Curiosidades

3 técnicas fáceis para otimizar seu Android e melhorar o desempenho

0

Muitas pessoas buscam maneiras de otimizar o Android para ter um melhor desempenho em seus aparelhos. Afinal, poucas coisas estressam mais no dia a dia do que um celular travando, certo?

No entanto, simplesmente excluir aplicativos não é suficiente. Muitas pessoas acreditam que apenas apagar documentos ou diminuir a quantidade de programas é suficiente para melhorar a velocidade do aparelho.

Porém, existem diversas maneiras de efetuar uma limpeza eficaz no seu aparelho. Claro, um ponto de partida fácil é acessar a Google Play Store, por meio do gerenciamento de aplicativos que deseja desinstalar.

Contudo, existem outras formas mais acessíveis para otimizar o Android e ter um sistema operacional mais veloz.

Via Pexels

Três métodos simples para otimizar o Android

1. Remover bloatwares indesejados

Para começar, vale a pena conferir mais sobre os chamados bloatwares. Esses são os aplicativos pré-instalados no celular que você nunca utiliza.

Por exemplo, aplicativos padronizados de abertura de documentos, reprodução de músicas ou mesmo aqueles jogos que acompanham o sistema de fábrica.

Embora possam ser úteis antes de você personalizar o aparelho com o uso diário, eles ocupam um espaço valioso.

Por isso, para se livrar deles, vá para Configurações > Aplicativos, escolha o que deseja remover e toque em “Desinstalar”. Se a desinstalação não for possível, uma alternativa é desativá-los. Assim, eles deixarão de funcionar e de consumir recursos do seu dispositivo.

Dessa forma, seu aparelho terá somente os programas escolhidos por você, diminuindo a quantidade de RAM usada para manter as operações e também o armazenamento total.

2. Aplicativos de limpeza

Enquanto isso, outra alternativa para otimizar o Android é optar por aplicativos de limpeza e rodá-los periodicamente.

Existem programas como CCleaner, Clean Master e Avast Mobile Security que podem ajudar na limpeza. Eles são excelentes para desinstalar aplicativos indesejados, e, na maioria das vezes, são gratuitos.

Com essas plataformas, é possível limpar documentos, cachês e outros lixos que diminuem a performance do seu dispositivo. Assim, basta escolher o aplicativo de limpeza de sua preferência e colocar para rodá-lo.

Alguns aparelhos mais novos, inclusive, possuem a opção de limpar o dispositivo usando a própria plataforma, sem precisar de ajuda externa. Nesse caso, confira em ‘Configurações’, na seção de ‘Armazenamento’.

Contudo, lembre-se de fazer backup dos seus dados antes de usar esses aplicativos, para evitar perdas. Visto que eles costumam excluir arquivos considerados pesados ou inúteis, alguma coisa importante pode ir junto.

3. Para usuários avançados: uso do root

Via Pexels

Por fim, se você tem um conhecimento mais avançado em tecnologia, existe uma técnica mais avançada: o uso de aplicativos que requerem acesso root.

“Root” é o termo utilizado para descrever o processo de obter acesso privilegiado, conhecido como acesso de superusuário, em dispositivos Android.

Em sistemas baseados em Unix, o root é o usuário que possui permissões totais para acessar e modificar todos os arquivos e comandos do sistema operacional.

Quando um dispositivo Android é “rooteado”, o usuário ganha controle total sobre o sistema, permitindo a instalação de aplicativos que exigem acesso de superusuário e a modificação de configurações do sistema que normalmente são inacessíveis.

Isso possibilita uma ampla gama de personalizações e ajustes no sistema operacional, além da capacidade de instalar versões personalizadas do sistema operacional (ROMs personalizadas) e aplicativos que oferecem recursos avançados.

No entanto, tenha cuidado, pois isso pode anular a garantia do seu dispositivo e deixá-lo vulnerável a vírus.

Para usuários experientes, o processo envolve ativar as opções de desenvolvedor, conectar o dispositivo ao PC, ativar a depuração USB e utilizar um aplicativo como o Universal Android Debloater.

Escolhe o que mais combina com você

Existem diversas formas de otimizar o Android de maneira rápida e acessível, seja para pessoas iniciantes, intermediárias ou avançadas.

Além disso, cada formato opera em uma área do dispositivo, podendo ser nos arquivos, nos aplicativos ou mesmo nas configurações de fábrica, mudando o que for melhor para a performance.

De modo geral, no final das contas, a melhor maneira de limpar seu Android depende do que você precisa e do seu nível de conhecimento em tecnologia.

Se você só quer remover alguns aplicativos extras, usar a Google Play Store ou desativar aplicativos é a opção mais fácil e segura. Agora, se você deseja uma limpeza mais profunda, os outros métodos podem ser mais eficazes.

 

Fonte: Capitalist

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

Bateria “de sangue” é apresentada por cientistas

Artigo anterior

Quais são os maiores medos dos idosos e como ajudá-los?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido