5 maneiras infalíveis de vencer a insônia

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      15/09/14 às 20h19

Mais dia, menos dia, todo mundo acaba sendo atormentado pelo monstrengo da insônia. Aquela sensação de corpo cansado e de falta de sono, somada à angústia de permanecer horas acordado enquanto todo mundo dorme, é algo que sempre chega, especialmente quando se está com assuntos pendentes e preocupações na cabeça.

Mas, mesmo fazendo parte do cotidiano algumas noite mal-dormidas, é bom saber o que fazer nesses momentos para que a falta de sono não se torne mais um problema em sua vida. É por isso que preparamos essa matéria de hoje... até porque não queremos morrendo de sono por aí!

Confira, abaixo, 5 maneiras eficientes de vencer a insônia e ter noites relaxantes de sono:

1. 4 HORAS ANTES DE IR DORMIR: ENGANE O CÉREBRO

1

Parece conselho de vó, mas funciona: deixe os problemas para serem resolvidos e refletidos durante o dia. Nunca saia do trabalho com tarefas pendentes para evitar que a cabeça fique ocupada no período que você precisa ir para a cama.

Da mesma forma, com os problemas pessoais, que devem ser resolvidos antes de você colocar a cabeça no travesseiro. Essa é uma bela forma de fazer o cérebro acreditar que o trabalho está feito.

2. ATÉ 3 HORAS ANTES: POUCO EXERCÍCIO

2

Evite fazer exercícios físicos intensos nesse período. Isso porque a descarga de adrenalina pode e vai te atrapalhar a descansar. Assim, prefira aeróbicos, que vão cansar os músculos e deixar o corpo pedindo cama, como corrida, natação ou caminhada. Esse tipo de atividade física proporciona que o sono seja mais profundo e reparador.

3. ATÉ 2 HORAS ANTES: MUITO CARBOIDRATO

3

Nada de dormir com a barriga cheia, até porque isso prejudica a digestão e pode te deixar mais acordado. O ideal é que você faça sua última refeição o dia até duas horas antes de ir dormir e, claro, com alimentos leves. Carboidratos, por exemplo, estimulam a produção de serotonina, hormônio que dá satisfação e ajuda a preparar o organismo para o sono.

São também boas opções para o cardápio antes de ir para a cama o consumo de frutas, massas e saladas. Cuidado, no entanto, com as proteínas, como leite, carne e ovos; que dificultam a liberação do tal hormônio.

4. NA HORA DE DORMIR: BANHO MORNINHO

4

Nesse mesmo período da refeição, 2 horas antes do sono, é bom também aproveitar para relaxar com um banho relaxante. A água morna, de 15 a 20 minutos, pode ser um santo remédio contra a insônia.

Isso porque o calor relaxa os músculos. Além disso, na saída do banho, o resfriamento do corpo deixa qualquer um sonolento. Depois disso, um quarto escuro é a peça final do quebra-cabeça. Essa combinação é bastante eficiente para a liberação da melatonina, hormônio que induz ao sono e que é produzido somente no escuro.

5. DURANTE A MADRUGADA: SAIA DA CAMA

5

Nada de ficar se torturando e rolando de um lado para o outro na cama, de madrugada. Espere no máximo 30 minutos para pegar no sono. Se passar disso, deixe a cama e faça algo relaxante, como ver TV ou ler um livro.

Para que o processo de dormir não se torne desgastante, só volte para o quarto quando estiver realmente com sono. Até porque sua cama deve ser usada apenas para dormir. Se você se acostumar a ler ou a trabalhar sobre ela, seu cérebro pode fazer a associação entre seu colchão e o fato de você precisar ficar desperto.

Entendeu?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+