5 fatos impressionantes que você não sabe sobre Vinho

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      28/11/14 às 18h02

O vinho é uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento na história da humanidade. Este enorme tempo de história o concedeu uma cultura extremamente rica, além de garantir que o vinho tenha estado presente praticamente em todos os grandes momentos e grandes civilizações da história do homem. Conheça algumas curiosidades sobre a bebida:

1 - É possível fazer vinho branco com uva tinta

11

Diferente do que muitos pensam é possível sim fazer vinhos brancos com uvas tinta. O melhor exemplo são os champagnes, eles possuem três uvas, Chardonnay (branca), Pinot Noir e Pinot Meunier (tintas).

O que dá cor ao vinho é a casca da uva, a polpa em seu interior não possui a coloração avermelhada das uvas tintas, logo na produção dos champagnes e alguns outros vinhos brancos usando uvas tintas é eliminado a casca da uva.

2 - Vinho faz bem pra você

12

Muitos já leram reportagens sobre os benefícios de bebidas alcoólicas. Principalmente o vinho, e, especificamente, o tinto, que possui grandes benefícios cardiovasculares, atribuídos aos antioxidantes chamados flavonoides que estão presentes na pele e nas sementes das uvas, e que reduzem o risco de doença cardíaca através da melhoria do colesterol e diminuição da coagulação do sangue.

Outros estudos têm mostrado ainda que o vinho tinto pode inibir o crescimento de tumores de certos tipos de câncer e auxiliar no tratamento de distúrbios neurológicos como mal de Parkinson e Alzheimer. No entanto, apesar de tudo isso, e como qualquer alimento ou bebida, não se pode consumi-lo em excesso. Especialistas recomendam duas doses diárias para os homens e uma para as mulheres.

3 - Nomes estúpidos de vinhos

13

Existem muitos nomes bizarros, e talvez ofensivos, de vinhos. Um deles é um vinho francês produzido e distribuído pelos britânicos que se chama "Fat Bastard" ("gordo bastardo", em português). Outro exemplo é a marca australiana "Bitch" (um palavrão que em português ofenderia uma moça não tão comportada) que, como piada, tem o nome impresso 77 vezes na parte de trás da garrafa.

Outro nome é a marca francesa (Oops) - sim, escrita entre parênteses, porque o tipo de uva foi erroneamente anunciado por muitos anos no frasco original, então seus produtores resolveram chamá-la assim, com muito bom humor. Mais vinhos bizarros da França são o Vin de La Merde ("vinho de merda"), Elephant on a Tight Rope ("elefante em corda bamba") e Frog"s Piss ("xixi de sapo").

4 - Origem

16

As teorias da origem do vinho são muitas, e precisar a data e forma como nossa bebida preferida surgiu é uma tarefa difícil para os pesquisadores. Acredita-se que a história do vinho se inicia na pré história. Estudos apontam que as primeiras videiras foram encontradas na Ásia Ocidental e na Europa. Em ambas regiões foram encontradas em cavernas folhas de videiras e sementes de uva.

Os homens das cavernas juntavam grandes quantidades de uva e as amassavam em pedras com forma de poças onde acontecia a fermentação e, após um tempo, a bebida era consumida. Os arqueólogos consideram o acúmulo de sementes da uva como evidência da produção de vinhos.

5 - Vinho do Diabo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Antes que os engarrafadores Champagne aperfeiçoassem o uso da cortiça (material com o qual se faz as rolhas), a bebida era chamada de "vinho do diabo", porque os frascos eram propensos a quebrar se empurrados, ou até mesmo a explodir, sem aviso prévio, se o gás fosse acumulado em uma garrafa com defeito.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+