Ciência e Tecnologia

6 recursos superestimados que você não precisa ter no seu celular

0

Com tantas opções no mercado, escolher os melhores recursos de celular pode ser um desafio.

Durante a pesquisa, é normal encontrar especificações extravagantes, como 12 GB de memória RAM, câmeras com resolução de 108 megapixels (MP) ou mais e telas com taxa de atualização superior a 144 Hz.

No entanto, embora esses atributos sejam interessantes, nem todos são realmente essenciais para as necessidades do usuário médio.

Por isso, separamos alguns dos recursos de celular dispensáveis que podem não fazer diferença no seu dia a dia:

6 recursos de celular dispensáveis

1. Gravação de vídeo em 8K

Celulares premium geralmente apresentam câmeras poderosas e capacidade de gravar vídeos em 1080p (Full HD) e até mesmo em resolução 4K. A qualidade é perceptível tanto nas telas dos dispositivos quanto em monitores e TVs de LCD e LED.

No entanto, a chegada da resolução 8K para gravação de vídeos parece ter pouco sentido. Afinal, a diferença entre um vídeo em 4K e um em 8K pode ser praticamente imperceptível.

A resolução 8K pode ser mais útil em contextos como jogos profissionais, por exemplo, além de atividades como cinema, por exemplo. No entanto, para usuários comuns, a capacidade de gravar em 8K é um recurso superestimado.

Via Pexels

2. Câmera de 108 MP ou mais

Embora seja comum a gente buscar câmeras com muitos megapixels, o número apenas indica que a foto é composta por mais quadradinhos de cor.

Isso possibilita recortar a imagem em áreas específicas e manter a definição e os detalhes da captura. Contudo, não deve ser o único aspecto a se analisar, visto que tipo de estabilização também interfere na foto perfeita.

E assim como a gravação em 8K, câmeras com 108 MP ou mais não garantem que as fotos capturadas serão de altíssima qualidade.

Além disso, mesmo que opte por câmeras com 108 MP ou mais, parte das redes sociais e aplicativos de mensagens tendem a compactar as imagens antes de enviá-las.

3. Display QHD

A resolução de uma tela é determinada pela quantidade de pixels que compõem a imagem. Por exemplo, uma imagem em HD possui 720 por 1.280 pixels, enquanto uma imagem Full HD tem 1.080 por 1.920 pixels.

Já em displays Quad HD (QHD), a resolução total é de 1.440 por 2.560 pixels. Embora esse valor seja significativo para a qualidade da tela, existe uma desvantagem em relação ao aumento no consumo de energia, podendo chegar a até 10% quando comparado às telas Full HD.

Outra consideração importante é a densidade de pixels por polegada (ppi), que leva em conta tanto a resolução quanto o tamanho da tela. Geralmente, valores acima de 300 ppi já proporcionam imagens bem definidas. Portanto, não há justificativa para investir em smartphones mais caros com resolução QHD ou superior.

4. Atualização 144 Hz ou mais

A taxa de atualização de um display é a frequência com que cada pixel é atualizado durante um segundo. Por exemplo, um display com uma taxa de atualização de 60 Hz atualiza os pixels 60 vezes por segundo.

Essa taxa é geralmente suficiente para atividades cotidianas, como navegar na Internet ou jogar jogos simples, e era o padrão da indústria até 2019.

Com a popularização de displays com taxas de atualização mais altas, como 90 Hz e 120 Hz, os usuários que jogam acabaram se beneficiando mais.

Entretanto, na prática, taxas de atualização superiores, como 144 Hz, podem ser excessivas, já que é praticamente impossível distinguir visualmente uma tela com 120 Hz de uma com 144 Hz.

5. 12 GB de RAM

Enquanto isso, a memória RAM desempenha um papel crucial na leitura de arquivos e aplicativos em um dispositivo. Quanto maior o tamanho do arquivo ou do aplicativo, mais dados serão armazenados e utilizados.

Além disso, a quantidade de RAM disponível determina quantos aplicativos podem ser executados simultaneamente sem que o sistema, que também requer essa memória, enfrente travamentos.

Portanto, para um usuário médio que realiza atividades como navegar na Internet, ouvir música, assistir a filmes, acessar redes sociais e jogar jogos leves, 6 GB de RAM geralmente são suficientes.

No máximo, para aqueles que buscam um desempenho excepcional em jogos exigentes, como Genshin Impact e Asphalt 9: Legends, é recomendável optar por smartphones com 8 GB de RAM para evitar travamentos.

Via Pexels

6. Carregamento sem fio

Por fim, um dos recursos de celular mais dispensáveis é a tecnologia de carregamento sem fio.

Essa prática frequentemente requer bases fixas que devem ser conectadas a uma tomada. Este processo pode ser ineficiente e gerar calor.

Por exemplo, enquanto um Galaxy S24 pode recarregar até 65% da bateria em 30 minutos com carregadores com fio, esse tempo pode aumentar consideravelmente sem ter um fio.

Além disso, existe a questão do custo. As bases de carregamento sem fio não substituem completamente os carregadores convencionais e ainda dependem do uso do carregador de parede.

Portanto, esse diferencial não é interessante para a maioria das pessoas, e ter um carregamento via cabo é suficiente.

 

Fonte: Techtudo

Imagens: Pexels, Pexels

Fêmeas poderosas de primatas são mais comuns do que se imaginava

Artigo anterior

Celular pegando fogo: 6 cuidados no verão para você não ter que jogá-lo na água

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido