5 perguntas que ainda não foram respondidas sobre Jesus

POR A redação    EM Mistérios & Horror      14/08/15 às 17h10

O cristianismo é uma das religiões mais difundidas do planeta. Os cristãos em todo o mundo se reúnem para celebrar em diversas datas a vida e morte de Jesus Cristo ao longo do ano. Enquanto isso, os investigadores continuam a aprofundar os mistérios que cercam a figura mais famosa da humanidade.

Enquanto a maioria dos historiadores concorda que Jesus de fato existiu, as circunstâncias de sua vida e da morte - e as ocorrências sobrenaturais ligadas a elas - tornam difícil separar o fato da lenda.

A seguir, estão cinco perguntas sobre Jesus que, por enquanto, permanecem sem resposta.

1. Quando Jesus nasceu?

2

Embora a maioria dos cristãos celebrem o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, há um acordo quase universal que este não era o seu aniversário real. O ano de seu nascimento está em algum momento entre 2 a.C e 7 a.C, segundo os pesquisadores.

Em 2008, o astrônomo Dave Reneke argumentou que a Estrela de Belém (um evento celestial muito tempo associado com o nascimento de Jesus) pode ter sido Vênus e Júpiter se alinhando no céu. Usando modelos de computador, Reneke determinou este evento raro ocorreu em 17 de Junho do ano 2 a.C.

Outros pesquisadores afirmam que um alinhamento semelhante entre Saturno e Júpiter ocorreu em outubro de 7 a.C. Outros têm afirmado que Jesus nasceu na primavera, com base em histórias sobre pastores supervisionando seus rebanhos nos campos.

2. Jesus era casado?

3

Poucas questões despertam mais controvérsia do que a especulação sobre o estado civil de Jesus. Esse é um assunto abordado na famosa novela "O Código Da Vinci" (Doubleday, 2003), de Dan Brown. Alguns estudiosos bíblicos têm argumentado que Jesus pode ter sido casado com Maria Madalena, uma mulher frequentemente mencionada no Novo Testamento da Bíblia.

No Evangelho de Filipe (encontrado nos códices gnósticos de Nag Hammadi), estas palavras são claramente legíveis, apesar de falta de dados no manuscrito: "Haviam três que sempre andavam com o Senhor: Maria, sua mãe, e sua irmã e Madalena, aquela que foi chamada de sua companheira".

3. Será que Jesus andou sobre as águas?

4

Um dos milagres mais impressionantes atribuídos a Jesus afirma que ele andou sobre as águas do Mar da Galiléia (um lago de água doce na atual Israel). Uma pesquisa recente revelou que pode ser verdade. Durante uma onda de frio incomum, quando as temperaturas caíram para menos 4 graus Celsius, um caminho de gelo flutuante pode ter sido criado ao longo da costa ocidental do lago.

4. Quando Jesus morreu?

5

Várias fontes mencionam a crucificação de Jesus por Pôncio Pilatos, o governador romano na Judéia. Evangelhos cristãos dizem que os céus se escureceram por horas depois da crucificação, o que era um presságio de que tempos sombrios chegariam para a humanidade.

Usando a astronomia, historiadores usaram esta menção para identificar a data da morte de Cristo. Alguns pesquisadores ligam a crucificação a um eclipse solar total de quase dois minutos que ocorreu em 29 d.C, enquanto outros dizem que um segundo eclipse total, bloqueando o sol por mais de quatro minutos em 33 d.C, marcou a morte de Jesus.

5. Jesus foi sepultado no Sudário de Turim?

6

A autenticidade do Sudário de Turim - a mortalha de Jesus - foi questionada há séculos, e investigações científicas feitas nas últimas décadas têm apenas deixado o debate mais confuso. A Igreja Católica não tem uma posição oficial sobre o pano, apesar do fato de que a relíquia é visitada por milhares de fiéis todos os anos na Catedral de Turim.

 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+