Toda infĂąncia que se preze teve pelo menos algumas horas de KND em seu currĂculo. O desenho que foi produzido e exibido pelo Cartoon Network fez milhĂ”es de fĂŁs mirins pelo mundo e abordava a importĂąncia do espaço das crianças.
O desenho se tratava de crianças treinadas para combater o autoritarismo dos adolescentes e adultos. Para isso, eles criavam equipes e as distribuĂam pelo mundo a fora. A histĂłria da sĂ©rie foca nos agentes do “Setor V”, liderado pelo nĂșmero Um e com outros 4 integrantes: Dois, TrĂȘs, Quatro e Cinco. A partir disso, as crianças enfrentam aventuras e batalhas diĂĄrias em prol de ajudar a população infantil. Para relembrar alguns momentos de KND – A Turma do Bairro, separamos alguns elementos que marcaram a histĂłria do desenho, confira:
5 – As crianças podem comandar organizaçÔes secretas
As crianças são treinadas para agirem como agentes secretos por outras crianças. Hå vårias bases de treinamento espalhadas pelo mundo, nas quais as crianças estão sempre em busca de resolver problemas a fim de facilitar a vida das crianças que sofrem nas mãos de adolescentes e adultos.
4 – Adolescentes nĂŁo sĂŁo tĂŁo espertos
Como regra da Turma do Bairro, o agente que completa 13 anos deve ser banido da organização. ApĂłs atingir essa idade, o ex integrante da Turma passa por uma sessĂŁo de “lavagem cerebral”, para que todas as memĂłrias envolvendo a organização sejam apagadas. Assim como no filme “MIB – Homens de Preto”, que conta com aquele flash que apaga a memĂłria das pessoas. Organizado, nĂŁo?! Isso tudo Ă© feito porque o nĂșmero 13 em inglĂȘs, se escreve thirteen, e teen significa adolescente, logo, eles devem ser expulsos.
3 – Agentes infiltrados
Ainda assim, com a regra de expulsar os agentes que atingem a idade de 13 anos, a Turma do Bairro poupa alguns de seus melhores membros da sessĂŁo de “lavagem cerebral” e os usa como espiĂ”es na Turma comandada pelos adolescentes. Os meninos sĂŁo realmente inteligentes, nĂŁo Ă© mesmo?! E os adolescentes nem mesmo percebem.
2 – Ă muito legal morar em uma casa da ĂĄrvore
A casa da ĂĄrvore em que a equipe mora, nĂŁo Ă© uma casinha qualquer. Trata-se de um quartel-general, e muito bem organizado por sinal. A casa conta com uma super estrutura, e abriga super armas, equipamentos, veĂculos e aeronaves, especialmente projetadas para as crianças lutarem contra os adultos.
1 – Subestimar as crianças Ă© errado
Embora o desenho seja voltado para crianças, os temas abordados nas batalhas que a Turma enfrenta sĂŁo bem contundentes. Claro que, nĂŁo se tratam de problemas universais, mas sim, preocupaçÔes das crianças que muitas vezes sĂŁo ignoradas pelos adultos, justamente por serem apenas crianças. Por isso a permanĂȘncia da Turma do Bairro Ă© tĂŁo importante no decorrer, pois eles lutam pelos direitos da infĂąncia.
A histĂłria por trĂĄs de KND
Como a maioria dos outros desenhos, KND tambĂ©m tem sua teoria conspiratĂłria. A sĂ©rie, que distribuĂa determinada importĂąncia a cada personagem, sempre fez questĂŁo de enfatizar a liderança do nĂșmero Um. O garoto careca sempre deu as ordens no quartel-general e passava a imagem de durĂŁo, contudo, as coisas nĂŁo sĂŁo bem assim.
Enquanto a histĂłria mostra o lĂder como personagem principal, a teoria envolvendo o verdadeiro significado da histĂłria diz o contrĂĄrio. Nela, o principal personagem do desenho Ă© nĂșmero Dois, o menino gordinho e desengonçado que sempre salva a turma em meio aos seus momentos de perigo com sua inteligĂȘncia e invençÔes.  AlĂ©m disso, toda a histĂłria que o desenho conta nĂŁo passa de um sonho que o garoto teve antes de morrer.
Segundo a teoria, nĂșmero Dois perdeu os pais ainda bebĂȘ em um grave acidente de carro, no qual sĂł sobreviveu porque estava preso na cadeira de bebĂȘ. ApĂłs o acidente, o menino foi encaminhado ao hospital e passou vĂĄrios dias internado Ă espera de que algum familiar viesse buscĂĄ-lo. O que nĂŁo aconteceu. ApĂłs um longo perĂodo hospitalizado, Dois foi encaminhado para um orfanato, onde passou o resto de sua infĂąncia.
ApĂłs chegar ao orfanato, Dois sofria muito bullying dos outros colegas e era chamado de gordo e desajeitado. Por esse motivo, nunca saia de seu dormitĂłrio. Permaneceu assim, atĂ© que um dia, observando as outras crianças brincarem pela janela de seu quarto, avistou uma ĂĄrvore no fundo do quintal do orfanato, com o que parecia ser uma caixa em cima, que dava ideia a uma “casa da ĂĄrvore”.
ApĂłs isso, Dois decidiu sair do seu quarto e ir atĂ© o local ver de perto. No caminho atĂ© lĂĄ, foi chamado de “gordo” por um garoto loiro que brincava perto da ĂĄrvore, esbarrou em uma menina negra que corria pelo pĂĄtio e que ficou muito nervosa com a desatenção de Dois. Ă medida que se desculpava com a garota, uma menina de vestido verde veio atĂ© ele e o aconselhou a nĂŁo subir na ĂĄrvore, enquanto seu colega de quarto, um garoto careca que tinha cĂąncer, observava a movimentação. Ignorando tudo aquilo, Dois ainda assim subiu os degraus de madeira da ĂĄrvore e entrou dentro da caixa localizada em seu topo.
Quando em fim conseguiu se sentar e respirar, Dois começou a imaginar que poderia transformar aquela caixa em uma bela casa na årvore e passar o seu tempo lå e fazer novos amigos, jå que não havia nada de interessante no orfanato. Porém, por estar abandonada a muito tempo, a caixa que estava com o garoto acabou se desestabilizando e desmoronando do topo da årvore no chão, com isso, a årvore não aguentou e acabou tombando também, caindo em cima da caixa que o garoto estava.
Houve muita gritaria e correria das crianças do local em alerta Ă Dois, que estava lĂĄ dentro, contudo, o garoto nĂŁo conseguiu escapar e caiu de cabeça no chĂŁo enquanto imaginava sua casa na ĂĄrvore. Com a queda, Dois entrou em coma e foi parar no hospital novamente, entretanto, como o menino nĂŁo tinha nenhum responsĂĄvel e o orfanato nĂŁo conseguia arcar com a despesas, apĂłs alguns dias de coma, as mĂĄquinas foram desligadas. Assim, Dois morreu sonhando com uma vida mais feliz na suposta casa na ĂĄrvore. O que veio a se tornar “A Turma do Bairro”.
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