No Brasil, muita gente ainda acha que visitar uma praia ou colônia de nudismo é o mesmo que ir atrás de um local que oferece sacanagem e outras atividades sexuais. Apesar disso, quem é adepto da prática, sabe que as coisas são bem diferentes disso, e existem muitas normas.

Ao contrário da imagem negativa, mesmo que as pessoas estejam todas sem roupas no local, precisam respeitar algumas regras de comportamento. A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) tem um código de ética que determina um padrão de costumes para todas as praias afiliadas, atualmente oito no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Paraíba. Além das praias oficiais, existe atividade naturista reconhecida em outras 19 organizações por todo o Brasil.

Conheça aqui algumas das normas que regem o comportamento dos nudistas e turistas que visitam as praias.

1 - Você não precisa estar pelado

1

Dependendo da região da praia nudista em que você estiver, você não é obrigado a ficar nu. Mesmo em locais em que a lei determina que toda a extensão da praia seja de nudismo, é comum criar regras que exigem a nudez somente numa faixa da areia. A restrição evita que constrangimentos sejam causados para naturistas e visitantes.

Publicidade
continue a leitura

2 - Ou você precisa que estar pelado

2

Pode parecer contraditório, mas caso você visite as praias e esteja em locais ou horários exclusivos à prática do nudismo, pode precisar seguir as regras. Nessas situações, permite-se que as mulheres cubram as partes de baixo caso estejam em período menstrual.

3 - Você não pode se exibir sexualmente

3

De acordo com o padrão do comportamento naturalista, visitantes não podem vestir roupas sexy ou reveladoras, como lingeries, por exemplo. A ideia é que a praia de nudismo quer romper com padrões de sexualidade e costume comuns da sociedade com a intenção de relaxar e se conectar com a natureza. No local, a intenção não é de hábitos sexuais, e por isso atitudes provocadoras são proibidas. Além das roupas provocantes, reações como ereções, mesmo que involuntárias, devem ser escondidas.

Publicidade
continue a leitura

4 - É proibido fazer sexo

4

Talvez seja óbvio para muita gente, mas é importante lembrar. Mesmo que todas as pessoas no ambiente estejam nuas, estão todos num lugar público e, muitas vezes, com famílias ao redor. Por mais que role um clima entre você e uma outra pessoa depois de uma troca de conversa ou entre um drink e outro, todo comportamento sexual deve ser guardado para momentos de intimidade e privacidade, da mesma forma que deveria acontecer numa outra praia qualquer.

5 - Tenha atenção antes de tirar fotos

5

É permitido fotografar e fazer vídeos durante a presença nas praias, desde que outros visitantes não apareçam nas imagens sem autorização prévia. Um pouco de gentileza também exige que cada fotógrafo tenha atenção, para evitar constrangimentos. Mesmo que esteja tirando uma foto de si mesmo ou do grupo em sua companhia, é preciso prestar atenção no ângulo da foto, para proteger a identidade dos outros ao máximo.

Publicidade
continue a leitura

6 - Carregue sempre uma toalha por todos os lados

6

Nas praias nudistas é proibido utilizar qualquer assento de uso comum sem proteção higiênica. Com tantas pessoas andando nuas por aí, é fundamental que cada um proteja sofás e cadeiras antes de se sentar. Além disso, as toalhas servem para proteger acidentes inesperados ou sentar na areia, por exemplo. A toalha pode acompanhar também uma canga, considerada o traje oficial de todo naturista.

Então é isso. Se você tinha uma má impressão dos locais, agora sabe que eles não são feitos de bagunça, mas muito pelo contrário, possuem regras e normas de respeito que todos devem seguir.

Publicado em: 05/01/17 15h40