Disney é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Seus estúdios são responsáveis por grandes títulos do cinema internacional, assim como as maiores franquias do meio. Mesmo com seu gigantesco acervo, grande parte do seu sucesso vem dos filmes de contos de fadas. São eles que praticamente começaram tudo, como Branca de Neve, Cinderela e A Bela e a Fera. Grandes princesas, príncipes e vilões que marcaram a infância de várias pessoas ao redor do mundo. Estes que, inclusive, ainda hoje são amados pelos fãs.

Desde a sua fundação, em 1923, a Walt Disney Company não parou de crescer. E o seu último sucesso foi o próprio serviço de streaming Disney +, que será lançado no Brasil no dia 17 de novembro.

Mesmo que o streaming da Disney não esteja disponível no Brasil, em outras partes do mundo ele já está ativo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele estreou em novembro de 2019.

O serviço de streaming está colocando versões atualizadas dos seus filmes clássicos. E a plataforma colocou um alerta de conteúdo preconceituoso em seis de seus filmes.

Os títulos que receberam esse alerta antes foram: A Dama e o Vagabundo, Peter Pan, Dumbo, Mogli, Aristogatas e A Cidadela Robinson.

Antes que os usuários possam assistir aos filmes eles vem o aviso que diz “esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora”. Além de exibir essa mensagem, o Disney + também  detalha quais as representações estão erradas em cada um desses clássicos.

Publicidade
continue a leitura

1 - Mogli

No caso do filme do menino que é criado na floresta o aviso é sobre o Rei Louie. O macaco cantor de jazz é retratado como sendo uma caricatura ofensiva de afroamericanos.

2 - Dumbo

Publicidade
continue a leitura

O filme do elefante que sabe voar é querido por muita gente até hoje. Mas o clássico também tem representações bastante preconceituosas. No longa, a população negra é representada de uma maneira estereotipada pelos corvos e pelo famoso personagem Jim Crow.

3 - A Dama e o Vagabundo e Aristogatas

Os dois filmes são centrados nos animais, mas isso não quer dizer que eles também não podem ter ofendido algumas pessoas. O problema deles é a representação asiática dos gatos siameses que são representados com dentes salientes e olhos puxados.

Publicidade
continue a leitura

4 - Peter Pan

A história do menino que não queria crescer encantou várias crianças e ainda faz crianças de hoje em dia sonharem com a Terra do Nunca. Ms o filme faz referências estereotipadas dos povos nativos dos Estados Unidos como sendo "peles vermelhas".

Alguns clássicos receberam esse aviso antes de sua transmissão. Contudo a plataforma de streaming resolveu vetar um de seus clássicos, "A Canção do Sul", de 1946.

O filme tem uma trama racista e a história ameniza e romantiza a escravidão. Nele, os personagens trariam uma ideia de que estavam felizes com as condições de trabalho em que estavam submetidos.

Publicado em: 20/10/20 15h39