5 Descobertas sobre nosso Universo que nem os cientistas conseguem explicar

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      05/01/15 às 19h05

O universo gosta de nos confundir. E, às vezes, as descobertas que beneficiam mais a ciência mais são aquelas que nos deixam mais confusos. Muitas explicações malucas tentam desvendar o mistério que é o universo mas nem sempre é possível encontrar respostas.

Conheça 5 descobertas sobre o universo que nem os cientistas conseguiram explicar plenamente:

5. Raios-X Estranhos

22

 

Astrofísicos descobriram raios-X de uma energia específica - 3.5 kiloelétron volts (keV) - vindo de 73 aglomerados galácticos, incluindo o conhecido aglomerado de Perseus. Um grupo de estudos de Harvard usou, dados do Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, lançado em julho de 1999.

Raios-X desta energia simplesmente não correspondem à qualquer "linha" de raios-X conhecida, que poderia provir da comum excitação dos átomos, é o que dizem os pesquisadores. "Nós não poderíamos 'encaixá-lo' com qualquer coisa que vem de Plasma Térmico (átomos muito ionizados (excitados))" Diz Maxim Markevitch, da equipe de Astrofísicos de Harvard.

Esses inexplicados raios-X podem vir de partículas de matéria-escura. Nos anos 90, alguns teóricos especularam que matéria escura poderia consistir em algum tipo de "neutrino estéril", uma partícula semelhante aos três tipos de neutrino que podem ser gerados em colisões de partículas ordinárias. ( ele seria estéril pelo fato de que não poderia ser gerado neste processo, mas somente quando um neutrino comum se transformasse em um estéril.)

4. O Asteróide de 6 caudas

23

O telescópio Hubble revelou uma curiosidade incrível. O P/2013 P5 se parecia mais com um cometa giratório, emitindo jatos de alguma coisa para o espaço como se fosse um irrigador de jardim.

Como ninguém havia visto nada parecido antes, os astrônomos continuam coçando a cabeça para encontrar uma explicação adequada para o seu corpo celeste misterioso. A confusão é tamanha que a NASA emitiu nota chamando o objeto de asteroide, mas os astrônomos publicaram seu artigo científico chamando-o de cometa.

3. O distante planeta HD 106906b

24

O Planeta HD 106906b é um verdadeiro monstro misterioso. Ele é 11 vezes a massa de Júpiter e sua distância da sua estrela-mãe é absolutamente incompreensível: 650 unidades astronômicas (UA). O incrivelmente solitária Netuno, o planeta mais distante do nosso sistema, se arrasta em torno do Sol a uma distância de 30 UA.

2. Urano e suas violentas tempestades

25

Os astrônomos descreviam Urano como um planeta relativamente calmo. Ironicamente, os cientistas foram pegos de surpresa. Tempestades ferozes em Urano estão acontecendo desde que o planeta completou metade de sua órbita de 82 anos em 2007.

Algumas destas tempestades são quase do tamanho da Terra. Elas acontecem em espiral através da atmosfera do planeta por milhares de quilômetros. Não está claro como as tempestades conseguiram permanecer fortes sem a assistência do Sol. O hemisfério norte do planeta não está recebendo luz solar, mas ainda continua produzindo violentas tempestade. No entanto, é possível que vórtices dentro do planeta estejam causando esses processos

1. KIC 2856960, O Sistema Solar de 3 Sóis.

26

O Observatório Espacial Kepler tinha como objetivo caçar novos planetas, mas passou quatro anos de sua vida rastreando três estrelas ligadas gravitacionalmente conhecidas coletivamente como KIC 2856960.

O fato estranho é que os cientistas não conseguiram medir a massa dessas estrelas, algo que deveria ser relativamente simples para eles. A formação dessas estrelas e como elas se alinharam dessa maneira também é um mistério. Desde então esse trio de estrelas que formam um sistema solar, têm deixado diversos astrônomos perplexos. Existe uma teoria de que pode existir uma quarta estrela que não foi detectada ainda.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+