Quem disse que para fazer uma viagem incrível é preciso sair do país? O Brasil possui uma imensidão de lugares maravilhosos pra se visitar, seja ilha ou praia, e caso esteja planejando em conhecer algo diferente, talvez a melhor opção seja procurar por algum alugar aqui mesmo. Temos um país rico em fauna e flora. Sem contar que possuímos destinos encantadores que são abertos ao público e grandes pontos turísticos.

Por outro lado, também temos grandes reservas naturais e que podem ser lugares proibidos. Locais cheios de vida e mistério em que o vislumbre é permitido para poucos. Foi pensando por este lado, que nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos 7 lugares isolados no Brasil que você não conhece, e nem vai conhecer! Ficou curioso pra saber o que esses lugares guardam de tão importante? Confere aí!

1 - Ilha da Queimada Grande

Já ouviu falar nessa ilha? Bom, talvez você a conheça por seu outro nome: Ilha das Cobras. Fica localizada na costa brasileira, há alguns quilômetros de distância de São Paulo. O que faz da ilha um lugar tão incrível, e totalmente proibido, é que ela é casa de milhares de cobras da espécie jararaca-ilhoa, cuja mordida pode levar uma pessoa à morte em questão de poucas horas.

A ilha e literalmente infestada por essas cobras mortais. Apenas a título de curiosidade, ganhou o nome de "Ilha da Queimada" pois seus antigos moradores ateavam fogo na vegetação para espantar as cobras. Atualmente, apenas pesquisadores tem autorização para ir até lá.

2 - Ilha de Alcatrazes

Publicidade
continue a leitura

Talvez este seja o único item da lista em que a visitação do publico é permitida. Também localizada por perto de São Paulo, Alcatrazes parece ser um verdadeiro mundo perdido, isolada no tempo e espaço, perdida em meio a paisagens incrivelmente belas, sendo também a casa de animais exóticos que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

Para que você tenha uma ideia, alguns pesquisadores chamam o local de "Galápagos do Brasil". Sua riqueza é incontestável. Desde o ano de 1980, a Marinha Brasileira utiliza as terras das ilhas para praticar tiros efetuados através de seus navios de guerra. Já no ano de 1989, alguns ativistas reivindicaram a importância da ilha, propondo a criação do "Parque Nacional Marinho de Alcatrazes".

3 - Atol das Rocas

Desde o ano de 1979 o Atol das Rocas foi declarado como uma reserva biológica. Antes disso acontecer, constantemente era alvo de pesca predatória de peixes nativos do local, e também de lagostas. Depois que o local foi decretado como reserva, a pesca é extremamente proibida.

Sua fauna é riquíssima, sendo composta por centenas de espécies de caranguejos, lagostas, polvos, peixes, tartarugas, dentre tantos outros. O lugar também é onde os tubarões lixa e limão se reproduzem, espécies bastante raras.

Publicidade
continue a leitura

Está localizado há cerca de 267 quilômetros de distância da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, sendo tombado pela UNESCO como um dos Patrimônios Naturais da humanidade. É um verdadeiro paraíso!

4 - Ilha da Trindade e Martim Vaz

Localizada há cerca de 1.167 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, A Ilha da Trindade é atualmente supervisionada pela Marinha Brasileira. Sua natureza é inigualável. Tartarugas marinhas encontram ali um bom refúgio para serem preservadas. Algumas espécies endêmicas de plantas também sobrevivem no lugar, sendo que poucas pessoas podem ir até lá.

É formada ainda por 12 praias, sendo que a maioria é composta de corais e pedras. Este é  também é um dos territórios brasileiros considerados como mais distantes e de difícil acesso.

5 - Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Publicidade
continue a leitura

Estão localizadas a cerca de mil quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte. Este arquipélago é formado por um conjunto de ilhas rochosas, sendo que suas baixas altitudes e dimensões muito pequenas, fizeram do local um risco para os navegadores. Se transforma um risco ainda maior pois não são muito fáceis de serem identificadas a olho nu. Alguns naufrágios aconteceram nas proximidades, seja por culpa da adversidade de seu clima ou mesmo da luz que ilumina as redondezas.

Grandes nomes da navegação mundial passaram por ali, a exemplo de Charles Darwin, enquanto viajava pelo mundo em 1832. Existe uma estação científica no arquipélago e passou a vigorar no ano de 1998. Poucos humanos passam pelas ilhas, fazendo com que elas sejam a moradia de diversas aves, tubarões-baleia, caranguejos, dentre tantos outros incríveis animais.

6 - Base de Alcântara

Aqui não estamos falando de nenhuma ilha ou lugar de preservação ambiental. A Base de Alcântara, localizada no Maranhão, talvez seja um dos lugares mais místicos de nosso país, e visitações também são proibidas. É lá que se encontra o Centro de Lançamento de Alcântara, denominada segunda base da Força Aérea do país para lançamento de foguetes. É um lugar bastante visado principalmente por interesses internacionais. Os planos são de que no futuro, possa realizar variadas funções, inclusive o lançamento de satélites, o que aumentaria ainda mais seu interesse econômico e político.

E então pessoal, o que acharam? Já tinham ouvido falar em algum destes lugares? Conhecem algum outro lugar proibido em nosso país, que não foi mencionado? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Publicado em: 15/09/17 13h45