Curiosidades

5 grandes cidades que podem ser destruĂ­das

0

Já sabemos que o nosso planeta está em estado de alerta. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e que podem acabar com a nossa casa. E se não começarmos a agir o quanto anos, o fim será inevitável. Se daqui a algum tempo, recebermos a notícia de alguma grande cidade está sendo devastada, pela quarta inundação em 20 anos, ou que uma cidade aos pés de um vulcão foi enterrada sob a lava, não será bem uma surpresa. Em alguns casos, a destruição está acontecendo de forma lenta e silenciosa, por isso, muita gente não tem dado a devida atenção ao problema. O que pode acabar completamente com grandes cidades.

Isso mesmo, não importa o quão rica ou desenvolvida é uma cidade, algumas coisas estão além disso. A mãe natureza está apenas cobrando o estrago, que estamos causando ao planeta. Então, antes que seja tarde demais, é melhor começar a pensar em alternativas para impedir o colapso. O fato é que algumas cidades estão em maior risco do que outras. Confira a seguir, 5 grandes cidades que podem ser destruídas.

1 – SĂŁo Francisco, Estados Unidos – Terremoto

Em 2001, antes do 11 de setembro, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências divulgou uma lista, com os três desastres mais prováveis de atingir os Estados Unidos, nos próximos anos. Um deles era um ataque terrorista em Nova York, o outro era um furação em Nova Orleans. E o terceiro seria um terremoto em São Francisco. Note que isso foi dito, antes de duas dessas coisas realmente acontecerem.

Dada a exatidão das duas previsões, os moradores de São Francisco vivem em alerta. E vamos ser sinceros, em algum momento, essa catástrofe acontecerá, a gente querendo ou não. O Serviço Geológico dos Estados Unidos já disse que as chances de um terremoto, de pelos menos 6,7 na escala Richter, atingir a cidade de São Francisco nos próximos 30 anos são de 99%. Ou seja, o desastre é inevitável, e não há nada que possamos fazer a respeito. E isso já aconteceu antes, em 1906 e 1989, e nos deu uma prévia do que está por vir.

2 – Veneza, Itália – Inundação

Quando pensamos em Veneza, pensamos em uma cidade cheia de água nas ruas, e que as pessoas circulam em canoas, porém, onde tudo é muito romântico. Não está errado, mas provavelmente você nunca se perguntou o porquê das águas nas ruas. E pode até pensar que isso foi feito de propósito, apenas para atrair turista. Mas na verdade não é isso, a realidade é que a cidade está afundando no Mar Mediterrânea, em um ritmo assustador.

O fato é que Veneza foi praticamente construída toda em cima de um corpo de água e não é exatamente a cidade mais bem planejada do mundo. No século XII, quando Veneza passou por uma explosão populacional, a cidade consumiu quase toda a terra restante. Na época, os governantes decidiram expandir a cidade em cima da lama, com tábuas de madeira, o que não era, nem de longe, uma boa ideia. Sem nenhuma surpresa, a cosia toda foi deslizando lentamente, para o oceano desde então.

O Acqua Alta é o nome que os moradores locais dão às enchentes regulares que acontece na cidade. Em 1900, o Acqua Alta acontecia 10 vezes por ano, enquanto hoje em dia isso acontece quase 100 vezes por ano. Por esse motivo, a cidade afundou 20 centímetros nesse período. E agora com o aquecimento global, e o aumento do nível do mar, o futuro parece incerto. Os cientistas afirmam que, com essa ameaça combinada, significa que os venezianos precisarão evoluir brânquias, até 2100.

3 – Seattle, Estados Unidos – Terremoto

Sim, um terremoto pode devastar a cidade de Seattle. Enquanto isso, as pessoas não estão esperando o chão começar a tremer. Mas talvez devessem, porque esse poderia ser um dos piores terremotos da história. E isso poderia atingir, em menor escala, também as cidades de Portland e Vancouver.

Em 2001, um grande terremoto atingiu o estado de Washington, e mesmo que nenhuma morte tenha sido registrada, a natureza estava apenas começando. Cientistas apontam que, nos próximo 50 anos, há uma chance de 80% de que uma falha maciça, na costa do noroeste do Pacífico, possa se romper e desencadear o que eles chamaram de “mega terremoto”. E essa falha poderia produzir um terremoto de 9 pontos, na Escala Richter, tão poderoso quanto o que devastou o Japão.

4 – Goma, República Democrática do Congo – Erupção do Vulcão

Com uma população de cerca de 500 mil habitantes, Goma é uma das principais cidades da República Democrática do Congo. Para se ter uma ideia, ela é aproximadamente do tamanho da cidade do Kansas, nos Estados Unidos. Porém, Kansas não fica ao lado de um vulcão ativo.

Na verdade, o vulcão fica a 18 quilômetros de distância. Porém, como a lava só pode fluir em uma das duas direções, a chance de ela atingir a cidade é de 50%. Ou seja, toda vez que o vulcão começa a soprar fumaça, o destino da população africana é reduzido a um movimento de moeda. A última vez que isso aconteceu foi em 2002, e Goma não teve muita sorte, pois um quinto da cidade ficou abaixo da lava. Então, mesmo que os moradores da região desenvolvam uma resistência à lava, eles estão sempre à espreita de outro desastre, que pode destruir a cidade inteira.

5 – Dhaka, Bangladesh – Quase tudo

Dhaka, capital de Bangladesh, é a nona maior cidade do mundo, e uma das mais povoadas também. A cidade está basicamente em demolição lenta, há mais de 100 anos. Viver na cidade de Dhaka é uma prova de sobrevivência diária. Isso porque a cidade lida com monções anuais, que trazem inundações devastadoras. Sem contar com um ciclone (um tipo menor de furacão), praticamente todos os anos.

Mas isso não é tudo, os desastres continuam chegando. Em 1989, um tornado devastou a cidade, o que não foi uma surpresa. Isso porque a cidade é o lugar mais propenso a tornados do mundo. E não somente, terremotos são bastante comuns em Dhaka. E não para por aí, porque a ameaça de tsunami também é real. Basicamente, a cidade tem apenas duas estações: ciclones e inundações.

Boruto e Kawaki se preparam para a luta mais épica do mangá até agora

Artigo anterior

7 dicas infalĂ­veis para ter a felicidade perfeita

PrĂłximo artigo

Comentários

Comentários não permitido