Os cultos existem em todas as culturas, desde que existe a humanidade. Pelo visto, é uma necessidade humana esse tipo de tradição, na maioria das vezes, relacionadas a cultos religiosos. Olhando de fora, por não conhecer bem e não estar inserido nessa cultura, muitos podem achar esses cultos um tanto quanto bobos e bizarros. E muito são mesmo, estranhos mas um tanto quanto inofensivos, como por exemplo, os mórmons ou os Hare Krishnas. Outros são mais curiosos como seguidores de faltos profetas, ou fãs da Taylor Swift, quem diria. Mas no geral, todos eles têm um propósito por traz, alguns mais inofensivos e outros realmente perturbadores. E linha que separa o inofensivo do perturbador pode se confundir algumas vezes.

O que, muitas vezes, pode parecer apenas um culto que reúne um grupo de pessoas esquisitas pode ter pano de fundo realmente assustador. Vários cultos populares mundo afora mostram uma visão inocente, mas no fundo, escondem coisas realmente horríveis. Confira a seguir, 5 cultos bobos que esconde segredos terríveis.

1 – Seita Dera Sacha Sauda

O Dr. Saint Gurmeet Ram Rahim era um guru indiano que atraiu milhares de seguidores através de seus ensinamentos de paz, humildade e ascetismo. Ele levou seus ensinamentos às massas de um jeito muito peculiar: produzindo filmes de ação ridículos. Desde 2015, a seita Dera Sacha Sauda (DSS) já produziu cinco filmes, baseados nos ensinamentos do guru Ram Rahim, todos produzidos, dirigidos e estrelados, por ele. E diga-se de passagem, embora cada um deles transmita seus pensamentos honrosos, os filmes são realmente de qualidade cinematográfica bastante duvidosa.

Em 2017 o guru viu a sua carreira no cinema messiânico afundar após ser preso por vários acusações de estupro e assassinato. Quando investigações buscaram encontrar atividades criminosas dentro do seu culto o líder da seita assassinou um repórter na frente de sua casa. Hoje, o guru Ram Rahim está cumprindo a sentença de prisão perpétua, em uma prisão especial. Isso porque, mesmo que afirmem ser uma seita pacífica e humanitária, os estados indianos temem o DDS.

Publicidade
continue a leitura

2 - Science Research Foundation

O nome Science Research Foundation parece mais nome de revista científica do que uma seita. Liderada por Adnan Oktar, também conhecido como Harun Yahya, o culto bizarro prega o criacionismo islâmico e afirma que Darwin, Maçonaria e Judeus são a raiz de todo o mal do mundo. Mas na verdade, os cultistas parecem menos extremistas islâmicos e mais como personagens de Jersey Shore. Enquanto faz toda essa “ciência divina”, Oktar faz com que seus discípulos sigam suas ordens e regras. Ao invés de roupas simples e modestas, o homens vestem ternos da Gucci, os animais vestem “minivestidos” e eles vivem dentro de um alojamento que mais parece a mansão da Playboy.

Mas o fato é que, além de se vestir como um cafetão, Oktar era um traficante de sexo. Ele coagiu seus seguidores a fazerem cirurgias plásticas e, depois, os entrou para políticos em troca de favores e chantagens. Em 2018, ele foi preso depois que algumas mulheres expuseram a fraude do líder da seita. Ele foi acusado de abuso sexual de menores, sequestro, chantagem e espionagem.

3 – Doukhobors

Publicidade
continue a leitura

Os Doukhobors, ou “guerreiros espirituais” foram um grupo de cristãos pacifistas e anti-materialistas que fugiram da Rússia depois da perseguição czarista. A seita se estabeleceu no Canadá, no começo do século 20. A seita se tornou uma facção e estabeleceram o objeto de impor seus ideais aos outros. Essa facção fundada do culto se tornou famosa por condenar o materialismo, mas principalmente por protestarem nus. Graças a isso, eles colocaram essa religião no mapa. Mas além disso, os seguidores tinham uma outra maneira de mostrar sua desaprovação com todas as coisas materiais. Eles incendiavam propriedades privadas. O grupo realizou mais de mil ataques criminosos e incêndios à casas, tribunais, escolas e pontes. Além de andarem nus eles ainda destruíam o patrimônio em nome de suas ideologias.

4 – A Fonte do Mundo

A Fonte do Mundo da WKFL (Sabedoria, Fé e Amor) foi fundada em 1948, na Califórnia, e poderia facilmente ser considerada o primeiro culto à Nova Era. Sob liderança do messias Krishna Venta, os membros do culto viviam em um “mosteiro” feito de pedras e objetos encontrados, e usavam roupas brilhantes. Eram basicamente um grupo de hippies estranhos. Seus ensinamentos eram uma mistura entre o culto do dia do julgamento da cientologia e o mórmon, cortando muitas partes. Krishna não apenas alegou ser a reencarnação de Jesus, como também um estrangeiro do planeta Neofrates.

A razão, pela qual ele se mudou para a Califórnia, foi para pastorear os crentes, através do próximo apocalipse da guerra radical apoiado pelos soviéticos. Charles Manson fez parte da Fonte do Mundo por um tempo, e roubou muitas de suas ideias para formar a sua própria família. Essa tinha muito em comum, com a formada pelo falso messias.

5 – Culto de magia

Publicidade
continue a leitura

O “santo” indonésio, Dimas Kanjeng, foi além quando decidiu criar o seu próprio culto. Ele usou de magia barata, para enganar as pessoas. O golpe, usado pelo falso santo, era ofensivamente muito simples. Ele alegava que poderia tirar dinheiro do nada. E assim convencia a todos a retribuírem dez vez mais do que doavam às suas igrejas. Kanjeng enfiava desajeitadamente as mãos atrás das costas e se contorcia inteiro puxando maços de dinheiro e iludindo as pessoas. E não precisava de muita esperteza para perceber que tudo o que o santo fazia não passava de um truque de mágica mal executado. O fato é que a versão exagerada de um esquema de Ponzi lhe rendeu milhares de seguidores e uma verdadeira fortuna em doações.

Mas quando dois de seus seguidores fieis descobriram que o falso profeta estava engando as pessoas ele teria perdido tudo. No entanto, ele foi eficaz ao silenciar os dois com um truque de mágica certeiro. O golpista assassinou os dois homens brutalmente. Kanjeng foi preso em 2016, e condenado a passar 18 anos, fazendo suas mágicas na prisão.

E você, o que achou dos segredos desses cultos bizarros? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Publicado em: 26/02/20 18h38