia surgiu através de um anúncio equivocado e prematuro. Em 9 de novembro de 1989, o porta-voz da RDA, Günter Schabowski, anunciou espontaneamente que as restrições aos vistos de viagem para a Alemanha Ocidental seriam suspensas. Quando perguntado sobre o cronograma da nova política, Schabowski respondeu: "Imediatamente, sem demora". O anúncio chocou a todos - especialmente os oficiais de fronteira que não tinham conhecimento do plano. O anúncio surpresa não foi de forma alguma como a política de vistos deveria ser implementada.

A política original de vistos ainda exigiria que os alemães orientais passassem por um longo processo de solicitação para atravessar a fronteira. Mas as declarações prematuras de Schabowski já haviam ido à imprensa. Os relatórios provocaram milhares de berlinenses orientais a dirigirem-se ao Muro de Berlim. Os oficiais da Checkpoint enfrentaram uma multidão de pessoas que ficavam cada vez mais irritadas a cada minuto.

No posto de controle da rua Bornholmer Street, o diretor Harald Jäger foi questionado pelas massas que esperavam para atravessar a fronteira. Para piorar a situação, os superiores de Jäger haviam ordenado que ele mantivesse a fronteira fechada. A situação ficara insustentável. Ele decidiu desobedecer ordens e finalmente abrir o portão.

Não demorou muito para que o resto dos postos de segurança de fronteira fizessem o mesmo. Os berlinenses de ambos os lados se alegraram e celebraram a queda do Muro de Berlim. Eles martelavam a barreira de concreto como um gesto simbólico do momento de sua destruição.

Multidões escalaram a parede e aplaudiram quando seus semelhantes atravessaram a fronteira em ruínas. Os membros das famílias se reuniam em meio às lágrimas de alívio. Embora a queda física do Muro de Berlim possa ser atribuída a uma série de fatores não planejados, a liberdade como um todo foi uma batalha há muito disputada.

Segundo Marianne Birthler, os ocidentais acreditam que "foi a abertura da parede que nos trouxe a nossa liberdade". No entanto, "foi o contrário. Primeiro, lutamos pela nossa liberdade; e então, por causa disso, o muro caiu". Confira algumas fotos impressionantes sobre a queda do muro de Berlim.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

#15

#16

#17

#18

#19

#20

#21

#22

#23

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+