icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


666, 777 ou 616? Afinal, qual desses é o número da besta?

POR Lucas Curado EM Entretenimento 27/11/17 às 18h23

capa do post 666, 777 ou 616? Afinal, qual desses é o número da besta?

A maior parte das pessoas acreditam que 666 é o número da besta. Outras preferem a versão alternativa desse número: o 616. Ainda existem outras que creem que o número da criatura apocalíptica é 777. Contudo, outros creem que este é o número de Deus pelo significado de 7 dentro da bíblia. Qual é a versão correta? Por um lado o que está na bíblia não deve ser contestado ou modificado (como a mesma diz), mas a descoberta de um antigo papiro grego confundiu a cabeça de muitas pessoas. Será que o número que nós mortais sempre acreditamos representar o mal estaria errado?

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria sobre números e esoterismo. Um pequeno passeio há alguns milênios atrás onde Roma era a "capital do mundo" e todos os caminhos levavam a mesma. Nesse tempo muitos cristãos foram exterminados e perseguidos por vaidosos imperadores que acreditavam que eles eram os deuses dessa época.  O que será que significava os números 666, 777 e 616. Qual desses é o número da besta?

Porque o 666?

Se seu nome for Anna, seu número seria 102. Porque? Bom, antigamente era comum utilizar números para disfarçar nomes. Nos alfabetos gregos e hebraicos, cada letra possuí um número correspondente. Por exemplo, 1 é A e N é 50, logo A + N + N +A = 102. Curioso, não?

Pesquisadores acreditam do assunto acreditam que o número 666 era a representação de um dos maiores perseguidores de cristãos. Responsável pelo grande incêndio de Roma, O Imperador Nero possui o nome cuja soma dos números equivale a 666.

É dito que quando João escreveu o Livro das revelações no século I, ele não só buscava alertar o mundo sobre eventos que ainda estariam por vir, mas também sobre os perigos da idolatria ao imperador. Era muito comum que imperadores fossem considerados deuses e Nero não era diferente.

Na bíblia diz: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis". Apocalipse 13:18

A própria Besta do apocalipse seria um alerta sobre essa idolatria ao imperadores romanos da época. Eram sete imperadores, assim como as sete cabeças da besta.Seria esse um dos significados da Besta e seu número?

Em 18 de julho de 64, Nero incendeia Roma. Segundo alguns historiadores, o incêndio foi uma tentativa do imperador de incriminar e perseguir os cristãos. Por que? Pelo fato dos mesmos não aceitarem serem devotos a sua figura "divina".

Porque o 616?

Existe uma outra teoria. O verdadeiro número da temida besta do apocalipse seria 616. Foi encontrado uma versão mais antiga do famoso trecho do livro das revelações e nessa versão o número da besta seria 616.

Essa variação das escrituras já era conhecida por cristãos naquela época, inclusive existe registros do Santo Irineu de Lião discutindo a veracidade da mesma. Em outras palavras, esse Santo que no século II era um bispo, dizia que essas escrituras não passavam de um erro cometido por um grupo de escribas.

O que acontece aqui é que esse papiro encontrado, que leva esse trecho, é considerado uma dos manuscritos gregos mais antigos. Ele indica um outro nome que também faria bastante sentindo. Da mesma forma que 666 para os romanos significaria Nero, nessas escrituras 616 ocultariam o nome de Júlio César.

Nero queimou uma cidade inteira aos 17 anos de idade só para incriminar os cristãos. O que César fez? Bom, o que se interpreta é que 616 é uma forma de dizer que César matou Jesus Cristo.

666 ou 616?

Qual número seria então o número da besta? 666 ou 616? Talvez fosse 777, mas alguns dizem que esse seria o número de Deus, pois 7 é o número da perfeição. A questão é como decidir qual seria o correto. Em ambos os casos, o número traz o significado do mal e da corrupção do homem pela besta.

Oficialmente o número da infame besta do apocalipse é 666, e apesar de um papiro mais antigo ter sido achado, ainda sim um bispo argumentou que não passava de um erro cometido por um escriba. Tanto Júlio César como Nero foram adorados como deuses na Roma Antiga, e tanto 616 como 666 são um alerta para não idolatrarem falsos ídolos. Como está dito na Bíblia:

"E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta." Apocalipse 13:15. Porém, oficialmente o número é 666, como discutir com isso?

E aí, o que você achou? Qual você acha que é o verdadeiro número da besta? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima.


Próxima Matéria
Via   terra     seuhistory     bibliaonline     historiadomundo     bbc  
Imagens emaze
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest