icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 motivos que levam pessoas a se tornarem veganas

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 03/02/20 às 17h36

capa do post 6 motivos que levam pessoas a se tornarem veganas

O vegetarianismo já é uma termo bem popular há algum tempo, e uma tendência crescente. Mas uma vertente mais restritiva vem chamando a atenção e ganhando cada vez mais adeptos: o veganismo. Enquanto o vegetarianismo se abstém apenas de consumir carne, peixe e aves, o veganismo é mais abrangente e exclui o consumo de qualquer produto de origem animal. Ou seja, pessoas veganas não consomem nada que tenha qualquer vestígio animal, seja na alimentação ou em outros produtos. Tais como artigos para higiene, limpeza, vestuário, remédios etc.

Dada a atuação situação ambiental do planeta, com questões envolvendo mudanças climáticas, aquecimento global entre outros, o veganismo tem estado cada vez mais em voga. Muito disso devido as preocupações com o impacto da criação de gado no efeito estufa e também na saúde. Principalmente, depois que vários estudos já mostraram que a carne processada pode aumentar o risco de câncer. Mas no geral, existem diversas razões para as pessoas optarem pelo veganismo. Confira a seguir, 6 motivos que levam pessoas a se tornarem veganas.

1 - Saúde

Não é novidade para ninguém que uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes é bom, tanto para o corpo, quanto para a mente. Inclusive, existem diversas evidências científicas que comprovem isso. Pesquisas também já mostraram que veganos e vegetarianos têm melhor saúde no geral, em comparação àqueles que consomem carne. Muitos médicos até recomendam dietas vegetarianas e veganas para pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, diabetes. Então, é uma ótima opção para ter uma saúde melhor.

2 - Preocupações com o consumo de carne

Alguns estudos já relacionaram o consumo excessivo de carne vermelha, ao aumento do risco de ataque cardíaco, derrame e câncer. E mesmo que alguns desses estudos tenham passado por revisão e as evidências tenham sido consideradas relativamente fracas, algumas pessoas preferem evitar comer carne. Até porque algumas pessoas não reagem bem à proteína animal.

3 - Preocupação com o bem-estar animal

Essa é com certeza uma das principais razões para as pessoas pararem de consumir produtos de origem animal. Muitas pessoas veganas afirmam que todo animal tem o direito à vida, até mesmo os que tradicionalmente fazem parte da dieta humana, há milhares de anos. Sem contar que as práticas de criação de animais em grande escala, são realmente cruéis, principalmente na avicultura e pecuária. Grande parte dessas pessoas, optam por dietas à base de plantas, justamente por não concordarem com essas práticas e terem uma relação muito forte com os animais.

4 - Preocupação com o meio ambiente

Como todos sabem, a criação de animais é um dos principais fatores, que levam ao efeito estufa. Então, as preocupações ambientais também fazem parte da lista de motivos, para uma pessoa deixar de consumir carne. Existem diversas evidências que comprovam o impacto negativo da criação de animais para o meio ambiente.

5 - A carne não é essencial para a nutrição

Além dos motivos listados acima, os veganos e vegetarianos apontam que o consumo de produtos animais não é essencial para uma boa saúde e nutrição. Isso porque é bem possível preencher todas as necessidades diárias de nutrientes com uma dieta vegana ou vegetariana sem problema.

6 - Preferência pessoal

E por último, além de todos esses motivos, se tornar vegano ou vegetariano também pode ser uma escolha de gosto pessoal. Algumas pessoas simplesmente preferem uma dieta à base de plantas, apenas por não gostarem de proteína animal. Em outros casos, pode haver uma sensibilidade à produtos de origem animal, como intolerância à lactose, por exemplo.

Enfim, o que você acha disso? Se tornaria uma pessoa vegana? Conta para a gente nos comentários e compartilhe também com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest