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6 filmes clássicos que você não sabia que eram remakes

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O mundo do entretenimento, principalmente o cinema, gosta de repetir as chamadas “fórmulas de sucesso” de tempos em tempos. As adaptações e remakes são uma forma prática de cortar o tempo de produção e ter mais chances de ter lucro garantido. Basta você imaginar essa teoria: Provavelmente daqui 20 ou 30 anos a saga Harry Potter pode ser contada novamente para uma geração que não conheceu os filmes originais. Hollywood pensa nisso e a seguir você vai ver 6 filmes que são remakes e você provavelmente não sabia.

O Mágico de OZ (1939)

Provavelmente esse deve ser o filme que praticamente ninguém sabia que era um remake. O longa que foi ganhador de múltiplos prêmios cinematográficos e se tornou um clássico infantil da época é sim um remake de diversos filmes feitos sobre Oz desde 1910. As versões nem sempre seguiam o enredo principal do livro que inspirou os filmes e a versão de 1939 foi a mais popular pela utilização de som e cores.

Antes da versão de 1939, o livro teve as seguintes adaptações para o cinema:  The Wonderful Wizard of Oz (1910), Dorothy and the Scarecrow in Oz (1910) The Land of Oz: The Patchwork Girl of Oz (1914), The Magic Cloak of Oz (1914) His Majesty, the Scarecrow of Oz (1925).

Scarface (1983)

https://www.youtube.com/watch?v=a9LVwNum6rE

Scarface é um clássico dos dramas policiais dos anos 80. O que poucos sabem é que o filme é um remake do filme de 1932 de mesmo nome. A versão de 1932 foi dirigida por Howard Hawks, protagonizado por Paul Muni como Tony Camonte e Ann Dvorak como Cesca Camonte. O filme se passa na cidade de Chicago nos anos 20 onde um gângster mata um rival do seu chefe e rapidamente ganha destaque dentro da quadrilha. Ele espera o momento exato para assassinar seu chefe e se tornar o novo líder do bando, mas o fato de sua irmã, por quem ele sente uma paixão incestuosa, estar envolvida com seu homem de confiança o deixa totalmente abalado. A trama é bastante similar com a versão de 1983 onde Tony Montana se torna o rei do crime e possui uma paixão incestuosa por sua irmã (que tem um romance com seu homem de confiança).

Por um punhado de dólares (1964)

O filme iniciou a popularidade do gênero spaghetti western e faz parte da trilogia dos dólares (como é comumente conhecida). Os filmes seguintes foram Por uns dólares a mais e Três homens em conflito, também com a atuação de Clint Eastwood. Em ambos os filmes, o personagem de Eastwood não diz o seu nome, recebendo então apelidos de outros personagens, como Joe ou Blondie.

O “Pistoleiro sem Nome” de Eastwood pode ser definido como o arquétipo do cowboy dos filmes estadunidenses: bom de briga, independente e rápido no gatilho — mas com uma diferença em relação aos tradicionais “mocinhos” vividos por John Wayne,Alan Ladd e Randolph Scott, por exemplo. O personagem de Eastwood é cínico, luta “sujo” e possui uma moral ambígua, quase um anti-herói. Não se importa de sacar primeiro e atirar, buscando sempre vantagens (financeiras) para si próprio. Algumas vezes demonstra se importar com outras pessoas.

O filme é um remake de um filme de samurais chamado Yojimbo (1961). A história se passa em 1860 e se baseia na chegada de um ronin a uma cidade que sofre com a guerra entre duas gangues. Kuwabatake Sanjuro (Toshirō Mifune) se aproveita de sua perspicácia para levantar dinheiro e, ao mesmo tempo, livrar a cidade das gangues rivais, ora associando-se a um grupo, ora associando-se a outro, tirando proveito da situação e manipulando-os, devido ao despreparo estratégico dos dois grupos, que é demonstrado através de diversas cenas satíricas durante o filme. Como pode ver, é a mesma estratégia utilizada nos filmes com Eastwood.

O Homem Que Sabia Demais (1956)

O filme de 1956 é uma refilmagem de um filme homônimo do próprio Alfred Hitchcock, de 1934. Os dois filmes seguem um enredo similar. No de 1956, o enredo tem início quando um agente secreto conta ao médico americano Ben McKenna e sua esposa Jo, dois turistas de passagem pelo Marrocos, sobre um plano para assassinar um diplomata durante um concerto. Para impedir que a informação chegue à polícia, os conspiradores sequestram o filho do médico. Sem saber em quem confiar, o casal tem de lutar para recuperá-lo.

No filme anterior, de 1934, a história não muda muito. O casal inglês Bob e Jill Lawrence, juntamente com a filha Betty, estão passando as férias de inverno em Sankt-Moritz na Suíça, praticando esqui e tiro ao prato. Tudo corria bem até o momento em que Louis Bernard, um amigo deles, é atingido por um disparo enquanto dançava com Jill. Antes de morrer, Louis dá a Jill a chave de seu quarto e pede para ela pegar o pincel de barba e entregá-lo ao embaixador britânico ou a um homem chamado Gibson. Jill conta a Bob que vai até lá e encontra um bilhete com a data de 31 de março e o nome A.Hall.

O assassino de Louis percebe que Bob pegou a mensagem e, temendo que a sua trama seja revelada, com a ajuda de seu sinistro chefe Abbott e comparsas sequestram Betty para manter Bob calado. Gibson se encontra com Bob e lhe conta que tanto ele como Louis eram do Serviço Secreto e que o objetivo dos sequestradores é cometer um assassinato político emLondres e com isso iniciar uma guerra. Ele pede a Bob que conte a mensagem para descobrir a data e o local do crime. Bob e Jill não cedem e resolvem eles mesmos com a ajuda do atrapalhado “tio” Clive investigarem o paradeiro da filha, mesmo a custo das consequências temidas por Gibson.

Aniversário Macabro (1972)

No Brasil, “Aniversário Macabro” é considerado um filme escatológico e foi proibido de ser exibido. Outros 10 países também não exibiram a produção por sua extrema ligação com a vida real. Na história, duas adolescentes são torturadas por psicopatas que mais tarde pediriam abrigo na casa dos pais de uma delas.

O que quase ninguém sabe é que esse filme é um remake de um filme suíço de 1960 chamado “A Virgem da Primavera”. No enredo é contado a história de um pai que busca vingança pelo estupro e assassinato de sua filha. A trama se passa numa espécie de Suíça medieval e  questionam a moral , justiça e crenças religiosas da sociedade.

Relíquia Macabra (1941)

Escrito e dirigido John Huston, o filme conta com Humphrey Bogart como o detetive particular Sam Spade, Mary Astor como sua cliente femme fatale, Sydney Greenstreet, em sua estreia, e Peter Lorre. O filme, que foi a estreia na direção de Huston, e foi indicado para três Oscars, conta a história de um detetive particular de San Francisco e suas ligações com três aventureiros inescrupulosos, que competem para obter uma estatueta de um falcão incrustada de joias. Esse filme se baseou no Relíquia Macabra de 1931 que foi refeito 10 anos depois pois havia uma cena no início que sugeria que os protagonistas estavam incentivando a infidelidade.

Bônus: A Fantástica Fabrica de Chocolates (1971)

 

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